Salada Verde com Molho de Maracujá

by Pat Feldman on 13/01/2014 · 2 comments

in DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, Molhos, Para salada, RECEITAS, Saladas

Screen Shot 2014-01-13 at 21.16.44Essa semana, acho que por conta do calor, eu ando animadíssima no preparo de saladas e seus molhos. Fico olhando para todos os ingredientes espalhados pela minha cozinha – ervas, frutas, óleos, nozes e castanhas – e fico pensando no que posso usar, como posso combinar uma coisa com a outra, etc.

E neste último sábado, na feira de orgânicos, achei alguns maracujás deliciosos… Desde que cheguei em casa com eles fiquei pensando em como um deles poderia fazer parte de uma das minhas saladas. E hoje inventei esse molho, combinado com essa salada especificamente, e tudo ficou mais do que perfeito, um escândalo de gostoso!!!!!

A quantidade de folhas sugerida abaixo serve duas pessoas, em porções fartas. O molho rende bem mais que para duas pessoas – calculo que serve cerca de 6 a 8 porções. Sem problemas, você usa o quanto precisar para a refeição, e guarda o resto num pote fechado na geladeira, para se deliciar nos dias seguintes.

Ingredientes da salada:

4 a 5 xícaras de um mix de folhas verdes suaves – em geral eu opto por um mix de alfaces, que na minha opinião são as folhas mais suaves, mas se você encontrar brotos de outras folhas, eles em geral possuem sabor mais suave do que a folha “adulta”.

1/3 de xícara de queijo masdaam holandês picado em cubos (era o que eu tinha na geladeira, e foi uma combinação muito feliz, mas penso que outros queijos mais moles, novos, como camembert ou brie, e até o brasileiríssimo queijo canastra novo, podem ser combinações espetaculares)

1/4 de xícara de piñoles torrados (se você achar essa opção muito cara – e é – troque por amêndoas laminadas).

Screen Shot 2014-01-13 at 21.35.17Ingredientes do molho:

1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem

1/2 xícara de água filtrada

polpa de um maracujá azedo, com sementes

1 colher de chá de mel silvestre

1/2 colher de chá de sal

pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Para o molho, junte todos os ingredientes no liquidificador e bata muito bem, até que as sementes do maracujá se quebrem completamente (elas não somem completamente, mas ficam minúsculas, o suficiente apenas para deixar uma sensação crocante no molho).

Divida as folhas da salada em duas porções – sugiro servir essa salada em prato fundo.

Tempere cada porção de salada com 3 colheres de sopa do molho de maracujá.

Coloque um pouco de queijo sobre cada uma das porções e salpique com os piñoles torrados.

Sirva imediatamente.

Não estranhe se você quiser fazer tudo só pra você!!! A salada fica boa DEMAIS!!!!!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 2 comments }

Eveline Rodrigues April 19, 2014 at 21:56

Deu água na boca!

Gisele January 6, 2015 at 7:41

Fiz o molho de maracujá. Você tem razão: fica delicioso!!!! Fiz algumas adaptações com o que tinha em casa (queijinho minas – direto da fazenda do meu irmão e castanhas).
Como a receita rende um tantão, coloquei no vidro que vem com azeite e guardei na geladeira. Vamos descobrir qual a validade. Espero que dure até acabar…tenho dó de jogar qualquer comida fora. Ainda mais gostosa desse jeito!
Mais um detalhe, este molho vai bem com tudo que você colocar na salada: cenoura, tomate, pepino, couve…
Mais uma receita aprovadíssima!!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: