Salada de Grão de Bico com Bacalhau

by Pat Feldman on 30/12/2014 · 4 comments

in Datas Comemorativas, Peixes, RECEITAS, Saladas

Screen Shot 2014-12-30 at 11.56.43 PMAqui em casa entre os clássicos nas festas de fim de ano a Salada de Lentilhas se destaca. Nessa época de ano a procura por essa receita aqui no site é enorme, até porque a tradicional lentilha, ensopada, cozida como feijão, é pesada demais para o nosso calor. Eu adoro, mas como adoro novidade, vou sempre inventando uma receita nova, e esse ano resolvi trocar lentilha por grão de bico, e incluí o bacalhau para deixar o resultado muito especial. Tão especial, que entrou para o meu cardápio oficial de festas.

Receita simples de preparar, mas que exige planejamento para que bacalhau e grão de bico possam ter um período de molho. Bacalhau de molho para dessalgar e grãos de molho para neutralizar os fitatos, como eu explico AQUI. Fora o cuidado de ter tempo hábil para o molho, a receita é hiper simples!

Ingredientes:

500g de grão de bico

1/4 de xícara de soro de iogurte ou suco de meio limão

4 dentes de alho picados

2 xícaras de caldo de carne caseiro

2 folhas de louro

500g de bacalhau em lascas

2 xícaras de caldo de peixe caseiro

1/2 de xícara de azeite de oliva extra virgem

1/2 de xícara de cebolinhas picadas

1/3 de tomates cereja fatiados

sal e pimenta do reino à gosto

Suco de um limão (ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã)

Modo de Preparo:

Deixe o bacalhau de molho, na geladeira, por 24 a 36 horas, trocando a água por 3 ou 4 vezes.

Deixe o grão de bico de molho, à temperatura ambiente, por 24 a 36 horas, em água e 1/4 de xícara de soro de iogurte ou suco de meio limão.

Escorra o bacalhau e coloque-o para cozinhar em caldo de peixe e água filtrada suficiente para cobri-lo completamente. Leve à fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que ele esteja bem macio, fácil de desfiar.

Escorra o grão de bico e lave muito bem em água corrente. Leve a uma panela de fundo grosso (eu uso as de ferro) com o caldo de carne, o alho, o louro e uma colher de sopa cheia de sal. Leve à fervura, baixe o fogo e cozinhe por cerca de duas horas, ou até que os grãos estejam macios – fique atenta, os grãos devem estar macios, mas não desmanchando.

Retire o bacalhau do fogo e coe o líquido. Desfie muito bem e reserve.

Retire o grão de bico do fogo e coe o líquido. Espere esfriar por cerca de uma hora.

Junte todos o bacalhau e o grão de bico numa travessa grande e acrescente os demais ingredientes. Misture bem para que todos os sabores se misturem.

Leve à geladeira por pelo menos 6 horas.

Retire da geladeira cerca de uma hora de servir, porque se a salada estiver gelada demais, os sabores não ficam tão acentuados, tão característicos.

Caso queira, misture algumas azeitonas picadas na hora de servir.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 4 comments }

Roberta October 16, 2015 at 22:55

Oii Pat,
nossa, essa receita parece maravilhosa!! Vou tentar fazer!

Queria aproveitar pra tirar uma dúvida: vi em algum site (não me lembro onde) que se deixasse o grão de bico de molho por mais de 8h, o acido fítico poderia voltar para o grão.
Vc já ouviu sobre isso? Será que o problema seria se não fosse trocada a água? Achei estranho, mas mesmo assim fiquei com medo porque deixo tanto o grão de bico como o feijao de molho por 24-40h.
Mesmo assim, confio mesmo é na sua opinião.
Obrigada,

Roberta.

Pat Feldman October 17, 2015 at 7:46

Imagina, que bobagem!!! Pode deixar o grão de bico de molho sim, porque se deixar só oito horas – pelo menos pra mim – pode prejudicar a digestão e causar gases e/ou cólicas.

Adelle Ribeiro March 15, 2016 at 21:41

Oi Pat…Td bem!!
Tenho acompanhado vc a pouco tempo e tenho gostado mto e já experimentado algumas receitas e dicas suas..
Agradeço por compartilhar seu conhecimento de forma tão clara!!
Porém tenho uma dúvida!! O grão de bico tem uma casquinha Q começa a soltar depois de cozido. Vc costuma tirá-la?? Tem necessidade disso ou não??
Desde já mto obrigada!!

Pat Feldman March 27, 2016 at 10:15

Eu até tiro uma ou outra casca, mas tendo deixado o grão de bico de molho do jeito que eu ensino, tirar a casca é desnecessário.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: