Picadinho de Carne

by Pat Feldman on 09/01/2013 · 6 comments

in Carnes, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

Screen Shot 2013-01-09 at 19.04.12Essa receita é tão simples, que eu quase nem publiquei aqui no site, mas ficou tão gostosa, que não deu pra pular. Comidinha cheia de amor, fácil para as crianças pequenas comerem e rapidinha de preparar.

A minha dica para tornas essa receita ainda mais prática e rápida é já ter carne picada guardada no seu congelador, porque picar a carne é o mais demorado aqui!

Acompanhe com um arroz integral básico bem fresquinho e legumes no vapor. Uma farofa simples também combina super bem!

Ingredientes (4 pessoas):

1 colher de sopa de manteiga

10 mini cebolas descascadas e cortadas ao meio

2 dentes de alho finamente picados

500g de carne de boi picada em cubos de 1cm (eu usei a ponta do filé mignon, mas você também pode usar alcatra, patinho ou coxão mole)

1 xícara de caldo de carne caseiro

sal e pimenta do reino à gosto

2 colheres de sopa da erva fresca da sua preferência (dessa vez usei sálvia, mas alecrim, tomilho, segurelha, salsinha ou cebolinha também ficam deliciosas)

Modo de Preparo:

Numa panela de fundo grosso derreta a manteiga em fogo alto e refogue as mini cebolas. Quando começarem a dourar, junte o alho e mexa sempre.

Quando o alho começar a dourar, junte a carne picadinha e mexa bem, de modo que ela toda comece a dourar.

Quando a carne adquirir um tom amarronzado, junte o caldo de carne, sal e pimenta do reino – é realmente difícil sugerir uma medida exata de sal e pimenta, afinal cada um gosta de um jeito. Comece sempre colocando bem pouco sal e pimenta e vá acertando bem aos poucos. É sempre melhor errar pra menos, porque se colocar demais, não dá pra consertar!

Mexa bem, tampe a panela e baixe o fogo. Deixe por cerca de 8 minutos, mexendo ocasionalmente.

O caldo deverá secar um pouco, mas não totalmente – a carne deve ter um pouco de molho. Se notar que secou demais, acrescente mais caldo ou água filtrada.

Mexa bem mais uma última vez, desligue o fogo e acrescente as ervas. Tampe, deixe descansar por 1 minuto e sirva imediatamente.

Bom apetite!!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 6 comments }

Fluvia Maria Barreto January 9, 2013 at 18:24

meu sonho de consumo essas panelas

Elizabeth Ambiel Pires January 9, 2013 at 22:07

Prezada Pat, aprendo muito com vc e aprecio todo seu trabalho.
Vou fazer o Caldo Caseiro, já comprei os ingredientes.
Gostaria de saber sua opinião sobre o uso da cebola e alho num mesmo prato, ouvi , em um curso de culinária vegetariano que os dois cozido juntos produzem um resultado na digestão não muito bom, talvez responsável por azia e outras sensações ruins. Parece ser esse um conhecimento milenar da cultura oriental. Desde então não uso mais os dois num mesmo cozimento. Vc tem alguma informação sobre isso ?Respeito opinião de que estuda e gostaria de ouvir sua tbém.
Quero comprar seu caldo, qdo eu for à Sp (em fevereiro), quais os valores?Minha filha mora aí. Como é o esquema pode ir buscar em alguma lugar? e onde seria?
obrigada Elizabeth

Pat Feldman January 10, 2013 at 9:00

Elizabeth, eu nunca li com detalhes sobre a idéia de não misturar alho e cebola na comida, mas não é uma ocisa que faço com muita frequencia, porque esqueço mesmo ou coisa do tipo. Creio que usa-los juntos eventualmente não seja algo grave. Tem coisas muito piores acontecendo na alimentação moderna.

Denise January 10, 2013 at 7:21

Hummm… Que delicia! Com certeza farei aqui em casa.
A propósito, que panelas são essas???
Beijos

Pat Feldman January 10, 2013 at 7:50

Panelas de ferro com revestimento de liga de vidro, da Staub, que eu AMO!

francisco carlos January 25, 2013 at 10:32

Esta receita e muito boa eu comia na casa da minha avo parabéns

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: