Carnes DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Picadinho com mix de cogumelos

Prato pronto, foram vários ângulos, com flash e sem flash. No fim nenhuma foto fez juz à gostosura que ficou esse prato...
Prato pronto, foram vários ângulos, com flash e sem flash. No fim nenhuma foto fez juz à gostosura que ficou esse prato...

[ratings]

Ontem eu contei AQUI sobre os cogumelos que comprei na feira de orgânicos e no sacolão aqui perto da minha casa e aproveitei para falar rapidamente de algumas das suas excelentes propriedades. O almoço de hoje então ficou bem saudável e gostoso com todos eles no nosso prato.

Esqueci de falar uma coisa importante: os cogumelos depois de pronto são muito macios, ideais para bebês com poucos dentes, aprendendo a mastigar.    

Se alguém perguntar para o meu filho se ele gosta de cogumelos, vai ouvir um não bem redondo e grande, mas a verdade é que praticamente qualquer coisa que não seja arroz e feijão, ele DIZ que não gosta – praticamente, porque ele ainda diz que gosta de banana e morango, e agora as maçãs – mas no fim, come tudinho que a gente coloca no prato dele, e em especial pratos que tenham cogumelos, ele costuma comer com muito apetite.

Fica aí mais uma dica que funcionou aqui em casa: se o seu filho diz que só gosta de uma coisa, deixe ele dizer que só gosta dessa “tal coisa”, e desde que seja saudável, sirva todos os dias, apenas mudando temperos e acompanhamentos, que não devem aparecer no prato como acompanhamentos, mas sim totalmente integrados (misturado mesmo!) à comidinha!

O picadinho ficou simplesmente delicioso, no fim com mais cogumelos do que carne. E assim é muito bom! Eu sou super a favor de carne como parte de uma alimentação saudável, mas JAMAIS do exagero! Ninguém precisa de um boi inteiro todos os dias. Eu já li em vários livros que um pedaço de carne pequeno, do tamanho da palma da mão, é mais do que suficiente para as nossas necessidades. Verdade! Um pouco a cada dia, partes diferentes do boi, boi de boa procedência, criado solto no pasto, modos de preparo diferentes, acompanhamentos diferentes, temperos diferentes e tudo sempre natural, de preferência orgânico.

A propósito, outro dia desses recebi alguns e-mails de pessoas com dúvidas sobre o sal que utilizo aqui em casa. CLIQUE AQUI e leia mais sobre o assunto. Vale a pena!

Esse prato, super com cara de gostosura, ficou muito nutritivo com a presença da carne, cheio de propriedades interessantes graças aos cogumelos e muito fácil de digerir graças ao caldo de carne.

Ingredientes:

350 g de filé mignon ou alcatra cortado em tiras muito finas (hoje eu usei filé mignon)

1 bandeja de shiitake

1 bandeja de cogumelos salmon (fotos no final)

1 bandeja de cogumelos Paris frescos (é o champignon comum, que normalmene encontramos em conserva)

1 cebola média picada

2 colheres de sopa de manteiga

1/2 xícara de vinho (hoje eu usei branco porque tinha uma garrafa aberta na geladeira, mas em geral com carnes vermelhas eu prefiro usar um vinho tinto seco)

2 xícaras de caldo de carne caseiro

1 pitada generosa de curry

sal e pimenta do reino à gosto

3/4 de xícara de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Refogue as cebolas na manteiga mexendo sempre, até que a cebola comece a dourar.

Com o fogo alto, junte a carne e mexa ocasionalmente até ela começar a escurecer e o fundo da panela começar a secar.

Junte os cogumelos, mexa mais um pouco e acrescente o vinho, o caldo de carne e o curry, mexa bem e tampe. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos (achei ótimo ter tido mais tempo para preparar o almoço hoje, até conseguir fotografar quase todas as etapas!).

Destampe e aumente o fogo novamente. Mexa sempre até o líquido começar a secar.

Junte o creme de leite, mexendo sempre, até que o molho dê uma leve engrossada. Sirva imediatamente.

Hoje eu servi o prato do pequeno acompanhado de arroz integral básico e saladinha de tomates (que ele ama de paixão). O prato de “gente grande” foi acompanhado por aspargos frescos ao vapor com azeite.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

11 comentários

  1. Tanto eu como minha filha, que tem 8 anos, amamos cogumelos. Aspargos já é mais a minha praia. Ela prefere quiabo.
    Obrigada pela ótima idéia. Sábado irei à feira orgânica e farei esta receita com frango.
    Abs,
    Dani.

  2. Adorei a sugestão!
    Eu nõ costumo comer cogumelos, foram poucas vezes, mas gostei muito. Vou passar á comprar.

    Mas tenho que confessar uma coisa: pelo menos pela foto,achei o rosa meio nojento, acho que não comeria…rsrsrs

  3. Bom dia como posso fazer uma receita dessa se todos os enlatados e caldos em cubinhos e cogumelos molho shoio e etc provocam enxaqueca, ja comprei dois livros do dr. Feldemam o ultimo estou aguardando, na verdade todo e qualquer enlatado,lar, melancia, queijos, creme de leite, mostarda, etcccccccc me provocam crises da maltida enxaqueca.
    Como vou fazer estas receitas.
    aguardo um retorno
    grata
    Tânia

    1. Tania, aí é que está o segredo dessa receita: não usar absolutamente nada de industrializados e escolher o shoyu certo! Não há qualquer enlatado ou indutrializado nessa receita!

      O caldo de carne é caseiro, a receita está neste link: https://pat.feldman.com.br/?p=24

      Os cogumelos são comprados frescos, e sempre que encontro, orgânicos.

      O creme de leite é fresco e cru, comprado na feira de orgânicos do Parque Água Branca, aqui em São Paulo.

      A mostarda você pode usar em pó ou preparar em casa. Algumas marcas comerciais são livres de aditivos, mas você em que procurar e ler atentamente o róulo, sempre.

      ALGUNS INGREDIENTES, MESMO SAUDÁVEIS, DESENCADEIAM ENXAQUECA EM ALGUMAS PESSOAS – SE VOCÊ JÁ IDENTIFICOU ALGUM INGREDIENTE EM PARTICULAR COMO DESENCADEANTE DAS SUAS CRISES, EVITE-O A QUALQUER CUSTO, MESMO QUE SEJA SAUDÁVEL E MESMO QUE SEJA RECOMENDADO NA DIETA.

  4. Olá Pat.
    Eu tenho feito muitas de suas receitas. São deliciosas. Outro dia fiz a sopa de cogumelos, ficou uma delícia.
    Sempre nas suas receitas você coloca pimenta do reino. Ela não faz mal à saúde?
    Sempre ouvi dizer que a pimenta do reino não é boa para a saúde, mas não procurei saber se é verdade ou não.
    Gostaria de uma opinião sua a respeito disso.
    Obrigada.

  5. Pat, eu adoro usar cogumelos nas receitas mas sempre tive uma dúvida,principalmente nos pratos onde a gente refoga eles… é correto eu lavar com água corrente (eu já vi que eles absorvem muita água), ou deveria limpar somente com uma escovinha pra deixar ele mais sequinho?

    1. aline, cada um fala uma coisa e eu sinceramente nao sei qual a recomendaçao oficial, mas aqui em casa eu passo uma escovinha úmida e só. nada de mergulhar na água, porque ele incha e fica molengo demais.

Comentários estão encerrado.