Acompanhamentos RECEITAS

Quinoa – Preparo Básico

Screen Shot 2013-01-10 at 12.14.51Faz tempo que o pessoal me pergunta sobre quinoa aqui no site, mas nas poucas vezes em que tentei preparar, detestei o resultado, então fui cada vez mais deixando esse pequenino grão de lado na minha cozinha.

Aconteceu que essa semana recebi em casa a visita de uma ilustre e muito querida amiga, a nutricionista Carol Morais, e juntas fomos para a cozinha para ela me ensinar o segredinho da quinoa.

A quinoa é uma novidade nas cozinhas brasileiras, e sinceramente acho que é perfeitamente possivel vivermos sem ela, mas se é para consumir, façamos da melhor maneira possível, tudo certinho, para aproveitar o que ela tem de bom!

Vale lembrar: a quinoa é especialmente boa para quem tem algum tipo de intolerância ao glúten, já que ela é isenta dessa substância!

Ingredientes:

(essas quantidades serviram 3 pessoas com fartura, como parte de uma salada)

1/2 xícara de quinoa crua

1 colher de sopa de manteiga ou óleo de coco

1 cebola pequena finamente picada

1 dente de alho finamente picado (opcional)

1 xícara de caldo de legumes caseiro (mas você pode também usar os demais caldos caseiros, caldo de carne, caldo de frango , caldo de alho ou caldo de peixe, depende do acompanhamento)

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Deixe a quinoa de molho por 6 a 12 horas em água filtrada suficiente para cobri-la totalmente. Você pode juntar umas gotinhas de limão à água do molho, como eu explico AQUI.

Passado o período do molho, escorra e enxague os grão de quinoa em uma peneira. Reserve.

Numa panela pequena derreta a manteiga e junte a cebola picadinha. Refogue em fogo médio até que a cebola comece a ficar ligeiramente dourada.

Junte o caldo de legumes, sal, pimenta e os grãos de quinoa escorridos. Baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até o líquido secar completamente.

Se for usar com temperos/acompanhamentos quentes, faça a mistura imediatamente. Se for usar a quinoa para preparar uma salada, você tem duas opções: ou deixa esfriar naturalmente, ou transfere os grãos cozidos para uma peneira e passa em água corrente para que esfriem.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. Oi, Pat! Adorei!
    Vou contribuir dando a receita básica de preparação aqui de Lima, como geralmente as famílias e os especialistas peruanos recomendam. Esses três passos estão no Libro de la Quinua do Don Lucho, um culinarista peruano que eu sigo assim que nem sigo você: ao pé da letra. rsrsrs…
    Eu não sei se a quinua que chega aí no Brasil chega mais desenvolvida (me parece que sim, porque é muito grande, pelas fotos), mas você me conta depois.

    Passo 1
    Lavar muito a quinua (diferente da sua dica de deixar de molho). Lavar em várias águas, várias lavagens, para que a “saponina” (uma proteção natural contra os pássaros, amarga, parece sabão) saia bem.

    Passo 2
    Deve ser cozida cuidadosamente: vai húmeda para a panela e se cobre de água (ou caldo, no seu caso), apenas para cobrir. Cozinha-se em fogo médio até ver que ela começa a aflorar: que aquelas “unhas” começam a aparecer. Daí é só ir controlando, colocando um pouco mais de água, até ver que a textura está cozida, mas não passada.

    Passo 3
    Sempre usar água sem cloro, ou seja, água mineral. A diferença é notável. A quinua não funciona bem com o cloro…

    É isso, espero ter contribuido. Para receber o Livro da Quinua do Don Lucho, é só acessar: http://donlucho.com/ e assinar a Newslatter.

    Beijos!! E obrigada por suas receitas, dicas e etc. que mudaram muito a minha vida alimentar :D

  2. Ola!
    É necessario deixar de molho por alguma razão especial? Eu normalmente somente lavo e ja cozinho, fica pronta rapidinho… Ou esse processo é importante para eliminar alguma substância tóxica?

    Obrigada
    Fernanda

  3. Ola Pati!!
    Leio sempre o seu blog (ha muito tempo), mas acho que este é o primeiro comentario!
    Aqui em casa comemos muito a quinoua e, como moro na França, encontrei nela o “substituto” do feijão, devido seus nutrientes. E eu uso direto. As dicas acima são validas e ja as vi escritas nas embalagens das quinouas, especialmente o de lava-las em agua corrente abundante.
    Mas o que eu queria mesmo era compartilhar uma receita que faz sucesso aqui em casa (vou passar a receita reduzida/2 pessoas):

    Ingredientes
    2 cenouras médias
    1 abrobrinha média (tipo italiana)
    1 dente de alho espremido
    1 cebola bem picada
    1 colher de azeite de oliva
    salsinha e cebolinha (o suficiente para temperar)
    1 copo de quinoua

    Modo de fazer:

    Preparar a quinoua numa panela a parte (somente agua e um pouco de sal)
    Cortar as cenouras e a abrobrinha em lascas compridas com o cortador de legumes (fica diferente e bonito);
    Refogar a cebola, o alho no azeite. Acrescentar a cenoura e depois a abobrinha. Os legumes devem ficar tenros.
    Em fogo baixo, misturar delicadamente com um garfo, a quinoua cozida aos legumes.
    Acertar no sal, se for conveniente e finalizar com as ervas.
    PS: Eu costumo preparar os legumes na wok. A panela grande facilita o manuseio quinoua + legumes.
    PS: Eu ja fiz outras variações da receita: cenoura + abobrinha + vagem

    E Bon Appétit!!!

  4. Pat, uso quinua com frequência, principalmente para fazer bolinhos, que ficam deliciosos. Não costumo deixar de molho: apenas coloco a quinua numa peneira grande, coloco sob água corrente e esfrego bem com os dedos por alguns minutos para retirar essa camadinha amarga. Coloco na panela, cubro com água e sal, e assim que ela solta os “rabinhos”, escorro e tempero. Quinua é muito prática, rápida e versátil. :) Da primeira vez que preparei, não esfreguei e ficou amarga, pois nem na embalagem eles indicam esse processo, e também não tinha gostado. Hoje, adoro. bjs

  5. Pat, adorei o post. Amo quinoa e sempre que posso faço quinoa aqui em casa. Este ano quando estive em Vancouve tive a grata surpresa de conhecer uma nova forma de consumir a quinoa, no café da manhã. No hotel que estava eles serviam a quinoa com grãos, passas e mel. Ficou simplesmente divino para um dia de café da manhã de rainha!

  6. Pat, a quinua não é um cereal como os outros que você indica para deixar de molho. É um “pseudocereal”. Mesmo assim é importante deixar de molho? Quanto tempo? Também 12 horas?

    1. Ivana, mesmo assim tem que deixar de molho, porque ele tem outras coisas que precisam ser neutralizadas (ainda estou estudando). Creio que de 8 a 12 horas de molho é suficiente!

  7. Olá, tenho uma bebê de 8 meses e estou introduzinho a quinua na sua alimentação. Porém, tenho dúvidas quanto ao seu preparo para fazer o leite. Me recomendaram fervê-la por 5 a 10 minutos, jogar a água fora, colocar nova água e ferver mais um pouco, processar no mix e coar. Sérá que está certo? Estou utilizando o bagaço tbém nas preparações em casa( arroz, sopa) será que pode??
    Estou com muita dúvida, pois tenho medo de dar alguma substancia que faça mal a ela. Ahh e se tiver alguma biografia para indicar a respeito, agradeço!!

    1. Minha dica é fazer risoto de frango, carne ou legumes substituindo o arroz pela quinoa. Ofereço pra minha filha desde uns 9 meses.

Comentários estão encerrado.