Aperitivos e entradas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Patê (levemente) Picante

Tenho usado o soro de iogurte mais do que nunca aqui em casa: uso nas mamadeiras do bebê para oferecer a ele probióticos, uso no molho do arroz, do feijão e outros grão que preparo ocasionalmente. Muita gente também encomenda soro de iogurte, assim pode se beneficiar do seu uso na pré-fermentação dos grãos que irão consumir.

Com tanto soro de iogurte sendo extraído, tem me sobrado uma quantidade generosa de cream cheese caseiro, que eu normalmente sirvo nos lanchinhos da noite, temperado apenas com azeite, sal, pimenta e algum restinho de erva fresca que eu tenha na geladeira. Hoje resolvi inovar um pouco e busquei temperinhos mais fortes, diferentes. O patê não ficou exatamente super picante, mas faz cócegas na língua e tem um sabor incrível! Recomendo!

Ingredientes:

1 xícara de cream cheese caseiro

1/4 de xícara de creme de leite fresco batido (nata)

1 colher de chá de curry em pó

1 colher de chá de páprica picante

1 colher de sopa de orégano desidratado (se usar o fresco, dobre a medida)

5 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem

sal à gosto

Modo de Preparo:

Junte o cream cheese caseiro e o creme de leite fresco batido e mexa bem com um garfo até que os doi ingredientes estejam completamente misturados.

Junte os demais ingredinetes e mexa mais com o garfo até obter uma mistura completamente homogênea.

Acerte o sal. Se quiser um sabor mais picante, acrescente um pouco mais de curry e/ou páprica ou pimenta do reino.

O patê pode ser armazenado em vidros tampados na geladeira por cerca de 4 dias.

Hoje eu servi o patê com o pão sueco que comprei na feirinha de orgânicos (deu preguiça de fazer…). Se você preferir preparar o seu pão sueco em casa, CLIQUE AQUI e confira a receita que a Angela me passou. Você também pode servir o patê com palitinhos de cenoura ou salsão bem geladinhos.

Use a criatividade!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. Pat,

    amei a receita.
    Eu também tenho litros (literalmente) de soro e cream cheese do kefir de leite. Infelizmente eu sou a maior devoradora de casa e os outros não conseguem me acompanhar.

    Queria muito mais idéias para variar a maneira de comê-los/bebê-los.

    Beijos e muito obrigada

    Flá Gontijo

    1. Fla, esse patê ficou realmente bem gostoso, e até eu que não sou uma fã incondicional do azedinho do cream cheese puro, estou amando!

  2. Fiz uma vez, um creme de kefir de leite, mais o menos uma xicara de cream chesse de kefir, sal e pimenta a gosto, umas gotas de limão, uma colher de sopa de azafrão da terra e depois coloca meia xicara de azeite de oliva, aos poquinhos e vai misturando com o garfo,do jeito que faz a maionese, fica com cara e consistencia de maionese, cremoso, aveludado e o melhor, muito saudável, sobre uma torradinha tudo de bom!

    Fica diferente e dá para comer no café da manhã com pão ou a noite com uma saladinha.

  3. Fiz o patê, só acrescentei uma pitada de molho de pimenta e unas gotas de azeite de dendê, que não mudou o sabor mais deixo uma cor linda!!

    Além de delicioso com o pão,acompanhei uma carne que tinha ficado muito ressecada, imagino que em uma salada de batatas, no lugar da maionese também deve ficar ótimo!

  4. Falando nisso, o óleo de coco acabou, e tenho dendê em casa, mais não sei em quais receitas usar, só conheço as de camarão.

    Alguma idéia?

  5. […] que foi quase sem querer que a receita apareceu. Eu estava preparando receitas de Patê Frutado e Patê Picante e acabei preparando a mistura de cream cheese caseiro com creme de leite batido em excesso, muito […]

Comentários estão encerrado.