Comidinhas RECOMENDO

Shoyu sem adição de glutamato monossódico

Uma das coisas mais difíceis de encontrar ultimamente tem sido um shoyu como deve ser: sem adição de glutamato monossódico, sem corantes caramelos e outros aditivos horrorosos. Esses aditivos não só fazem mal (muito mal) à saúde, como também deixam um gosto exagerado na boca, aquela história de “ficar conversando” com a comida até o dia seguinte.

O verdadeiro shoyu

O verdadeiro molho shoyu é marrom escuro, com um sabor rico, complexo, e que dá a qualquer prato simples um gostosura incrível. O verdadeiro shoyu é naturalmente fermentado, e envelhecido em pequenos galões de cedro. O verdadeiro shoyu não é pasteurizado o que, além de tudo, preserva as maravilhosas enzimas que auxiliam na nossa digestão, como ocorrem com outros alimentos fermentados naturalmente.

Ontem eu fui dar um passeio pelo bairro da Liberdade, o bairro típico japonês, e aproveitei para dar uma procurada num shoyu de verdade. Eu não achei nada não pasteurizado. Tenho a impressão de que qualquer alimento não pasteurizado não pode ser vendido no Brasil (infelizmente pela nossa saúde e felizmente porque nos defende de produtores pouco cuidadosos).

Depois de procurar numa prateleira enorme (incrível a variedade de shoyu nas prateleiras de lá), me deparar com diversos falsos “naturalmente fermentados”, achei uma marca que além de ser naturalmente fermentado, dizia em letras garrafais que não tinha adição de açúcar ou outros corantes e conservantes. CLIQUE AQUI para comprar o seu de qualquer parte do Brasil.

Atenção!

MUITO CUIDADO mesmo ao comprar seu molho shoyu!!!! Os fabricantes parecem ter descoberto o desejo dos consumidores pelo shoyu naturalmente fermentado. Agora é o que mais se vê nas prateleiras. Mas não olhe só para isso, dê sempre uma conferida cuidadosa nos ingredientes. O verdadeiro shoyu só precisa ter soja e sal, alguns contém também milho ou arroz, no máximo. Mas você vai notar que a enorme maioria dos shoyus naturalmente fermentados também contém pelo menos o famigerado glutamato monossódico, açúcar e/ou xarope de milho e corante caramelo…

Pura enganação!!!!!

Eu não me lembro em qual dos mercadinhos da rua Galvão Bueno (mas me lembro que era quase de frente para a Ikesaki, quem conhece a região deve conhecer a loja de cosméticos por atacado) eu achei essa marca natureba de verdade, mas recomendo o passeio e uma visitinha a todos os mercadinhos e lojinhas da região. Tem muita comidinha boa, louças orientais lindas de morrer para todos os bolsos, quimonos super charmosos e muito movimento!

Delícia passear pelo bairro da Liberdade!

CLIQUE AQUI e descubra outras dicas super interessantes para deixar suas receitas cada vez mais saudáveis!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

34 comentários

  1. Olá Pat.
    Esse é o shoyu que eu uso. A primeira vez que fui comprar shoyu natural eu achei este, portanto achei que seria super fácil de achar. Quando acabou e fui tentar comprar novamente não achava em lugar nenhum, até que achei na Rua Santa Rosa, no Brás. É uma rua só de mercadinhos também. O lugar chama Cerealista Helena.
    Beijos.

  2. Oi Pat! Li a matéria e fui dar uma olhadinha no shoyu que tinha na geladeira: o Sakura. Quando achei ele aqui no supermercado na Argentina fiquei toda feliz, pois conhecia a marca do Brasil.

    Enfim, fui olhar o rótulo agora: Diz em letras garrafais que a fermentaçao é 100% natural, mas na parte dos ingredientes tem tudo o que NAO deve ter: agua, sal, soja, milho, açucar, xarope de glicose, corante caramelo e conservador sorbato de potássio.

    Para que vc tenha uma idéia, há duas semanas atrás decidi preparar para meu marido um frango xadrez, com molho shoyu, gengibre e mel. O resultado foi que o SAKURA deflagrou uma noite em claro de MUITA cólica e dor abdominal, tive que chamar a ambulancia para me atender e o diagnóstico foi uma mega crise de vesicula. Anteontem fui operada para retirada da vesicula.

    Vai diretinho para lata de lixo!!!

    Adorei o artigo!

    Imaly

  3. No restaurante Satori, que é dele. Quem me indicou foi uma amiga da minha mãe que só compra dele:

    Praça Carlos Gomes, 60 – 1° Andar – Liberdade, São Paulo-SP-Brasil 01501-040

    Próximo ao Metrô Liberdade

    Telefone: 55 11 3242-9738

    Fax: 55 11 3104-7625

    E-mail: ciaev@uol.com.br

    1. Rods! Eu pesquisando sobre o shoyu e quem eu acho?! Já anotei o endereço e vou lá para comprar o produto.
      Abraço e obrigada!

  4. Nossa, eu ia falar exatamente desse restaurante que o Rodolfo mencionou. Quando eu morava no Brasil eu sempre ia nesse restaurante com minha tia, que eh adepta da dieta macrobiótica e só comprava shoyu la.

  5. Olá Pat, você é incrível, tipo daquelas pessoas que só fazem bem a humanidade, ainda nao consegui mudar completamente minha atitude com relaçao a minha saude e formas saudáveis de viver, mas seguindo seus conselhos, já consegui uma mudança considerável, o que só tenho a agradecer.
    Abraços Ariane

  6. O molho shoyo da familia Hattori além de ser de fermentação natural (de verdade) utiliza soja certificada (orgânica). E preciso entrar em contato com eles para saber onde vende em SP. No Rio vende no Herborista em Copacabana e no restaurante Vegan Vegan em Botafogo. E uma delícia o molho shoyo http://www.familiahattori.com.br/

  7. Olá Pat

    Reitero a dica do shoyu do Prof. Kikuchi.
    É muito bom mesmo.

    Laura

  8. Moro em Araxá/MG onde é impossível encontrar molho shoyu de fermentação natural macrobiótico; vi uns sites do RS e SC, onde poderia comprar este molho, mas o frete até Araxá/MG torna inviável o preço final; achei o Cerealista Helena em São Paulo, mas não me responderam o mail de consulta; estou esperando resposta do kORIN que vende o shoyu daimaru,…. Resumindo: quero comprar o molho shoyu natural e preciso que alguém me indique onde comprar, pela internet, e de preferência em São Paulo/SP ou Belo Horizonte/MG para que o frete seja mais em conta.

  9. […] de mel e 2 colheres de sopa de shoyo (atenção para shoyo sem conservantes e sem glutamato, eu uso esse aqui). Salteei primeiro os legumes mais durinhos e deixei por último a acelga. Acertei o sal (bem […]

  10. para os que podem pagar mais, eu uso um importado: Yamassa – Yuuki Shoyu. É organico, é só vai soja organica, trigo organico e sal. Vende nas lojas da Liberdade, mas nem sempre encontra pois deve ter pouca saída. Eu prefiro os do Japao, pois sao menos salgados.

  11. Excelente matéria.
    Consumo moderadamente Shoyu Daimaru há décadas.
    Em São Paulo, há muitos entrepostos de produtos naturais onde ele pode ser encontrado.
    Na região central do mercado municipal, Av Mercúrio e Rua Santa Rosa tem inúmeros entrepostos.

  12. Amigo, tenho a felicidade de trabalhar na Sé e fazer minhas compras na Liberdade. Só uso esse shoyu Daimaru porque também acho que ele é o único “de verdade” que tem no mercado.
    A loja em que você foi deve ter sido a Casa Bueno ou a Marukai, ambas grandes e em frente à Ikesaki.
    Parabéns pela dica, e pelo blog!

  13. vi um no Pão de Açúcar, fica perto dos cogumelos, bem carinho, mas não me lembro a marca.

  14. Ola!
    eu achei este mesmo molho, e confesso que fiquei tao feliz quanto vc, la no Apanã, em sao paulo, vale muito a pena a visita para compras de verduras organicas por um preco justo e ate um excelente almoco vegano servido por eles!
    Ah! la tambem encontrei essensia de baunilha 100% natural!!

  15. Estou com uma dúvida. me disseram que alem das qualidades dos ingrediantes deveríamos olhar a transparência do molho. Em muitos sites é dito que quanto mais claro o molho melhor, no entanto aqui voce diz o contrário. Por favor ficaria grato se voce pudesse me esclarecer isso

  16. Ola, Pat adorei a dica,também procurei muito e não encontrei,agora com o end. ficou muito facil.
    Obrigada
    um abraço.

  17. Ola pat, gostaria de saber qual é o custo deste shoyu que vecê descreve acima?

    Obrigado e um abraço.

  18. Aaamo este shoyo Daimaru. Eh uma delicia. Mas agora estou louca de vontade de provar o do restaurante do Rodolfo.
    Pat e leitores:mandaram bem!

Comentários estão encerrado.