Aves DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Peito de Frango Caipira Ensopado no Tandoori

Desde que passei a consumir frango caipira, por força da ncessidade, cortei a opção “filé de peito de frango grelhado” do meu cardápio. Frango DE VERDADE tem uma carne muito mais saborosa (e nutritiva), porém muuuuuuito mais dura, que só fica palatável depois de algumas horas de cozimento lento.

O prato de hoje pode ser preparado com suas partes favoritas de frango, inteiras, ou até com o frango inteiro, aquele que você usou para preparar o caldo de frango, e depois desfia e tempera bem gostoso.

Pratos ensopados são sempre reconfortantes e práticos. Você pode preparar com alguma antecedência e só reaquecer (no fogão!!) na hora de servir. São saborosos, porque o molho parece que penetra em cada pedacinho do alimento, durante o cozimento lento.

O Tandoori é um tempero indiano, similar ao curry no sentido de que são várias ervas e condimentos misturados, que resultam num sabor e cor incríveis, desta vez num tom vermelho forte. O sabor é levemente picante, com traços adocicados. Difícil explicar, só experimentando para saber. É uma delícia!!

Ingredientes:

600g de frango caipira em pedaços (usei só peito desossado)

1 cebola picada

1 colher de sopa de manteiga ou óleo de coco (usei manteiga)

1/2 xícara de vinho tinto seco

2 xícaras de caldo de frango caseiro ou água filtrada

sal e pimenta do reino à gosto

1 a 2 colheres de sopa de tandoori

1/2 xícara de creme de leite fresco

Não deixe de participar do sorteio:

Nosso Presente de Natal para os amigos do Twitter: sorteio de 1 exemplar do livro de receitas A DOR DE CABEÇA MORRE PELA BOCA, de Pat e Alexandre Feldman.

Modo de Preparo:

Refogue as cebolas na manteiga, até que as cebolas amoleçam e comecem a dourar. Junte os pedaços de frango.

Continue mexendo muito bem e quando o frango começar a ficar ligeiramente dourado, junte o vinho e o caldo ou água filtrada. Tempere com sal,  pimenta do reino e o tandoori.

Deixe ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos ou mais (quanto mais tempo, mais macia ficará a carne – se a água secar demais, acrescente mais).

Destampe a panela, suba o fogo de novo, acerte o tempero com mais sal e pimenta e acrescente o creme de leite fresco.

Deixe o caldo ferver, assim o molho dará uma leve engrossada, e sirva imediatamente. Vai muito bem ocm arroz integral simples e verduras no vapor ou refogadas (humm, brócolis me parece uma das melhores opções!)

 

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. Depois de ler a receita cheguei a conclusão que queria comer esse frango de qualquer jeito mas encontrar o tempero por aqui, em San Sebá, era algo como um sonho numa noite de verão e daquelas bem quentes, mas encontrei uma receita de como prepará-lo em casa e essa semana teremos coxas ensopadas no tandoori(made in Christina).

    Depois de muito procurar encontrei finalmente um fornecedor, em Campinas, do cal virgem de uso culinário. Se alguém estiver a procura eu passo o contato.

  2. Well,

    Quem postou a receita foi a Andréa Potsch, do Aromas e Sabores – obviamente que o meu não contará com cardamomo negro (talvez eu use o genérico), nem com a pimenta caiena que é uma parenta e/ou amiga da malagueta, mas para quem mora em San Sebá conseguir gengibre em pó já foi uma façanha.
    Você que já conhece o original agora deve experimentar esse made in Home e nos dizer que tal.

    http://www.aromasesabores.com/2009/04/tandoori-masala-mistura-de-tempero-para.html

  3. Preciso preparar um peito de frango agora para o almoço de amanha (acabei de comprá-los, organicos), mas nao tenho o tal tandoori…acho que vou tentar com o curry, será que dará certo? Bjks!

Comentários estão encerrado.