DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Saladas

Salada de Arroz Selvagem com Cúrcuma e Pinoli

Faz um tempão que eu não preparo esta salada de arroz selvagem, mas ela é uma ótima recomendação para o cardápio de festas saudáveis e saborosas.

A combinação de ingredientes, sabores e aromas resulta em uma salada deliciosa e diferente. Que pode ser servida como prato único ou ser acompanhada de carnes ou peixes grelhados.

As crianças vão achar a maior graça de comer “arroz preto”, e vão aprender a comer e gostar de ingredientes diferentes. Uma festa!

Ingredientes:

2 xícaras de arroz selvagem;

1 cebola média finamente picada;

4 dentes de alho;

1 colher de chá de cúrcuma em pó ou ralada;

2 laranjas descascadas e cortada em cubos;

1/2 xí­cara de suco puro de laranja ;

1/2 xí­cara de pinoli torrados na hora;

Raspas da casca de 1 limão;

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem e sal a gosto.

Modo de Preparo:

Deixe o arroz selvagem de molho por cerca de 8 horas;

Escorra a água;

Coloque na panela 1 colher de sopa de azeite e refogue ligeiramente a cebola e o alho;

Acrescente o arroz com sal e pimenta a gosto e o açafrão em pó; Mexa bem e acrescente 1 1/2 xícara de água fria. Mexa mais;

Abaixe o fogo e cozinhe até que o lí­quido seque completamente; Reserve;

Quando o arroz estiver frio, junte o suco a laranja picada;

Tempere com 1 colher de sopa de azeite e sal, e misture o piñoli recém-torrado e as raspas de limão.

Sirva a salada de arroz selvagem à temperatura ambiente ou gelada.

Troca econômica

Esta é uma receita com ingredientes mais caros, e nem sempre viáveis para muitos de nós. Eu mesmo penso duas vezes antes de comprar arroz selvagem e pinoles, mas não é por isso que você vai deixar de preparar algo especial e comer muito bem!

O arroz selvagem pode ser substituído por uma mistura dele com outros tipos de arroz, como o vermelho e/ou o integral. No mercado você também encontra misturas prontas de vários tipos de arroz, a um preço mais raziável e que ficam muito bem nessa receita. Os pinoles podem ser substituídos por amêndoas laminadas, castanhas do Pará grosseiramente picadas ou ainda pinhões.

Vai ficar igualmente gostoso, eu garanto!

Leia mais

Quer mais receitas festivas como esta? Sim, porque arroz selvagem sempre dá um ar festivo às receitas! Conheça meu e-book Festas Saudáveis e Saborosas, disponível em PDF, para você ler de qualquer um dos seus dispositivos eletrônicos.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

  1. Pat,

    Estou com uma caixa de arroz preto em casa, esperando para ser experimentado. Você acha que fica bom nessa salada?? O arroz selvagem eu já conheço e gosto bastante, mas o preto ainda não fiz.

    bjo,

Comentários estão encerrado.