Sopa Cremosa de Espinafre

by Pat Feldman on 08/08/2016 · 1 comment

in RECEITAS, Sopas

Screen Shot 2016-08-08 at 3.53.46 PMNeste inverno, tem feito bastante frio aqui em São Paulo!!! Fazia tempo que eu não reclamava de frio!! E com esse clima, o melhor cardápio é sopa.

Eu já tenho muitas receitas de sopa publicadas aqui no site, mas novas ideias são sempre bem vindas, e essa sopa de espinafre – ao contrário das minhas expectativas – ficou deliciosa!! Eu realmente não estava ‘botando muita fé’ em sopa de espinafre, mas vi tantas receitas interessantes por aí, que acabei resolvendo testar, e adorei!

Uma boa sopa requer ingredientes de qualidade: dê preferência aos orgânicos sempre que possível, um bom caldo caseiro de base é absolutamente fundamental, e os temperos, só naturais, por favor – ervas e condimentos frescos, nada artificial!

Eu adoro um crocante para dar o toque final às minhas sopas. Podem ser amêndoas laminadas levemente tostadas, um bom queijo parmesão, croutons (cubinhos de pão amanhecido temperados e torrados) ou até chips de raízes. Use sua criatividade! Dessa vez eu servi com a minha linguiça artesanal fatiada, levemente torradinha.

Essa receita rende em torno de 6 porções, mas se depender do apetite do meu marido, pode-se considerar praticamente uma porção individual!!!

Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga

1 cebola médica descascada e picada

2 maços de espinafre orgânicos lavados, só as folhas separadas para uso

3 xícaras de caldo de leitão caseiro (eu faço igual ao caldo de carne, apenas trocando ossos e carnes de boi por leitão caipira, mas você também pode usar caldo de legumes ou de frango caipira)

2 xícaras de leite de amêndoas caseiro (eu usei a minha sopa de castanhas portuguesas, que já tinha pronta no freezer)

Modo de Preparo:

Numa panela de fundo grosso (eu uso panelas de ferro) refogue a cebola até que fique transparente.

Junte as folhas de espinafre e mexa bem, até que murchem. Desligue o fogo e transfira o espinafre para uma peneira, a fim de escorrer o excesso de líquido que se forma no refogado.

Na mesma panela amorne rapidamente o caldo caseiro que escolher usar e o leite de amêndoas.

Leve parte do líquido mais o espinafre ao liquidificador e bata o suficiente para atingir a consistência desejada – eu bati pouco, preferi não deixar completamente cremosa, mas sim com as folhas de espinafre em pedaços bem pequenos. Quanto mais você bater, mais cremosa ficará a sopa, escolha como prefere!

Retorne a sopa para a panela e aqueça. Sirva imediatamente.

Essa sopa fica deliciosa quando servida com lascas grossas de parmesão ou com amêndoas em lâminas levemente tostadas. Na foto que ilustra a receita, eu servi a sopa com uma sobra de linguiças do almoço, que fatiei e fritei na manteiga.

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Snapchat: PatFeldman

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 1 comment }

Keila August 15, 2016 at 13:13

Eu fiz e ficou maravilhosa!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: