Molhos Para salada RECEITAS

Pesto de Rúcula

Screen Shot 2013-06-17 at 16.13.23Tenho que confessar uma coisa para vocês: nunca fui muito boa comedora de saladas, e rúcula definitivamente não entrava nos meus pratos de salada jamais!!!

Eu não sei bem quando nem como eu decidi aceitar um leve gosto de rúcula nas minhas saladas. Era só um temperinho, uma lembrança de rúcula, e eis que há alguns meses eu mudei de ideia e decidi que gosto de rúcula!

Mas porque ainda hoje não sou uma excelente comedora de saladas, é só a temperatura cair um pouco, que eu deixo a salada de lado e caio de bocanas sopas, e foi justamente o que aconteceu na semana passada, e que me fez ficar com um maço de rúcula “empacado” na geladeira…

Daí inventei de transformar a rúcula em molho pesto, molho delícia que eu já tinha visto por aí e que é uma maravilha para misturar com massas, rechear sanduíches, assar torradas ou temperar saladas. Fácil de fazer e gostoso de comer!

Ingredientes:

1 maço de rúcula orgânica

1/2 xícara de nozes crocantes

1/2 xícara de queijo parmesão de boa qualidade

2 dentes de alho

1 xícara de azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes num processador e bata até os ingredientes estarem triturados.

Junte o azeite aos poucos, até obter a consistência pastosa desejada.

Use em massas, saladas, torradas e para temperar aperitivos, como o espetinho mostrado na foto acima.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. Oi Pat,
    Apesar de eu gostar muito de salada não gosto de rúcula…
    Sempre que comprava para colocar na salada do meu marido (apesar de ele não ser muito fã de rúcula, ele come) ela ia quase toda para o lixo, uma pena!!!
    Vou provar esse seu pesto, quem sabe não é uma alternativa. Gosto de ter uma alimentação o mais variada possível.
    Aproveitando o comentário, você já tomou geleia real? sabe alguma coisas sobre ela? Ontem fui comprar e o farmacêutico falou que ela não é indicada para quem tem asma. Foi uma frustação total… Estou querendo engravidar e me falaram que esse é um excelente alimento para as gestantes!
    Abraço e muito obrigada pela receita

  2. Oi, Pat! A ideia é ótima! Quando o tempo esfria, eu refogo a rúcula, no azeite com alho, e acho gostoso. Quando refogada ela perde bem o sabor marcante ardido/amargo. Mas eu adoro rúcula, e como crua com a boca boa.

  3. Oi Pat! Conheci seu blog há poucas semanas mas já estou ‘devorando’ os artigos sobre alimentação saudável. Já li sobre o leite, as gorduras, o preço do tomate, etc… Moro em São Paulo, capital, e gostaria muito de sua indicação (se houver) de loja de frutas, verduras e legumes orgânicos que trabalhe com o sistema de entrega à domicilio. Obrigada! Um abraço, Paula

  4. Oi, adoro salada, rúcula e pesto tb! Nunca tinha pensado em fazer pesto de rúcula. Dá pra congelar, como os outros? Obrigada!
    Luciana

Comentários estão encerrado.