ARTIGOS Bebês Papinhas doces Papinhas Salgadas

Por que optar pela comidinha caseira para o seu bebê?

Picture 2

Instagram
Muitas mamães, principalmente aquelas de “primeira viagem”, ficam com mil dúvidas na hora de introduzir outros alimentos na rotina do bebê.

Até os 6 meses, se possível e de preferência, só leite materno e uma mamãe se alimentando muito bem. A partir daí, comidinhas caseiras que são, com certeza, a melhor opção para o seu filho! A seguir, algumas boas razões pelas quais se deve preparar em casa uma papinha fresca, totalmente natural e saudável para o seu bebê.

Se você está perdida para preparar as papinhas do seu filho, esta é a melhor hora para aprender!! Neste sábado, dia 15 de agosto, estarei no Espaço Viandier ministrando uma aula sobre papinhas. Vamos ensinar uam receita básica, bem saborosa e nutritiva, e ocmentar as infinitas variações que esta receita básica permite.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes sobre esta e outras aulas para mamães, papais (e outros cuidadores). E se você não tem alguém que cuide do seu bebê durante a aula, leve-o com você! Afinal estaremos num ambiente de mães, comidinhas caseiras e muito carinho!! Todos serão bem vindos!!

  • Preparar a comida do seu bebê em casa lhe dá total controle sobre os ingredientes utilizados – você terá certeza absoluta de que ela é livre de aditivos artificias, os quais com certeza um bebezinho tão pequeno e lindo não precisa de jeito nenhum! Se o seu bebê é dado a alergias, fazendo a papinha em casa lhe dá a certeza de que não haverão ingredientes potencialmente alergênicos escondidos no meio da receita.
  • Você com certeza toma todos os cuidados para se certificar de que somente os melhores ingredientes serão utilizados. Será que as grandes indústrias, produtoras de papinhas industriais, têm tempo e disposição para isso? Será que elas são capazes de colocar nessas papinhas o amor e carinho que você coloca?
  • Todas as ferramentas que você precisa para fazer uma boa papinha caseira para o seu filho já estão provavelmente na sua cozinha e não são nada caras ou mirabolantes.
  • Fazendo as comidinhas do seu bebê em casa, você pode oferecer uma infinidade de combinações entre alimentos e variadas texturas e sabores, tornando a transição para comidas comuns muito menos estressante para seu pequeno.
  • Você alimenta seu bebê de acordo com suas necessidades e com as dicas que ele lhe dará. E como é você quem está controlando a textura e os ingredientes da comidinha do SEU bebê, você saberá melhor do que ninguém o que é melhor para ele e o que ele gosta mais.
  • Hábitos alimentares saudáveis se desenvolverão tão cedo quanto a sua dedicação em optar sempre pela melhor qualidade e comidas e lanchinhos saudáveis. Seu bebê com certeza irá se beneficiar desses hábitos alimentares saudáveis por toda a vida e irá sempre lhe agradecer por isso!
  • Um benefí­cio extra, muito atraente também – você economiza um bom dinheiro preparando as papinhas em casa!! Não apenas no preço da comida em si, mas também por ser a papinha caseira muito mais nutritiva. Faça a conta: você ganha mais nutrientes gastando menos dinheiro! E bebês e crianças saudáveis e bem nutridos não ficam doentes, não gastam tanto com médicos e remédios!

A papinha caseira pode ser apresentada em combinações infinitas e são apenas limitadas pela idade do seu bebê e pelo estágio do desenvolvimento dele.

Sempre consulte o seu pediatra de confiança antes de introduzir qualquer novidade na alimentação do seu bebê. Fale sobre sua vontade de só alimentá-lo com comidas caseiras e acompanhe o site Crianças na Cozinha para mais dicas e receitas. Com o tempo pretendo também dar dicas gerais de que época cada alimento deve ser introduzido.

Sempre siga a “regra dos 4 dias” quando estiver introduzindo algum novo alimento: ofereça ao seu bebê este mesmo ingrediente durante 4 dias, acompanhado somente de alimentos já conhecidos e testados contra eventuais alergias. Esta regra deve ser utilizada mesmo em alimentos caseiros! Procure não introduzir mais de uma novidade por vez. A “regra dos 4 dias” é uma prática interessante e que deve ser seguida sempre. Ajuda a identificar possí­veis alergênicos, causas de eventuais desconfortos digestivos. A alergia em geral se manifesta em até 24 horas. Alguns distúrbios digestivos entretanto podem demorar mais a aparecer. Depois de se certificar que o ingrediente não causa nenhum tipo de alergia, sinta-se livre para prepará-lo como sua imaginação mandar e seu bebê permitir!

Atenção à higiene!! E isso não vale só para o preparo da comida do seu bebê, mas da sua e de toda a famí­lia. Mãos lavadas, boas panelas (eu prefiro as de aço inóx e eventualmente as de ferro), superfí­cie de trabalho limpa. Cuidados com a higiene são fundamentais na cozinha e na vida, mas também nada de neuroses!

Finalmente lembre-se: os bebês são todos diferentes e não vão gostar das mesmas comidas nem vão comer a mesma quantidade. Aliás, o mesmo bebê pode ter um dia com mais apetite e comer muito bem e outro dia com pouco apetite, sem que isso signifique qualquer problema. Não se desespere!!! Ofereça variedades, ofereça várias formas de preparo para um mesmo ingrediente e tenha muita paciência. É tudo um grande aprendizado para ele e para você!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. um outro lado negativo, eh que o conteudo de proteina numa papinha industrializada eh de apenas 8% e um bebe precisa de mais do que isso.

  2. é verdade, eu estou fazendo as papinhas da minha pequena aqui em casa mesmo. Eu faço em boas quantidades e congelo o excedente. Eu descongelo usando o banho-maria, não leva muito tempo e acho q preserva as vitaminas quando comparado ao microondas

    Aqui nos EUA as papinhas melhoraram bastante pois a opinião pública reclamou do excesso de áçucar e aditivos nas papinhas, e tem muitas opções de ôrganicos, mas mesmo assim prefiro fazer em casa pois nem todos os ingredientes estão disponíveis.

    Obrigada por disponibilizar mais receitas

  3. ha de se considerar tambem a vantagem da papinha industrializada para uma situacao especial como viagem de carro. neste caso, se voce nao tiver como garantir que o alimento se mantenha refrigerado, vale a pena ter uma papinha pronta de reserva que enquanto nao for aberta nao tem perigo de estragar. outra alternativa e ter em maos um alimento que nao precisa de refrigeracao nem cozimento, como uma fruta.

    1. Carlos, eu optei sempre pela velha e boa sacola térmica – as papinhas aguentva facilmente as minhas 8a 9 horas de viagem até Santa Catarina sem o menos problema! A opção das frutas também é válida, como um “quebra-galho”. Papinhas indutrializadas eu NUNCA usei, nem muito menos recomendo!

  4. Sempre faço papinha na hora do almoço e guardo para a janta e até para o outro dia no maximo na hora do almoço, gostaria de saber se pode ser esquentado normal ou tem que ser exclusivamente em banho maria.

    1. Eu esquentava na panela mesmo, sempre acrescentando um temperiho diferente na hora de usá-la novamente, assim o bebê era sempre estimulado com novos sabores.

  5. Oi Pat,

    Eu tengo seguido seu site estou encantada pela forma simples de falar de asssuntos tão importantes para a nossa saúde. Bom, primeiro queria parabenizá-la, seu site é maravilhoso e segundo tenho uma dúvida, tenho dado as frutas( pessego, maçã e pera) para meu bebe de 10 meses e meio cozidas com pouca agua e canela e cravo…pqnão tenho muito jeito de raspar e outra, que assim com caldinho ele come mais. Vc acha que estou perdendo muitos nutrientes? Tem alguma sugestão?? E as papainhas salgadas, cozinho as verduras todas juntas, faço mal? Obrigada Jo

    1. jo, na verdade ao cozinhar peras, pessegos e maças voce está fazendo a coisa mais certa possível. essas frutas em particular sao ricas em pectina, uma substancia de difícl digestao para os bebes e o indicado é realmente cozinha-las. se quiser caprichar ainda mais, sirva essas frutas cozidas com uma ou duas colheres de iogurte natural integral. quanto às papinhas, ofereça verduras e legumes juntos ou separadamente, sem nunca esquecer de acescentar um pouco de manteiga e/ou óleo de coco e alguma carne – as carnes de órgaos sao as mais saudáveis e nutritivas.

Comentários estão encerrado.