“Smoothie” matinal super saudável

by Pat Feldman on 07/06/2015 · 19 comments

in Bebidas, Café da Manhã, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

Screen Shot 2015-06-07 at 9.56.59 PMEu adoro esse smoothie (vitamina, né… mas agora é mais “chique” falar smoothie) principalmente no café da manhã.

Um copo cheio vale por uma refeição completa – para crianças e adultos. Aqui em casa foi provado e aprovado, inclusive entre os amigos.

Tentem não ter preconceito com a gema de ovo crua da receita, o gosto dela quase não se nota. Mas muita atenção ao tipo de ovo que vai usar e aos cuidados antes de quebrá-lo! Prefira ovos caipiras e orgânicos e lave as cascas muitíssimo bem imediatamente antes de quebrá-los.

Na dúvida a respeito do frescor dos ovos, coloque-os em uma tigela funda com água. Se ficarem no fundo, estão bons. Se boiarem, lixo!

Confiram e se deliciem!!

Ingredientes para 2 copos grandes:

1 1/4 xí­cara de iogurte natural integral (se você tem algum tipo de intolerância ou alergia a derivados do leite de vaca, pode trocar por leite de coco ou leite de amêndoas, caseiros, por favor!)

1 banana madura

2 colheres (sopa) óleo de coco extra virgem

2 gemas de ovos caipiras cruas

1 a 2 colheres de sopa de melado de cana ou rapadura ralada (opcional, e eu dispenso sempre, a banana madura é doce o suficiente para mim)

1 colher de chá extrato natural de baunilha

1 pitada de noz-moscada

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes no liquidificador até se tornarem uma mistura  completamentehomogênea.

Pode-se acrescentar água filtrada à gosto para acertar a consistência que você preferir – eu costumo adicionar cerca de meia xí­cara de água.

Sirva imediatamente.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 19 comments }

Katia June 22, 2007 at 12:45

Ai que legal! Adorei! Aqui em casa tem smothie todo dia! Por acaso hoje de manha foi iogurte, banana, laranja gema de ovo, baunilha e mel. Faco uma jarra e deixo na geladeira para ser consumido durante o dia. Tem um website legal sobre smothies, com umas ideias diferentes, eh legal dar umaolhada pra se inspirar:
http://www.innocentdrinks.co.uk/
bjks a todos!

ISABEL JIMEENEZ June 25, 2007 at 21:55

Pat, na minha opinião o que estraga é a gema de ovo, crua ainda…
Eca!
=]

patblog June 25, 2007 at 22:10

Isabel, eu entendo… Na primeira vez que o Alexandre apareceu com essa receita, quando vi a gema crua quase morri de nojo!!!

Mas ele fez, eu tomei coragem e provei. Não me arrependi!!! Fica uma delícia e nada de gosto de ovo!

Katia June 26, 2007 at 16:47

Gente, sabe o que “corta” o gosto da gema d eovo nessas receitinhas? baunilha! Ou uma sementinhas direto da fava, ou uma gotinha de extrato.

patblog June 27, 2007 at 8:05

Parece que peneirar a gema antes de usá-la crua – prá tirar aquela membrana que a envolve – também tira o gosto forte. Se bem que eu nunca fiz nada disso e nunca achei que a bebida ficasse com gosto de ovo!!!!!

Kat, obrigada pela dica!!

Marcio July 4, 2007 at 22:05

Duas coisas quebram o cheiro das gemas: a baunilha e a banana!

Excelente receita!

fabiola July 5, 2007 at 13:58

costumo fazer uma ‘vitamina’ rapida, com leite e suco de maracuja (tipo maguary)… é só misturar até ficar bem amarelinho… o leite da uma engrossada e fica uma delicia.
Com maracujá natural deve funcionar.

Ana July 8, 2007 at 15:39

Fiz uma vitamina p/ o meu filho, com iogurte natural, açucar mascavo orgânico, banana e morango orgânico.
Ele adorou, mas estava meio doentinho, acabou voltando um pouco… já tive que ouvir dos meus pais que foi por causa da vitamina!!!

maria February 20, 2008 at 22:59

Pat, esta “vitamina” tem que ser consumida na hora ou pode ficar na geladeira para ser tomada depois? Pergunto por causa da banana…

Pat Feldman February 21, 2008 at 6:54

Maria, eu já observei que o iogurte “segura” a banana por mais tempo que o usual – ela não fica preta tão rápido, mas mesmo assim não aguenta muito tempo…

O ideal é preparar e tomar num intervalo máximo de meia hora.

Flávia June 12, 2008 at 10:27

Uma verdadeira delícia!!!
Já aderi ao hábito e aprovei.
A família ainda está se adaptando.
Você poderia nos lembrar os benefícios do consumo de cada um deles?

Ahhhhhh. Parabéns!!!! Parabéns!!! Parabéns!!!
Que seu aniversário seja fantástico e muito bem aproveitado com o namorido e o filhote.

olá, Pat December 28, 2008 at 19:03

Pat, como faço para obter iorgute natural integral, e qual o valor do extrato natural de baunhilha.
Obrigada.

Pat Feldman December 28, 2008 at 21:38

O iogurte você pode fazer em casa, a receita está neste link: http://pat.feldman.com.br/?p=34

Você pode também optar por encomendá-lo diretamente através do site, na página http://pat.feldman.com.br/?page_id=1091

Quanto aos demais intens sobre o qual você pediu informações, estou as enviando todas por e-mail.

Syl October 20, 2009 at 1:29

Pat, fica muito bom também com KEFIR…vez ou outra faço essa vitamina pra mascarar o gosto do Kefir que meu marido odeia. O gosto do óleo de côco “encobre” o da gema, não dá pra dizer que tem ovo ali. Alguém sabe quais os perigos de se consumir a gema crua? Cresci tomando “gemada” e sempre fui muito saudavel, mas sei lá né…

Pat Feldman October 20, 2009 at 6:45

Syl, segundo alguns “especialistas em doenças”, o ovo cru pode transmitir salmonella, e pode mesmo, TANTO QUANTO qualquer outro alimento cru e até alguns altamente cozidos e processados. Há algum tempo atrás diversas pessoas foram intoxicadas e algumas morreram de salmonella que estava numa embalagem de pasta de amendoim, de uma marca famosa. Taí, um produto totalmente cozido, super processado e ainda assim contaminado! E o que é pior, um produto que não nutre e “de quebra” enfraquece o sistema imunológico.

Eu aprendi há algum tempo que no caso do ovo, a salmonella está na sua casca – caso ela esteja lá. O cuidado fundamental para evitá-la é lavar muito bem a casca do ovo momentos antes de utilizá-lo. Não antes, porque dessa forma você tira a película de proteção que contém na casca. Vai qubrar um ovo? Imediatamente antes lave-o muito bem com uma bucha em água corrente. Eu já comi muita gemada na vida, como ovo cru direto aqui em casa, inclusive comi aos montes durante a gravidez e dei para o meu filho desde os 4 meses de idade. Nunca tivemos problema algum!

Bob September 1, 2010 at 3:46

Antes de usar, deixo ovos com casca em solução de hipoclorito de sódio por alguns minutos, e adeus Samonella.

Regina June 11, 2015 at 19:46

Não vejo problema em gosto de ovo. Eu amo. Pergunta: leite só pasteurizado, que não é UHT, pode? Não é tão ferrado como o outro né. O outro é todo esquisito. Porque leite cru tá difícil, viu .
Outra coisa, mudando de assunto. Está havendo uma certa implicância com solanáceas, de alguns naturebas. O que você acha disso? Se fizer mal … Acho que não estou nem aí. Não vivo sem tomate, berinjela, pimentão etc. Okokokokok?
Grata por tudo.

Roberta July 23, 2015 at 10:25

Oi Pat, parabéns pelo site! Cada dia mais encantada!
Gostaria só de saber o que vc faz com a claras dos ovos caipira? Joga fora mesmo ou usa em outra receita?
Obrigada desde já!

Pat Feldman July 23, 2015 at 11:18

Roberta, muitas vezes eu acabo dispensando. Se não fosse uma “gordice” muito grande, faria mil pudins de clara, que eu amo de paixão!!!! kkkkk

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: