Aves DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Saladas

Salada de Pato

Essa foi a semana do pato aqui em casa! Fiz pato assado, delicioso, que depois de muito bem degustado serviu para preparar um belíssimo caldo de pato. Com os miudos que acompanham o pato, preparei uma papinha de beterraba com miudos (pulmão, fígado, rins e coração), tudo cozido no caldo de pato. Com a carne de pato que sobrou, bem desfiada, inventei esa salada, que ficou farta, colorida e muito saborosa!

Desde o primeiro pato assado que preparei aqui em casa, esse cardápio entrou para o topo da lista de favoritos, e o legal é que do assado tiramos caldo, tiramos arroz de pato (meio no improviso), papinhas, ensopadinhos para o prato do mais velho e agora a novidade com miudos na papinha do bebê (ele ADOROU!).

Ingredientes:

2 xícaras de alface grossamente rasgado – usei alface mimosa orgânica (dica: evite usar facas de metal para picar folhas, elas podem ficar amargas – rasgue com as mãos)

1 xícara de rúcula (eu usei uma tal de rúcula selvagem que achei no mercado outro dia, muito deliciosa!)

1 xícara de carne de pato assado desfiada

1/4 de xícara de nozes crocantes grossamente picadas (eu simplesmente quebrei com as mãos, mais rápido e fácil)

1/4 de xícara de uvas vermelhas cortadas ao meio (usei uma variedade sem sementes, bem docinha, mas que não me lembro do nome…)

Para temperar: sal, pimenta do reino moída na hora e azeite extra-virgem à gosto. Como o pato já está bastante saboroso, porque foi assado com muitos temperos, você não sentirá falta de mais nada.

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes, menos o pato, numa saladeira funda, e misture bem (use as mãos, limpas claro, é uma delícia!).

Tempere com sal e pimenta do reino e mexa mais. Só então junte o azeite – use um azeite de boa qualidade, e se encontrar uma marca não filtrada (já existem umas poucas no Brasil, importadas), de preferência, o sabor é incrível!

Se o pato estiver guardado na geladeira, leve-o rapidamente a uma panela, só para tirar o gelo, deixá-lo à temperatura ambiente. Junte-o à salada no momento de servir.

A propósito, já foi conhecer o BRECHÓ DA PAT?

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

  1. Pat, onde encontrar pato de boa procedência????? Tô querendo fazer. Beijos

    1. Flá, eu tenho comprado na Casa Santa Luzia, que pela embalagem não me dá garantia de ser caipira, mas será com certeza de boa procedência em termos de higiene e prazo de validade. Fica no balcão refrigerado, junto do frango caipira.

Comentários estão encerrado.