Risoto de Peras com Presunto Cru

by Pat Feldman on 02/12/2008 · 4 comments

in RECEITAS, Risotos

Eu adoro presunto cru, e só não compro toda hora porque é dificílimo encontrar uma marca que seja realmente de qualidade e, principalmente, que seja livre de nitratos, nitritos e outros tantos aditivos químicos. Achei uma que não cita a presença desses químicos em sua composição. O sabor é bem bom, mas na dúvida entrei em contato com a empresa para confirmar a presenca de eventuais conservantes. Vamos ver quando eles me respondem!

Eu já expliquei AQUI como é o preparo básico dos meus risotos, e a delícia de hoje não foi diferente. As peras picadas em cubos e o presunto cru em lascas foram adicionados ao final. Para enfeitar e dar um toque especial, cebolinhas fatiadas muito finas.

Quando já tinha começado a preparar o risoto, me dei conta que não tinha vinho branco em casa, ingrediente fundamental para um bom risoto. A bebida alcoólica dá um toque todo especial aos risotos, não pode faltar – não se preocupe com o álcool, ele evapora todinho e no prato resta apenas o sabor maravilhoso. Eu “fucei” nos meus armários e achei uma garrafa de tequila ouro (!!!) esquecida lá, provavelmente há alguns anos, porque eu nem me lembro como ela parou ali, e achei que na falta do vinho, a tequila seria interessante nesse risoto. Seu sabor acentuado seria perfeitamente atenuado pelo doce da pera.

Não errei, o risoto ficou maravilhoso e não sobrou nadinha para contar história!

(a propósito, meu filho adorou ver o risoto na panela, ele AMA arroz, mas quando viu um restinho de feijão na geladeira, não perdoou e pediu junto! Foi uma combinação totalmente sem pé nem cabeça, mas ele comeu o tal risoto com feijão… eca!)

A propósito, eu escrevi essa receita hoje à tarde, e agora à noite, chegando em casa pronta para transferir as fotos para o micro e pulicar a receita, recebi a resposta do pessoal do presunto cru no meu e-mail:

Patricia, é usado o sal e uma baixa concentração de nitrato e nitrito no sal de cura. Obrigada

Confesso que fiquei um tantinho decepcionada, porque afinal já gostava da marca mesmo sem ter certeza. Na embalagem dizia apenas presunto curado e sal. O presunto continua gostoso, mas a empresa caiu no meu conceito porque não divulgou adequadamente tudo o que realmente continha no produto. No meu caso é mero cuidado com o que coloco dentro do meu organismo, mas imagino que existam pessoas com alergias sérias a aditivos como este e podem ter problemas sérios se o consumirem achando que não tem nada demais. Sofredores de enxaquec são um bom exemplo: nitratos e nitritos comumente encontrados em embutidos em geral são desencadeantes super comuns para crises de enxaqueca.

Vou pensar vinte vezes antes de comprar presunto cru novamente… Uma pena!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 4 comments }

Monica Loureiro Jorge December 2, 2009 at 9:34

Que saco este negócio de “Nitratos e Nitritos”….
Eu gosto tanto de presunto !

Pat Feldman December 2, 2009 at 12:43

De presunto eu não gosto muito, aliás, detesto! Mas presunto cru é uma delícia!! E eu acho uma pena poder comer tão pouco, mas sabendo dos malefícios, prefiro evitar…

Fabio June 8, 2010 at 2:53

O presunto Crú Salamanca, aquele fabricado em Catanduva-SP é processado somente com sau grosso. Outro dia tive a portunidade de ir comprar uma peça desse presunto direto na fabrica e ví que o produto é enterrado apenas no sal. Achei muito interessante e mito saboroso tambem.

Pat Feldman June 8, 2010 at 7:12

Fabio, é exatamente do Salamanca que estou falando aqui! Eu comprava feliz, achando que não continha nitritos nem nada, até que um dia resolvi escrever paraa fábrica confirmando, e eles me falaram que colocam nitritos sim, infelizmente….

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: