RECEITAS Risotos

Risoto de Camarão com Perfume de Coco

CIMG4248Quando eu venho até a praia, a coisa que mais adoro é “me afogar” em peixes e camarões, coisa impossível de se encontrar fresquísimo em São Paulo.

Eu não sou muito craque em escolher peixes e camarões frescos, por isso é que nessa hora aceito com alegria a ajuda do meu pai. Ontem escolhemos camarões, pescados aqui na região mesmo, para preparar um gostoso risoto. A receita foi aparecendo na minha cabeça conforme eu separava os ingredientes básicos de qualquer risoto: arroz arbóreo, vinho, cebolas, caldo caseiro e queijo parmesão.

Saiu essa gostosura!

A receita deu para 5 pessoas, “na estica”. Na verdade, essa quantidade nos deixou com um gostinho de “quero mais”…

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga (se queiser o sabor do coco mais acentuado, troque a manteiga por óleo de coco extra-virgem)

1 cebola média finamente picada ou ralada

500g de camarão médio ou grande cru, lavado, escorrido e seco (use papel toalha)

2 xícaras cheias de arroz arbóreo

1 xícara de vinho branco seco

1,5 xícaras de caldo de peixe caseiro (eu achei que tinha trazido caldo de peixe, mas na verdade, por engano, trouxe caldo de legumes caseiro, que também deixou a receita excelente, porém com sabor mais suave)

1,5 xícaras de leite de coco caseiro

1/2 a 1 xícara de água filtrada

1 colher de sopa rasa de curry (coloque um pouco mais ou um pouco menos, de acordo com seu paladar; com essa quantidade, o curry deu um toque e cor especiais, sem ficar com sabor acentuado demais)

1/2 xícara de um bom queijo parmesão ralado na hora

1/2 xícara de cebolinhas picadas

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Numa panela pequena, aqueça rapidamente o caldo de legumes ou caldo de peixe juntamente com o leite de coco caseiro e o curry (é só deixar morninho, não precisa ferver). Acrecente também uma pitada de sal e pimenta à mistura.

Numa panela larga (a minha panela favorita para risotos é do tipo “wok”) derreta a manteiga e junte a cebola picada. Refogue até que a cebola comece a dourar ligeiramente.

Junte os camarões lavados e secos e os refogue rapidamente, já temperando com um pouco de sal e pimenta.

Tire os camarões da panela, sem tirá-la do fogo e reserve.

Leve o arroz à panela onde refogou o camarão, fogo alto, e vá mexendo sempre, até que o líquido comece a secar.

Junte o vinho e mexa bem, até que o líquido seque.

Comece então a acrescentar o caldo caseiro, lentamente, concha a concha, mexendo sempre. Conforme o caldo seca, você acrescenta mais uma concha,mexendo sempre.

Após cerca de 15 minutos, o arroz ainda não estará pronto, mas você deve acrescentar os camarões de volta na panela para que acabem de cozinhar.

Continue colocando o caldo, concha a concha, até que o arroz esteja cozido “al dente” (CLIQUE AQUI para conhecer a minha receita básica de risotos). Caso o caldo termine antes do cozimento estar completo, use água filtrada para terminar a receita.

Acrescente então mais uma concha de caldo, mexa muito bem e desligue o fogo imediatamente.

Junte o queijo parmesão e a salsinha/cebolinha, mexa bem, tampe e deixe descansar na panela por um minuto antes de servir.

Nesse dia servimos o risoto como prato único, mas ele também vai muito bem acompanhado de algum peixe grelhado ou assado, de tempero bem simples.

Ao invés de salsinha/cebolinha, você também pode experimentar folhas de coentro para finalizar esta receita. Fica muito bom!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Oi Pat! Que pena que não vi essa receita ontem para me inspirar! eu fiz um risoto de camarão delicioso, mas não coloquei leite de coco. De uma certa forma me inspirei, usei um caldo de camarão caseiro que preparei semana passada e congelei. Ficou uma delícia! Quando você vai expandir a sua produção de caldos caseiros para SC e o resto do Brasil hein? Tenho muitos pacientes que adorariam comprar! Abraço. Maria Rosa (nutricionista – Fpolis)

    1. Maria Rosa, não sei quanto a expandir tanto assim, mas quando for a Balneário Camboriú visitar a família, prometo levar um bom estoque de caldos para quem quiser!!

  2. Opa! Gostei da idéia! então por favor me avise que eu tenho algumas pessoas “próximas” de BC para indicar! Se der pra trazer pra floripa de alguma forma… Já tem previsão de vinda? Vc faz caldos de carne e frango para vender? ou só carne? Qual é o valor/ peso? Abraço!

    1. Maria Rosa, eu vendo todos os caldos que faço: carne, frango caipira, peixe, legumes, mocotó e pato. Eu os vendo por litro.

      Pra já não tenho previsão de ida para BC, mas quando for, aviso no site!

Comentários estão encerrado.