DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Saladas

Salada Verde com Erva Doce

Screen Shot 2013-02-22 at 15.41.25Ontem eu recebi um grupo de amigos queridos em casa e, apesar do calor, à pedido de um deles, preparei o Bigos, um prato típico da Polônia, muito rico e saboroso, que não é exatamente pesado quando preparado com a matéria prima certa, mas que pede uma salada altamente refrescante para iniciar e equilibrar a refeição.

A receita dessa salada surgiu de umas dicas que eu peguei com a minha irmã, que também é da turma da cozinha, e das boas! Eu peguei as dicas dela, mas como sempre, fiz do meu jeito! O resultado não poderia ter sido melhor, e combinou maravilhosamente bem com a refeição toda!

As quantidades a seguir serviram bem 6 pessoas, como entrada. Mas eu não acharia nada mal ter essa salada como prato único de uma refeição, e nesse caso ela deverá servir umas 4 pessoas.

Ingredientes:

4 xícaras de mix de folhas rasgadas (para servir nesses potinhos mais fundos, eu gosto de comprar a versão “baby” das folhas, como alfaces mimosa e romana, rúcula, agrião, maché, etc)

4 tangerinas pequenas descascadas e picadas em cubos – quando você corta as tangerinas tente salvar o máximo possível daquele suco que solta, ele fará parte do tempero da salada! (cuidado quando for descascar para retirar completamente aquela parte branca da casca, que se ficar pode acabar deixando um gosto amargo na fruta)

Screen Shot 2013-02-22 at 15.41.502 bulbos pequenos de erva doce bem lavados e finamente fatiados (a dica da minha irmã para otimizar aqui é deixar a erva doce fatiada antes, e para não escurecer ou perder a crocância, deixá-la de molho em água bem gelada)

1/2 xícara de azeite de oliva extra-virgem de qualidade

sal e pimenta do reino moída à gosto

1/2 xícara de nozes crocantes grossamente picadas

Modo de Preparo:

Numa travessa grande e funda, junte as folhas, a tangerina picada, o suco da tangerina e a erva doce finamente fatiada.

Tempere com o azeite, sal e pimenta à gosto e mexa muito bem para que todos os sabores se misturem e se incorporem – você pode usar as suas mãos ou a mãozinha das crianças nessa tarefa, é uma delícia!

Se for servir a salada já em pratos/tigelas prontos, divida a salada no número de pratos e coloque cerca de uma colher de sopa de nozes sobre cada porção. Se for servir a salada numa saladeira grande, salpique as nozes sobre a salada pronta e sirva imediatamente.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.