ARTIGOS Aulas de Culinária

Pat Feldman e Crianças na Cozinha em Brasília!

Imagem: Wikipedia

Após muitos pedidos e convites, finalmente programamos uma visita minha a Brasília no mês de novembro, com direito a muitas atividades para pais, mães, crianças e quem mais se interessar. Optamos por realizar todas as atividades num final de semana, assim quem mora por perto também pode se animar e vir.

As atividades acontecerão nos dias 19 e 20 de novembro e está sendo organizada pelas meninas super simpáticas do site Baby Dicas. As atividades acontecerão no Centro de Desenvolvimento Infantil Kingdom Kids, no Lago Sul.

Maiores informações serão disponibilizadas através do e-mail contato@babydicas.com.br

A programação das nossas aulas:

No sábado, dia 19 de novembro começaremos a nossa primeira aula conversando sobre o que e como comprar em feiras, livres, supermercados e mercadinhos. O que há por trás dos rótulos, por que nem sempre o orgânico é o mais saudável e porque muitas vezes pagar mais é gastar menos. Essa aula serve para pais, mães e qualquer um que queira saber no que realmente vale a pena investir quando se trata de alimentação saudável.

A segunda aula de culinária infantil Crianças na Cozinha é para aqueles pais que acreditam que uma papinha industrializada, capaz de durar meses numa prateleira de farmácia (!!) ou supermercado, jamais será melhor do que a papinha da mamãe, feita em casa, com ingredientes frescos e selecionados. Nesta aula conversaremos detalhadamente sobre os incríveis benefícios e propriedades de cada um dos ingredientes da papinha do seu bebê e a melhor forma de prepará-la, para que seu filho nunca dê trabalho para comer.

Vamos também preparar algumas receitas de papinhas salgadas e papinhas de sobremesa, como uma sugestão para enriquecer o cardápio do seu bebê com opções deliciosas e extremamente nutritivas e totalmente caseiras.

Um “produto alimentício” desvitalizado, vendido em farmácias ou supermercados, que dura meses sem congelamento e nem ao menos refrigeração, jamais poderia ser comparado a um alimento caseiro, preparado com dezenas de ingredientes naturais e selecionados por você, pessoalmente.

Conforme os bebês vão crescendo e “acordando” para o mundo, sua alimentação também começa a mudar. Os primeiros dentinhos começam a aparecer, novos alimentos são introduzidos e o paladar e preferências pessoais começam a se formar.

Este é um momento fundamental para manter uma alimentação extremamente saudável e livre de industrializados e do excesso de açúcar, e os pais são os principais exemplos. A criança passa a ter curiosidade pelas formas, cores, cheiros e gostos à sua volta, o que torna ainda mais importante o cuidado de somente oferecer comida de verdade, e não “produtos alimentícios” repletos de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais e tóxicos.

A terceira aula de culinária infantil Crianças na Cozinha, propõe receitas com sabores e texturas mais complexos, porém sempre isentos de qualquer ingrediente industrializado. São alimentos para a família toda, mas que respeitam a fase de transição das papinhas pastosas para os pratos usuais da casa, afinal o seu filho já não é mais tão bebê assim! É a verdadeira educação do paladar, e é o verdadeiro cuidado com a saúde do seu filho e de toda a sua família, já que as receitas desta etapa servem para as refeições da família toda.

Nesta terceira aula nós também falaremos sobre a introdução de grãos na alimentação do seu filho. Os grãos e sementes devem ser introduzidos a partir de um aninho e é importante que se observem diversos cuidados quanto à procedência destes alimentos, sua forma de preparo, etc. São informações interessantíssimas e inovadoras. Você não vai querer perder!

“Estou até agora maravilhada com a aula-inspiração que assisti! E insisto na inspiração, pois minha comida hoje (um dia após ter assistido a aula) ficou sem dúvida a melhor comida que já fiz na vida. Além de ter sido um prazer conhecer a Pat pessoalmente, sua aula é na verdade um grande bate-papo aberto à troca de experiências.

Para aqueles que esperam uma super aula de gastronomia com pratos mirabolantes, talvez o curso da Pat deixe a desejar, porém, se o que você quer é comida saudável, gostosa e sem complicação, bem vindo ao time!

A Pat me ajudou a relembrar de coisas obvias, mas que muitas vezes são esquecidas por nós: o amor com o qual os alimentos DEVEM ser preparados, como as ervas e temperos podem dar cara nova a velhos conhecidos e a extrema importância do manuseio dos alimentos, desde sua escolha, até seu preparo. Tenho certeza que depois dessa aula, meu arroz nunca mais será o mesmo!”

Tatiane Araujo Bicudo Pereira

No dia 20 de novembro, domingo, teremos a quarta aula Crianças na Cozinha, dedicada às crianças mais velhas e que dão trabalho pra comer o que é saudável. Vamos falar também sobre opções caseiras e muito saudáveis para as lancheiras escolares.

Por volta dos 3 ou 4 anos, a criança realmente passa a conhecer aquilo que come. Identifica formas, cores e nomes de alimentos e é capaz de identificar seus ingredientes. Por conta de um paladar apurado ou graças à influência da mídia e dos amiguinhos, aprendem a recusar certos alimentos – muitas vezes extremamente necessários para uma alimentação realmente completa e saudável.

A primeira parte dessa aula de culinária infantil Crianças na Cozinha pretende mostrar como disfarçar certos ingredientes essenciais em receitas que a criançada curte. Vai ser impossível recusar uma gostosura tão grande, e de quebra as mamães e papais não “arrancarão os cabelos” tentando fazer o pequeno comer aquilo que não quer. Vai mostrar ainda que “esconder” ingredientes nem sempre é assim tão necessário e nem sempre é a melhor opção.

Apresentamos ainda nesta aula uma forma inovadora de encarar a recusa das criancas e uma forma inovadora de manter a alimentação dos pequenos extremamente nutritiva sem brigas ou discussões sobre o que comer ou não.
Na segunda parte da aula de domingo vamos dar muitas dicas e preparar algumas opções inovadoras para as lancheiras dos pequenos. A participação direta das crianças nessa aula poderá ser muito proveitosa, já que vamos ouvir dos maiores interessados o que eles mais gostam ou não gostam. Então, sintam-se à vontade para trazê-las!

Na terceira parte aula de culinária infantil Crianças na Cozinha, chega a vez das crianças colocarem a mão na massa. Aquelas que já conhecem e se deliciam com hamburguer, batatas fritas, ketchup, mostarda, maionese e picles vão se divertir muito com a idéia de aprender a preparar todas essas delícias em casa, da forma mais saudável possível e ainda mais saborosa de tudo aquilo que encontra nas lanchonetes. Comida saudável pode e DEVE ser saborosa!

“Gostaria de deixar registrado aqui que adorei te conhecer na sexta no curso para as crianças! Foi uma aula maravilhosa não só para a Mariana, mas para mim também que aprendi muito com as suas dicas.
Já no domingo a Mariana quis fazer o hambúrger, batatas e o ketchup, ah e o milk shake também. Ela adorou sua própria comida e o melhor está abrindo sua cabecinha para experiências novas e saudáveis.”


Débora Diana

Uma criança que se alimenta de forma saudável desde a mais tenra idade, está menos sujeita a problemas de saúde e comportamento. Uma criança que se alimenta de forma saudável, se tornará um adulto mais saudável e com menor chance de sofrer problemas como obesidade, diabetes, depressão, enxaqueca, etc. Uma criança e um adulto ou qualquer pessoa que se alimenta de forma saudável protege o meio ambiente, o planeta Terra.

Cuide da sua saúde, cuide da saúde do planeta Terra.

Alimente-se bem.

Livre sua mesa, sua geladeira e sua despensa dos alimentos industrializados e viva melhor.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

38 comentários

  1. Pat,
    Parabéns por esse grande e verdadeiro trabalho.
    Que você tenha muito sucesso!
    bjs!

  2. Pat,

    Considero seus ensinamentos na arte culinária de utilidade pública.
    Com certeza fará grande sucesso junto aos brasilienses.

    Grande abraço. Diva Brígida.

  3. Olá, sou nova aqui! Já linkei o blog no meu e visitarei sempre!
    Muito legal esse trabalho. Tenho sorte de ter um filho que gosta de comer bem. Somos aqui de Brasília mas não sei se poderemos participar das aulas, mas pelo que entendi são voltadas para crianças pequenininhas. O meu filho está com cinco anos! Ele adora ser meu ajudante na cozinha, mas como disse, ele come bem! Parabéns pelo blog!

    Beijos,
    Aninha

  4. Ah, quem me dera um curso desses aqui no interior do Ceará! rsrs… Nem orgânicos tem pra vender aqui na cidade onde moro, uma tristeza!

    Pat, será que vc poderia publicar algum artigo ensinando como se deve fazer a correta higienização de frutas e verduras? Ou, se já o tiver escrito, me mostrar o link (pois procurei no blog, mas não encontrei)?

    Desde já, obrigada!
    Poliana
    Poliana

  5. Estarei em Brasília com emu filhote entre os dias 19/12 a 03/01. Existe alguma aula prevista nesta época? Assim, ele e os priminhos que moram lá teriam um dia super interessante!!

  6. Pat,
    Adorei te conhecer neste curso. Aprendi muito com suas dicas de como ter uma melhor alimentação sem muito gasto. Suas aulas foram produtivas e principalmente divertidas para as crianças.
    Abraços e continue com esse lindo trabalho!!!

  7. Olá Pat.
    Vc tem previsão de ministrar outro curso em Brasília?
    Obrigada.

Comentários estão encerrado.