Acompanhamentos RECEITAS

Purê de Batatas Básico

Um bom purê de batatas não tem nada de muito especial, mas é com certeza uma comidinha que mora no coração de muita gente, que lembra carinho, comidinha de mamãe ou de vovó, e vai bem acompanhando inúmeros tipos de pratos.

É um prato simples, gostoso, fácil de preparar, mas que com alguns toques, pode ficar ainda mais incrível e saboroso! Eu não consigo ser modesta, o purê de batatas que eu faço em casa fica sempre delicioso, cremoso e muito saboroso, e eu só não faço mais vezes, porque meu marido morreria de tanto comer – acho que é o prato favorito dele!

Se você costuma cozinhar, com certeza já tem seu jeitinho gostoso de fazer purê de batataas. Se você não cozinha nada, aproveite, esse é um prato facílimo de fazer e que é um ótimo acompanhamento para diversos tipos de carnes – eu adoro com peixe grelhado, peixe assado, carne de panela, roastbeef, filé grelhado, etc…

(Na imagem: À esquerda, o espremedor de batatas, uma das opções para preparar o purê, mas que na minha opinião faz muita sujeira e não é tão prático. À direita, o amassador de batatas, super prático porque você amassa as batatas na própria panela do cozimento.)

Nas quantidades descritas abaixo, a receita serve fácil umas 8 pessoas (ou mais) – desde que meu marido não esteja à mesa. Nesse caso essa receita serve no máximo 4 ou 5 pessoas!!! (risos)

Ingredientes:

2kg de batatas (de preferência orgânicas, já que batatas estão entre os alimentos mais contaminados por pesticidas)

água suficiente para cobrir as batatas numa panela grande

sal à gosto (sugiro uma colher de sopa cheia na água do cozimento e mais, à gosto, na hora de finalizar o purê)

1 xícara de creme de leite fresco (eu uso o orgânico, que compro na feira do Parque Água Branca e tenho certeza que essa é a melhor opção, mas os grandes supermercados costumam vender creme de leite fresco – normalmente ficam nas geladeiras, próximos das manteigas)

2 colheres de sopa de manteiga

1 pitada generosa de pimenta do reino moída na hora

1 pitada generosa de noz moscada ralada na hora

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas em água fervente com uma colher de sopa de sal até queelas fiquem super macias, quase desmanchando – teste as batatas com um garfo (quanto mais mole, mais fácil amassar!)

Escorra a água, retorne as batatas  para a panela, junte a manteiga e o creme de leite e amasse-as muito bem (sugiro o amassador que eu mostro do lado direito da foto), até obter um purê grosso e cremoso.

Tempere com a pimenta e a noz moscada e acerte o sal.

Se achar que o purê está muito grosso, acrescente leite integral até atingir a consistência desejada.

Aqueça mais um pouco e sirva imediatamente.

Observação: Se você preferir umsar o espremedor de batatas (à esquerda na foto), esprema as batatas escorridas antes de misturar o creme de leite e a manteiga

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

10 comentários

  1. Pat,
    Amo purê. Ainda não fiz com creme de leite, eu uso leite mesmo.
    Vou testar sua receita, deve ser deliciosa.
    Eu costumo colocar uma mandioquinha grande para um kilo de batata. Fica uma delícia essa mistura.
    Beijo,
    Cacilda

  2. Olá, tudo bem?
    Fiquei conhecendo hoje seu site, gostei muito.
    Eu também faço um purê bem prático:
    Primeiro lavo bem as batatas, descasco, parto as batatas em quatro partes, coloco água (não muita, só o suficiente para cozinhar as batatas e quase secar ao final do cozimento), tampo e deixo cozinhar até ficarem macias e a água quase secar. Depois, desligo, se tiver ainda muita água, jogo só um pouco fora, porque eu aproveito a própria água da batata para dar o ponto do purê. Amasso na própria panela com o amassador e misturo leite em pó, manteiga e sal a gosto. A quantidade da água que ficou na panela é a quantidade de leite usada na receita.
    É prático e nutritivo, pois não é desperdiçada a água do cozimento, que contém nutrientes.
    Obrigada pela receita do fermento caseiro para bolo.

  3. Adoro purê de batata, mandioquinha, abóbora, seja do que for vai bem com qualquer tipo de carne.Fica bom com creme de leite, requeijão, leite ou simplesmente o caldo do cozimento e um queijo parmesão para aromatizar.Gostei muito do seu blog.Acabei de te conhecer.Beijos.

  4. Uhmmm… Amo purê de batatas! Também uso creme de leite, manteiga e eventualmente um pouquinho de leite, mas gosto de cozinhar no vapor. Acho tão rápido e sinto quu a batata fica com um gostinho a mais. As vezes jogo até um salzinho por cima mesmo para ir cozinhando junto. Vim aqui dar uma olhadinha em como você faz purê de abóbora! ;-)

    1. Nossa Ana, gema de ovo no purê foi como eu comi vida toda!!! Minha mãe sempre colocou pra dar uma “fortificada” e deixá-lo mais amarelinho!! É relamente uma ótima idéia, principalmente para a criançada que não curti muito ovo, que é tão importante numa alimentação saudável!

  5. Pat, acompanho teu blog sempre q consigo e gostaria de deixar uma sugestão: vc já provou e recomendou uma série de produtos nas matérias q eu li. Tinha anotado várias sugestões porém perdi minha lista e não consegui encontrar tudo no blog. É por isso q sugiro q vc coloque no teu site uma aba, com dados de todos os produtos q vc provou e aprovou. Estou certa de q essa lista ajudaria muita gente q confia nas tuas indicações e depois fica doida como eu tentando achar onde comprar os produtos.
    Espero de coração q considere e atenda o meu pedido.
    Bju e tudo de bom.com
    Mônica JS

  6. Oi Pat — foi nesta semana que descobri teu blog por causa do iogurte natural para ajudar no trânsito intestinal (já aprendi a fazer e estou ainda testando seus resultados em mim e na minha filhota de 5 anos). Quanto ao purê, uso a seguinte dica: lavo bem as batatas com casca (com sabão e escovinha), corto em 4, cozinho em água até cobrir com 2 dentes de alho descascados e inteiros e sem sal. E explico: a casca confere mais sabor ao purê, acentua o gosto de batata; o alho deixa um perfume no purê delicioso e a ausência de sal faz com que as batatas cozinhem mais rápido. Bjs.

Comentários estão encerrado.