Acompanhamentos DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Refogado Oriental

Hoje fiquei na maior dúvida sobre o que fazer para o jantar. Pensei numa salada, mas mesmo com o calorão lá fora, queria alguma coisa quente, ou pelo menos morninha, e saladas não se encaixam no meu desejo de uma coisa quentinha. Este refogado oriental me veio à mente e eu fui montando a receita na minha cabeça.

Abri a geladeira para ver o que tinha, e lá estava uma porção de brócolis, couve flor, cenouras, vagens e cogumelos. Pronto, a receita se configurou bem apetitosa! O refogado oriental na verdade foi inspirado em uma receita que eu já publiquei aqui, as Vagens Orientais. A receita ficou bastante parecida por sinal, mas o resultado foi um prato muito mais colorido e apetitoso!

Essa porção serviu muito bem 2 pessoas, como prato único. Como acompanhamento para carnes assadas, grelhadas ou ensopadas serve bem 4 pessoas, com certeza! Quem não é da carne vai gostar desse refogado oriental como acompanhamento para um arroz simples ou um lámen.

Ingredientes:

3 xícaras de mix de verduras e legumes grosseiramente picados (na minha panela tinha brócolis, couve flor, vagem, vagem torta, e cenouras)

2 xícaras de shiitakes frescos sem o cabinho e finamente fatiados

3 colheres de sopa de manteiga ou óleo de coco extra virgem

1 colher de sopa de gengibre fresco ralado

1 colher de chá de óleo de gergelim tostado

1 a 2 colheres de chá de shoyu naturalmente fermentado

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Aqueça a manteiga numa panela baixa ou wok (eu usei uma de ferro e recomendo, se você tiver) em fogo médio/alto e jogue o mix de legumes e verduras.

Adicione o gengibre fresco ralado, um pouco de sal e pimenta, mexa um pouco e tampe.

Enquanto isso, retire os cabinhos dos shiitakes e fatie-os.

Junte os shiitakes à mistura da panela, mexa bem e tampe por mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente.

Abra a panela, experimente o ponto dos legumes, que deve estar al dente para mole (bem, o ponto nesse caso é um critério muito pessoal! Eu prefiro não muito mole, marido prefere desmanchando!!) Os legumes ficam ligeiramente tostados e para mim esse é o ponto perfeito.

Desligue o fogo, misture o óleo de gergelim e o shoyu e sirva imediatamente.

Algumas sugestões para o refogado oriental:

Marido acha que a adição de amendoins crocantes deixaria o prato ainda mais incrível. Eu faço careta e dispenso, porque não suporto amendoim, mas numa próxima vez faço um extra para ele (se ele for bonzinho!!!!).

Enquanto eu degustava essa delícia, pensei que a mistura ficaria muito bem com um ingrediente a mais: aquele macarrão “soba”, bem oriental, feito de trigo sarraceno. Também já entrou para a lista de testes futuros!

Leia mais

Quer mais receitas coloridas, saborosas e sem industrializados na sua cozinha? Confira o meu livro 30 Dias de Comida de Verdade, que oferece 30 dias de café da manhã, almoço e jantar em deliciosas combinações, dicas de reaproveitamento e, logicamente, receitas detalhadas de tudo. O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

17 comentários

  1. oi, Pat.
    Eu estou com uns shitakes secos aqui, e sempre fico na dúvida de como usar. Num dia que fui fazer, eles ficaram meio durinhos no meio (mesmo tendo deixado de molho). Vc já usou? Ou sempre usa fresco?

    1. Paula, é exatamente por isso que eu não gosto muito de cogumelos secos em geral. Eles nunca ficam macios por igual e nem são muito saborosos… Talvez eu ainda nào saiba o jeito certo de usar. Notei que deixá-los de molho em água bem quente os deixa mais macios. Será?

      1. Oi Pat e Paula,

        minha sogra (japonesa) compra sempre cogumelos desidratados na Liberdade e usa-os somente para fazer caldos.

        Frequentamos muitos restaurantes orientais e observei que os cogumelos sempre são frescos, mesmo das variedades mais exóticas.
        Também prefiro assim…

        Bjs.

  2. Olha, Pat. Na verdade , acho que para ser um Yakissoba só faltou o macarrão (Soba) e as carnes picadinhas .

  3. Oi Pat! Na embalagem do shoyu da “sakura” diz que a fermentação é natural e não fala nada sobre o glutamato. Acho que o grande problema dele é o corante caramelo… Você sabe me dizer se este é confiável? Qual(is) marca(s) você usa ou confia? Obrigada!

    1. Qualquer coisa além de soja e água me deixa meio desconfiada. Se a fermentação fosse assim tão natural, o shoyu ficaria naquela coloração naturalmente, sem a necessidade de corantes…. E se não me engano sakura é da ajinomoto, né?

  4. Pois é Pat… Na verdade nunca gostei dessa informação sobre o corante caramelo, mas não conheço outro shoyu. Na verdade obtive as informações sobre a fermentação natural aqui no seu site e por isso estou restringindo muito uso do shoyu aqui em casa, mas fui atrás de outros e ainda não encontrei. Nessas lojas ditas “naturais” eles não tem outra opção, ainda mais aqui em Cabo Frio, onde estou morando. Vou procurar melhor em Niterói. Obrigada!!

    1. oi, Ludmila.
      Eu encontrei um importado do Japào no mercadão em SP. E depois vi que num mercado municipal aqui em Campinas tb tinha, igualzinho. Pelo rótulo, é só soja fermentada…
      Já tentou ver em algum mercado municipai ai. Na cidade dos meus pais, que é pequena, tinha um supermercado pequeno que pertencia a uma familia japonesa e eles sempre tinham produtos de lá… Talvez tenha algo assim ai…

      1. Oi Paula! Obrigada pela dica, só hoje vi seu recado! Consegui encontrar o shoyo que a Pat indica, o Daimaru, mas não em Cabo Frio. Encontrei também um outro shoyo, muito bom , o Kikushi, que encontrei no restaurante Metamorfose, no Centro do Rio. O Daimaru compro no armazém “Veio da roça – Companhia Orgânica”, que costumo frequentar em Niterói.

  5. Olá. Eu consigo comprar uma panela de ferro dessas pela internet? Qual é a marca? Tenho uma mas enferrujou. Estou em um dilema com minhas panelas. Obrigada

  6. Olá. já faz um tempo que eu estou querendo te perguntar sobre o shoyu. vi esses dias um no Pão de Açucar, que fica uma prateleira refrigerada, num vidrinho, caro pra caramba, não me lembro a marca, mas no rótulo não consta glutamato… vou pegar o nome da marca e vê se animo comprar!

  7. O pessoal da colônia japonesa faz esta misturinha direto….
    Faço isto quando estou com preguiça de cozinhar.
    Pra nós isto é rotina.

Comentários estão encerrado.