Sanduíche de Frango e algumas dicas

by Pat Feldman on 06/11/2011 · 2 comments

in Aves, Lancheira da escola e dos passeios, RECEITAS, Sanduíches

Meu filho mais velho ultimamente anda encantado com a idéia de lanchinhos para o jantar. Não sei bem de onde ele tirou isso, já que aqui em casa essa opção é rara para nós e inexistente para as crianças. Na casa dos meus pais (onde as crianças se hospedam bastante) também não é muito comum. Talvez o gosto por lanches à noite seja genético (risos), já que na casa da minha querida avó paterna os jantares eram quase sempre compostos de café com leite, pães, tortas e quando muito uma sopa (a não ser em ocasiões especiais, como a ceia de Natal).

O fato é que lanchinhos podem ser uma boa armadilha para comermos o que não presta, o que não é nutritivo e que, apesar de quase sempre gostoso, não faz bem à nossa saúde. Mas quando pensados e preparados cuidadosamente, lanchinhos podem ser uma forma incrível de oferecer uma refeição muito nutritiva e atraente para as crianças.

Os lanchinhos mais comuns aqui em casa aparecem na forma de espetinhos – é uma opção muito lúdica, que permite combinações infinitas e coloridas, e onde é possível introduzir muitos ingredientes novos sem trauma. Qualquer hora falo sobre isso mais detalhadamente aqui no site!

Hoje eu sugeri um sanduíche e a primeira reação do meu grandão foi fazer careta, já que ele absolutamente não está acostumado a comer sanduíches, e nem gosta muito. Meu marido, que é muito mais rígido que eu no quesito alimentação, ficou de cabelo em pé!

Ah, os sanduíches… São um exemplo clássico de uma comidinha que é sempre gostosa, mas que pode ser muito saudável ou absolutamente péssimo para a saúde dependendo de cada ingrediente que você escolher para ele, desde o pão até o recheio.

Os pães, se você tem disponibilidade e se tem o dom, eu recomendo fazer em casa, pelo método super saudável e saboroso de fermentação natural. AQUI no site eu já publiquei diversas receitas de pães de fermentação natural. Em São Paulo existem padarias artesanais bastante boas que vendem pães preparados dessa forma – um luxo para minha preguiça ocasional, confesso!

Os recheios ruins (apesar de gostosos) eu acho que nem preciso enumerar aqui, todo mundo já sabe que embutidos em geral, como salames, mortadelas, peito de peru, etc, são produtos alimentícios totalmente artificiais e nada saudáveis, repletos de aditivos químicos, algumas vezes impronunciáveis.

Os recheios bons também são muitos, basta a gente deixar a preguiça de lado e pensar um pouco! Agora vou contar sobre o sanduíche de hoje, mas vou tentar me lembrar de publicar outras sugestões.

O pão hoje foi comprado na feira de orgânicos do Parque Água Branca, do pessoal do Sítio Bahia de Botucatu. Essa semana optei pelo pão de linhaça, que é uma delícia!

O recheio aproveitou o que eu tinha sobrando na geladeira: bastante manteiga, uma colherinha de azeite de oliva extra virgem e partes iguais de patê frutado e frango desfiado (usei o frango que sobrou do preparo do caldo de frango caseiro). Pitadinha de sal e pimenta pra ficar ainda mais saboroso e o jantar-lanchinho saiu super rápido e delicioso!

Eu poderia ter acrescentado umas folhas de alface ou rúcula, e até mesmo um punhado de chucrute ou pepino em conserva picadinho, mas  considerando a falta de prática do meu filho com sanduíches, temi que as folhas deixassem tudo meio escorregadio e desmontasse o sanduíche todo, e ele desistisse de comer.

Por que eu considero essa opção tão saudável?

O frango caipira é uma carne bastante rica e saborosa. Sobre a manteiga, que foi espalhada nas duas fatias de pão, eu já falei muito detalhadamente AQUI e em outras ocasiões. O cream cheese caseiro, usado no preparo do patê frutado é iogurte puro, um dos melhores alimentos que uma criança pode consumir! O toque de azeite de oliva extra-virgem também tem lá suas vantagens. LEIA AQUI para saber mais.

Para acompanhar tudo isso, um copão de leite cru purinho (meu filho não gosta nem do aspecto de leite misturado ocm qualquer coisa, só toma leite purinho e fresquinho!).

Fiquei bastante satisfeita com o que ele jantou. Um sanduíche que vale por uma ótima refeição!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 2 comments }

Nicole September 27, 2014 at 22:42

Oi Pati, onde voce consegue leite cru?
Obrigada!

Pat Feldman September 28, 2014 at 9:58

oi Nicole, pego com um amigo!! (olha que engraçado, me lembro do teu irmão, o Valen, quando éramos bem mais novos, tínhamos amigo em comum!)

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: