Alimentação Ano novo ARTIGOS Datas Comemorativas MAIS...

Pequenas mudanças, grandes resultados

Fim de ano velho e início de ano novo é sempre a época das reflexões, pensamentos de um futuro melhor e vontade de mudanças. As metas para o ano novo vão das pequenas mudanças àquelas mais mirabolantes. Algumas metas são cumpridas e outras tantas, esquecidas – seja pela dificuldade ou por puro e simples esquecimento.

Para quem almeja uma cozinha mais saudável em casa, separei algumas dicas. Pequenas mudanças, que não vão doer nadinha, mas que podem trazer grandes resultados no sabor da sua comida e principalmente na sua saúde e na saúde da sua família.

Se você se dá bem com mudanças radicais, mude tudo isso e mais um pouco. Invista tempo e dedique-se, porque vale muito a pena. Se você é do tipo que prefere mudanças menos radicais, mais gradativas, tente adotar cada uma dessa dicas aos poucos, uma de cada vez, sem sustos, sem stress, para que sejam pequenas mudanças, porém definitivas.

Pequenas mudanças, resultados incríveis

  • Troque temperos prontos, industrializados e cheios de química, por caldos caseiros e/ou ervas frescas. O caldo é muito mais fácil de fazer do que você pensa (mas se você mora em São Paulo, pode comprar pronto da minha cozinha – CLIQUE AQUI e entre em contato comigo), mas se a preguiça bater, ervas fracas ou desidratadas fazem um bom trabalho para temperar sua comida. Para aprender a fazer seus caldos em casa, confira meu livro As Melhores Sopas & Caldos.
  • Troque ovos de granja por ovos caipiras, de preferência orgânicos. No caso dos ovos, é mais importante que sejam caipiras do que orgânicos. Nada de comer ovos de galinhas confinadas, com alimentação à base de grãos e ração.
  • Troque leite por iogurte. O leite de vaca só é bom cru, sem fervura ou qualquer outro processamento, e como encontrar essa preciosidade num fornecedor de confiança é quase uma missão impossível, melhor optar pelo iogurte natural integral. Acostumar-se com o azedinho do iogurte é só questão de tempo!
  • Troque os óleos refinados (e completamente oxidados) da sua cozinha por manteiga, óleo de coco extra-virgem. O azeite de oliva extra-virgem fica lá, mas somente para pratos frios e saladas, jamais para ser aquecido.
  • Consuma mais salada. Se você não gosta nem um pouquinho de salada, comece com apenas uma folha de alface picadinha no meio da sua comida usual (eu comecei assim!). Aumente um pouquinho a quantidade de verdinhos de tempos em tempos, e quando menos perceber, você estará comendo um pratão de salada! CLIQUE AQUI para conhecer meu livro com as melhores receitas de saladas e molhos.
  • Troque o supermercado pela feira na hora de comprar a comida da sua casa. Se puder ser uma feira de alimentos orgânicos, melhor ainda!

Dicas fora da cozinha

As próximas dicas não são para a cozinha, mas servem para uma vida mais gostosa e com certeza contribuem para uma ótima saúde física, espiritual e mental:

  • Durma mais cedo, e completamente no escuro. Tudo bem se você não consegue mudar a sua vida a ponto de dormir bem mais cedo, mas tente ir para a cama 10 minutos mais cedo, 20 ou 30 minutos mais cedo. O que der! Mas certifique-se de dormir num quarto completamente escuro, sem luz do relógio e nem aquela luz minúscula da televisão (aliás, tire a TV do seu quarto!) Esse pouquinho mais cedo e esse muito mais escuro farão diferença, pode acreditar!
  • Ande mais. Com filhos pequenos sempre por perto essa nem sempre é uma op’ão fácil e prática, mas faça um pequeno esforço! Eu tenho feito, tenho andado um pouco mais a pé, e gostaria de melhorar nisso ainda mais.
  • Tome mais sol. Sol alegra a vida e faz bem à saúde. CLIQUE AQUI e leia mais!

Para os queridos leitores e leitoras do meu site eu desejo um 2022 cheio de pequenas mudanças (e grandes também) para melhor, muita saúde, muita alegria e muitas comidinhas saudáveis e deliciosas! Prometo ajudar no que for possível!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. 2012 Maravilhoso para todos nós!!!

    Perfeito, Pat… “Pequenas mudanças, grandes resultados!”

    É assim q venho fazendo, e não me arrependo… o ganho em qualidade de vida é enorme, e a minha família agradece.

    Obrigada por este espaço maravilhoso, onde vc divide VIDA com a gente!!!

    Beijos da Ângela

  2. Patricia e Dr. Alexandre Feldman,

    Adorei estar com vocês durante o Ano 2011.
    Grata pelas excelentes matérias sobre alimentação e como bem viver.
    Desejo de coração muito amor, saúde e paz extensivo à toda família.
    FELIZ ANO 2012.

    Diva Brígida Falcão.

  3. Nossa! Só preciso melhorar em um item de toda sua lista de dicas pra saúde… o sono. Mas em 2012 vou conseguir dormir bem mais cedo…tenho certeza. Obrigada por me ajudar nessa tarefa – tão difícil nos dias de hoje – de trazer saúde pra mim e pra toda minha família. Bjs.

  4. Querida Pat

    Desejo também para você e para toda a sua famíla mais um ano cheio de alegrias, muita paz e muita saúde. Acompanho teu blog há alguns anos e sou mais feliz e mais saudável com as tuas dicas e com as do Dr Alexandre.
    Parabéns e tudo de bom em 2012!

    Marlise, de Porto Alegre

  5. Feliz ano novoa todas(os).
    Amo esse site e seus artigos
    bjs
    Marina

  6. Pat, você é uma fofa!
    Obrigada por todas as dicas e receitas!
    Um 2012 lindo e abençoado pra você e pra sua família!
    Abraços,
    Jemima

  7. Conheci o site em agosoto/2011 e de lá pra cá já foram muuuuitas grandes “pequenas mudanças”.

    Pat, você faz uma diferença enorme na vida das pesssoas que, como eu, buscam uma qualidade de vida melhor e muitas vezes se vêem perdidos sem saber por onde começar, outras vezes sem saber nem ao certo como começar. Isso porque, diante de tantas informações controversas e até, porque não dizer, mirabolantes, nesta área de “alimentação saudável”, descobrir que a simplicidade e tradição são palavras chave para encontrar as respostas certas não é fácil. Começar então…e sair da zona de conforto…nossa…acho que é a parte mais difícil. Ainda bem que a adaptação vem com o tempo e, melhor ainda, cria hábitos para vida toda impossíveis de serem abandonados. É tudo uma questão de tempo e escolha. Tempo para entender e distinguir os erros dos acertos e escolha por uma vida mais simples, mais plena e mais feliz.
    Feliz 2012 e Obrigada, aliás, muitíiiiiisimo obrigada.
    Que o início desse novo ciclo encha nossas vidas de saúde, esperança e paz.
    Vou continuar acreditando num mundo melhor e fazendo a minha parte com grandes “pequenas mudanças”.
    Luz, Vida e Amor para todos.
    Bjs.
    Adriana Bandeira Freire

  8. Pat:
    Desejo tudo de bom para você em 2012. Desde 2010, quando conheci seu site, minha vida tem melhorado, cada dia um pouquinho mais. Suas receitas e dicas de vida são sempre excelentes e merecem ser compartilhadas. Sempre que posso eu o faço. E com isto o que posso fazer para retribuir por hora é pensar positivamente para que o seu ano de 2012 seja maravilhoso, com muita saúde e harmonia e torcer para que um dia possamos nos conhecer para além do mundo virtual!
    Bjs,
    Lu Pires

  9. Pat, gostei muito das suas dicas, algumas delas eu já faço e as outras estou tentendo,não vou desistir,pois essas dicas me ajudaram muito.Obrigada pelo seu carinho e cuidado com os enxaquecosos,que te abençoe e te recompense por tudo.

  10. FELIZ ANO NOVO, Pat!!!!! Que em 2012 você continue a nos presentear com suas lições, e que eu realize o meu sonho de aprender a cozinhar, rsrs!!! Comida caseira de verdade, claro! ;)

  11. Oi Pat, o que você acha da velha banha de porco, como alternativa aos óleos de cozinha?

  12. Oi Pat, apesar de já ter passado um pouquinho, adorei esse post porque acho que o que mais desanima as pessoas que não tem uma alimentação super natural é justamente mudar o todo, mas começando aos poucos dá pra mudar muita coisa! Tenho feito assim e já mudei MUITO meus hábitos e da minha família e os resultados são animadores! Apesar de morar no interior uma grande dificuldade que encontro é de ter a certeza da boa qualidade dos produtos naturais… Outro dia na feira conversando com um fornecedor de ovos caipiras descobri que as galinhas eram alimentadas com ração e milho todo dia pra complementar… Difícil né? Gostaria de saber de você se o leite cru fervido faz mal ou se a recomendação de não fervê-lo seria pela perda de nutrientes…
    Um ótimo 2012 pra vocês que nos inspiram tanto!

Comentários estão encerrado.