Saindo um caldo de frango fresquinho!!

by Pat Feldman on 04/07/2007 · 24 comments

in Aves, Caldos Básicos, COMPRE DA PAT!, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS, Sopas

[ratings]

Versão para impressão Versão para impressão

Olha a minha panelona aí­ embaixo, pronta para preparar o meu caldo de frango caipira, delicioso e super nutritivo!!!!!

****

Na verdade o frango só foi assim cru para a panela porque eu queria logo tirar a foto e postar aqui, mas antes eu coloco o frango inteirinho no forno e deixo ficar bem dourado.

Enquanto o frango está no forno, soltando um cheiro super apetitoso pela casa, eu vou enchendo a panela com salsão, cebola, cenouras e os miúdos do frango (pode colocar tudo mesmo: coração, cabeça, pés e qualquer outra parte que possa te dar a maior aflição só de pensar)

Até descascar e picar tudo isso, o frango já está no ponto!! Tiro do forno, junto aos demais ingredientes que já estão na panela (e que panela, das grandes!) e acrescento água filtrada até a boca. Aí­ vai uma longa, deliciosa e tortuosa espera até o caldo ficar pronto!! (tortuosa, porque vocês não imaginam o cheirinho de canja de vovó que fica pela casa!!).

Eu deixo o caldo no fogo ultra baixo (com um difusor entre o fogo e a panela, de preferência) por uns 2 ou 3 dias, direto. No finalzinho, depois de desligar o fogo e antes de coar, eu deixo um maço de salsinha fresca dando um toque final da iguaria.
Passado este tempo, tiro do fogo, passo por uma peneira e eis que surge o nosso maravilhoso caldo!!!

Com o frango e os legumes que ficaram na peneira temos uma deliciosa e nutritiva papinha para bebês, ou o recheio de uma bela torta ou ainda uma comidinha despretensiosa para as horas de preguiça (mas não esqueçam de temperar com muito sal, pimenta e ervas frescas da sua preferência!).
Quem mora em São Paulo já sabe: se a preguiça bater, é só entrar em contato comigo, que eu aceito encomendas!!!!

O caldo pode ser congelado em porções e descongelado em banho maria a cada vez que for usar. Na minha geladeira, que eu sempre deixo ligada bem forte, ele dura uns 7 dias. No freezer deve durar até uns 6 meses, mas aqui em casa sempre acaba muito antes disso!!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 21 comments }

ISABEL July 4, 2007 at 22:35

Nossa Pat, até senti o perfume…
Delícia!

Marcia D July 5, 2007 at 4:09

Hum, delícia!
Mas vem cá, quando vc coloca o frango no forno é sem nada, só numa assadeira mesmo?? e por quanto tempo???
Obrigadinha pelas dicas!
Beijinhos,
marcia da Alemanha

Pat Feldman July 5, 2007 at 7:47

Márcia, quando o frango for usado exclusivamente para o preparo do caldo, ele vai sem nada mesmo, nadinha (bem sem graça…)

Mas na maioria das vezes eu aproveito prá ganhar “de brinde” um delicioso frango assado no meu almoço. Nesse caso deixo o frango marinando um dia ou dois (dentro da geladeira) numa mistura de vinho branco, cebolas, tomates, sal, pimenta, salsinha.

No “bumbum” (será que ali é o bumbum? nota zero em anatomia aviária!!!!) do bichinho eu coloco um recheio bem gostoso de farofa de damasco com nozes, ovos e temperinhos. Fica muito bom!!

Nesse caso, prá assar, eu antes embrulho em papel alumínio e deixo assar assim por umas 2 horas, prá só então tirar e deixar dourar. É que o frango caipira tem uma carne super dura – nada parecido com os frangos que se compra normalmente em supermercados. Tem que assar bastante prá conseguir comer!!

Nesse artigo eu falo um pouco mais sobre o tal frango assado da minha vida: CLIQUE AQUI para ler na íntegra.
Bjs!!

Ah, Isabel!!! Estou feliz da vida de ver tantas participações tuas por aqui!! Obrigada!!!

Angela July 5, 2007 at 7:57

Que tal fazer uma permuta?

Troco o caldo de frango por um pão de fermentação natural 100% integral, que tal? ;)

Beijos e parabéns pelo caldo!

Tati July 5, 2007 at 11:36

hummm que delicia hein!!! PAt, não vejo a hora de por todas suas receitas em prática!!!

Beijão

Tati July 5, 2007 at 11:37

Eu posso usar esse caldo no lugar da água para fazer arroz?

Pat Feldman July 5, 2007 at 11:57

Eu sempre uso esse caldo de frango ou o caldo de carne no lugar de água prá preparar arroz (integral é o que vai mais aqui em casa) e feijão.

No feijão dou preferência ao caldo de carne, acho que combina melhor!

ISABEL JIMENEZ July 5, 2007 at 15:43

ÔÔÔ Pat, pensei que nunca falaria comigo!
Deixei uma perguntinha sobre o “Tabasco” e você não me respondeu.
Adorei seu blog e visito sempre que ligo meu computador.
Parabéns!
Beijinhos,
Bel
=]

patblog July 5, 2007 at 17:00

Que nada, Isabel!!

Eu sempre comento com meu marido o quanto eu acho legal você estar sempre participando e sempre soltando comentários super pertinentes em quase todos os artigos que eu escrevo!!

Fico super feliz!!

Sobre a Tabasco e outros molhos de pimenta, a tua dúvida está aqui na “lista de espera”. Eu li num livro um artigo muito interessante sobre o assunto. Vou ver onde anda o livro e transcrevo aqui prá você e prá todo mundo – cooco até dedicatório, tá?!?

ISABEL JIMENEZ July 5, 2007 at 20:00

Ótimo Pat!
Agora fiquei feliz!
Um beijinho,
Bel
=]

Luíza July 8, 2007 at 8:53

Fica 2 ou três idas no fogo direto messsmo??
Você não desliga nem pra dormir??

Vou usar essa receita pra fazer só o frango mesmo, deixar cozinhando um pouco e depois colocar pra assar com todos esse temperos!!
deve ficar bom hein?

beijo!

Nna August 16, 2007 at 21:53

Hum! Isso sim é que é caldo de frango de verdade! parabéns por oferecer uma alimentação destas à sua família! bjo.

Daniel Figueiredo August 20, 2007 at 13:52

Eu costumo fazer caldo de frango de vez em quando, mas nunca usei frango caipira. Uso só as carcaças de frangos comuns. Não tem nem comparação com caldos de frangos industrializados.

Melissa September 29, 2007 at 19:39

Rsrsrsrs, se eu deixar algo cozinhando por 3 dias, meu marido me mata!!! Deixo por algumas horas só, acho que dá, né?

Marina October 15, 2007 at 9:30

Pat, a receita do caldo de galinha são dois ou três dias no fogo mesmo? Desliga e retorna por três dias?

Como posso encomendar o caldo por enquanto?

Beijos!!!!!!

PatriciaUK April 25, 2008 at 8:42

eu amo caldo de frango feito em casa, comecei a fazer quando tive meu primeiro filho, ja que eh um grande nao colocar caldo industrializado na comida de bebes ne?? Eu congelo em formas de fazer gelo… Mas ao contrario de vc, eu acho a carne de frango caipira mais macia, porque sera? Aqui na inglaterra no momento ha uma grande ‘guerra’ contra frango de granja, alguns supermercados nem vendem mais. Ah, quando asso o meu frango, eu coloco um limao siciliano dentro do bum bum e os talhos da salsinha e esfrego sal maldon por dentro tbem. bjos x

Nilma May 14, 2008 at 7:46

Ha muito tempo que nao compro frango,pois entre os turbinados de hormonios e nenhum,prefiro o ultimo.
Hoje comprei frango caipira e vim correndo aqui para pegar umas dicas.
Nem começei,mas ja estou ansiosa.
Abraços

Marina May 14, 2008 at 17:40

Meninas, preciso de indicação de um lugar para comprar um bom frango caipira…

Alguém???

Margarete Tavano May 15, 2009 at 10:06

Fizemos o caldo em casa, só que assamos o frango temperado com pouco sal e ervas, eqto isso numa panela enorme que tenho de alumínio fundido, colocamos água e todos os temperos que vcs possam imaginar (muito alho e cebola, salsinha, cebolinha, salsão, alho poró, pimentão, pimenta doce, manjericão, orégano fresco e outros temperos que talvez eu esteja esquecendo (todos naturais) e pouquíssimo sal (meu filho tem problemas renais, então não usamos muito sal nem conservantes, corantes, embutidos e enlatados, tudo em casa é natural).

Assim que o frango ficou assado, colocamos na panela com o caldo que já começava a ferver e alí deixamos o dia todo, eu desligava a noite e ligava de manhã, assim ficou 3 dias em fogo bem baixo com chapinha de amianto.

Depois de pronto, o caldo congelamos em formas de gelo e depois soltamos e guardamos em saquinhos de congelar no frieses e o frango com os temperos também congelamos (deu 3 porções) e usamos para tortas.

Resultado: genteeeeeeeeeeee o caldo ficou divino e as tortas com o frango também, é um sabor indescritível, utilizo os caldos em arroz, no cozimento de mandiocas fica demais o sabor e em toda comida que requer caldos de frango.

Parabéns por esta receita, realmente é maravilhosa, substanciosa e saborosa.

Obrigada

Margarete

clelia izabel padrão October 27, 2009 at 18:33

tenho uma fillha que mora na AUSTRALIA e é nutricionista ela viu as suas comidinhas e adorou eu moro aqui na av nova cantareira gostaria de saber se vc da cursos e que lugar de são paulo vc esta minha filha tem 2 criançihas obrigado espero sua resposta o mundo prescisa de pessoas comovoce parabens

Sa June 28, 2010 at 0:06

Oi Pat
Fiz o caldo de frango.Ficou uma delícia. Adorei comer e também adorei fazer, achei linda a panela cheia de caldo, ainda mas sendo o frango do meu sitio, criado solto e feliz.
Obrigada pela receita.

Comments on this entry are closed.

{ 3 trackbacks }

Previous post:

Next post: