Feliz Páscoa 2008

by Pat Feldman on 13/03/2008 · 1 comment

in Datas Comemorativas, MAIS..., Páscoa

Nesses últimos dias andei quebrando a cabeça para achar alguma coisa bem legal para escrever aqui no site sobre esta data tão festiva. Ano passado, NESTE ARTIGO, eu já escrevi sobre o significado da Páscoa, mas este ano eu decidi falar um pouco mais sobre o que mais interessa às crianças de hoje: os ovos de Páscoa!!

Meu filho ainda não entrou na cultura dos ovos de chocolate e, sinceramente, do jeito que andam os chocolates comerciais hoje em dia, eu nem faço muita questão… Nos anos anteriores, ele não entendeu nada, mas ficou feliz da vida com os coelhos de pelúcia que ganhou e os almoços com a família toda. Se divertiu de verdade!!

 

Eu poderia falar aqui de alguma marca de chocolate que gostasse mais, da embalagem mais bonita ou mais criativa, mas eu queria algo mais. Não queria simplesmente sugerir a você esse ou aquele ovo, e deixar seu filho esperando, passivamente, o domingo de Páscoa para ganhá-lo, assim, sem mais nem menos…

Até porque chocolate hoje em dia está longe deser um ingrediente saudável! O que menos tem no chocolates hoje é cacau – que é um ingrediente estimulante, mas muito saudável. Os chocolates comerciais hoje me dia são carregadíssimos em açúcar, um verdadeiro exagero. Além do açúcar em excesso, “de brinde”vem também montes de aromatizantes e flavorizantes químicos, imitações de sabores naturais, imitações e mais imitações… Vem lecitina de soja, e sobre soja eu já falei bastante aqui e acolá.

Sobre o açúcar já existem estudos e mais estudos comprovando o quanto ele é prejudicial à saúde, o quanto favorece distúrbios como hiperatividade e déficite de atenção. Açúcar é um veneno. Um doce que tem o poder de deixar a vida amarga…

Eis que de repente me lembrei das Páscoas da infância, a maioria passadas na casa da minha avó em Santa Catarina. Quer um presente especial? Uma embalagem caprichada? Isso é com ela mesmo!! Capricho e perfeição nos mínimos detalhes!

A minha avó encomendava tudo de mais lindo que se pode encontrar no mercado artesanal. Tudo com muito capricho, impecável e gostoso! Cheio de açúcar, é bem verdade!!

E é justamente sobre os presentes de Páscoa da minha avó que eu quero falar este ano! Presentes que você e seus filhos podem preparar juntos, no fim de semana anterior, com muita diversão e criatividade! A idéia é fazer pais e filhos prepararem juntos a festa de Páscoa e com certeza pintura é uma atividade muito animada e lúdica.

O recheio dos ovos pode variar, mas é claro que quanto mais saudável, melhor!!

Para aquelas crianças que ainda não se acostumaram ou não fazem questão do chocolate (raridade, eu sei), uma sugestão é rechear cada ovo de Páscoa com castanhas, amêndoas ou amendoins torrados (eu ensino AQUI como prepará-los da forma mais saudável). Tenho certeza de ter visto no meio das minhas receitas uma versão doce. Meu marido acha que a salgada é deliciosa o suficiente (e eu concordo), mas a verdade é que, culturalmente, a Páscoa tornou-se associada a doces. Neste caso você poderia usar, por exemplo, frutas secas miúdas, como uvas passas, que fazem um ingrediente delicioso, e bastante doce!!

Outra opção, que inclui o chocolate mas não o exagero, é rechear os ovos de Páscoa pintados com gotas de chocolate ao leite, chocolate amargo, chocolate branco ou uma mistura dos três, que você encontra facilmente na maioria dos grandes supermercados. O chocolate neste caso aparece, mas não numa quantidade exagerada!!

Para muitos, Páscoa é sinônimo de chocolate, mas nesse caso (e em caso algum), não deveriam também ser sinônimo de exagero…

Então mãos à obra!!

Peguem os ovos, esvaziem, deixem a casca secar e usem toda a sua imaginação!! Comece a guardar as cascas desde já!! Uma boa receita aqui do site, com cara de Páscoa, e que leva muitos ovos, é o delicioso e já conhecido BOLO DE CACAU. Só no preparo deste bolo você já junta 7 cascas!!

Aliás, o bolo de cacau em si pode virar uma linda lembrança nesta Páscoa! Você pode assá-lo em forminhas de “muffin” ou assadeiras com formato de coelho, enfeitar com um coelhinhos ou outros motivos relacionados e depois embrulhar com celofane e uma fita bem bonita. Que tal?

A idéia da foto ao lado me parece bastante interessante: coco ralado, ligeiramente queimado (você coloca no forno baixo até escurecer ligeiramente) faz o papel do ninho. no lugar das balas, que tal algumas uvas de tamanhos e cores variados? Já repararam que uvas e ovos se parecem muito no formato?

Coco fresco ralado me parece ótimo também para fazer o papel do pêlo do coelhinho (e você pode colorir o coco com pigmentos naturais também para marcar partes diferentes do seu coelho!). Se é verdade mesmo que os coelhos têm olhos vermelhos, que tal uma cereja ou uma mini framboesa para o lugar deles – depende do tamanho do seu coelho.

bolo2.jpgFolhas de alecrim, acredite, combinam muito com chocolate e cacau e podem ajudar a enfeitar e colorir o seu boneco. (puxa, tanta foto linda que estou vendo, que vou com certeza tentar um bolo de coelho na próxima Páscoa, com direito a fotografia, prometo!)

Mais simples é fazer o bolo de cacau redondo, numa assadeira comum, cobri-lo com coco ralado aos montes (que delícia!) e enfeitar por cima com coelhinhos de pelúcia ou de plástico bem bonitos, que você compraaté em lojas de 1,99! (idéias e mais idéias! Vou ter que colocar em prática pelo menos uma delas!! Estou adorando!!)

As cascas de ovos pintas à mão também podem ser uma linda decoração para o bolo de cacau de páscoa. os ovos são colocados sobre o coco ralado, que sempre dará a impressão de ninho, palha, um bom apoio…

Olha que interessante esta imagem que ensina como cortar o seu bolo de cacau e montar o coelho perfeito:

Aí, só para compensar a minha falta de dons artísticos, eu resolvi buscar uma ajudinha na internet. A seguir alguns sites com instruções de como pintar os seus ovos de Páscoa:

Depois de finalmente termos os ovos prontos, vem a parte surpresa, que o papai e a mamãe podem preparar: encher os ovos de Páscoa pintados. Já falei sobre os recheios acima!

E que tal deixar a brincadeira ainda mais gostosa no domingo de Páscoa e escondê-los pela casa inteira para que as crianças possam procurar?!? Para mim essa foi sempre uma parte deliciosa da brincadeira! Eram vários ovos pela casa e no final uma linda cesta para guardá-los.

Se você é professora de crianças pequenas e de crianças não tão pequenas, que tal propor esta atividade para a próxima Páscoa??

 

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 1 comment }

Giovana March 16, 2008 at 12:02

Sempre visito seu cantinho, e hoje resolvi te escrever. Parabéns pela qualidade da escrita, pelo bom gosto das fotografias, pelas informações úteis, etc., etc., seu site é lindo!
Um abração!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: