RECEITAS Sopas

Sopa de Espinafre Cremosa

Em plena primavera tem feito bastante frio aqui em São Paulo!! Fazia tempo que eu não reclamava de frio!! com esse clima ainda invernal, uma boa sopa é receita certa para esquentar corpo e alma, e hoje você PRECISA provar essa sopa de espinafre cremosa.

Eu já tenho muitas receitas de sopa publicadas aqui no site, e outras tantas no meu livro Deliciosas Sopas e Caldos, mas novas ideias são sempre bem vindas, e essa sopa de espinafre – ao contrário das minhas expectativas – ficou deliciosa!! Eu realmente não estava ‘botando muita fé’ em sopa de espinafre, mas vi tantas receitas interessantes por aí, que acabei resolvendo testar, e adorei!

Uma boa sopa requer ingredientes de qualidade: dê preferência aos orgânicos sempre que possível, um bom caldo caseiro de base é absolutamente fundamental, e os temperos, só naturais, por favor – ervas e condimentos frescos, nada artificial!

Eu adoro um crocante para dar o toque final às minhas sopas. Podem ser amêndoas laminadas levemente tostadas, um bom queijo parmesão, croutons (cubinhos de pão amanhecido temperados e torrados) ou até chips de raízes. Use sua criatividade! Dessa vez eu servi com a minha linguiça artesanal fatiada, levemente torradinha.

Essa receita rende em torno de 6 porções, mas se depender do apetite do meu marido, pode-se considerar praticamente uma porção individual!!!

Ingredientes

1 colher de sopa de manteiga

1 cebola médica descascada e picada

2 maços de espinafre orgânicos lavados, só as folhas separadas para uso

3 xícaras de caldo de leitão caseiro (eu faço igual ao caldo de carne, apenas trocando ossos e carnes de boi por leitão caipira, mas você também pode usar caldo de legumes ou de frango caipira)

2 xícaras de leite de amêndoas caseiro (eu usei a minha sopa de castanhas portuguesas, que já tinha pronta no freezer)

Modo de Preparo

Numa panela de fundo grosso (eu uso panelas de ferro) refogue a cebola até que fique transparente.

Junte as folhas de espinafre e mexa bem, até que murchem. Desligue o fogo e transfira o espinafre para uma peneira, a fim de escorrer o excesso de líquido que se forma no refogado.

Na mesma panela amorne rapidamente o caldo caseiro que escolher usar e o leite de amêndoas.

Leve parte do líquido mais o espinafre ao liquidificador e bata o suficiente para atingir a consistência desejada – eu bati pouco, preferi não deixar completamente cremosa, mas sim com as folhas de espinafre em pedaços bem pequenos. Quanto mais você bater, mais cremosa ficará a sopa, escolha como prefere!

Retorne a sopa para a panela e aqueça. Sirva imediatamente.

Essa sopa fica deliciosa quando servida com lascas grossas de parmesão ou com amêndoas em lâminas levemente tostadas. Na foto que ilustra a receita, eu servi a sopa com uma sobra de linguiças do almoço, que fatiei e fritei na manteiga.

Leia mais

No meu livro tem muitas outras receitas de sopas e caldos incríveis para você!

🍲As Melhores Sopas e Caldos para a sua cozinha e sua vida

PDF, Hotmart: https://hotm.art/sopaspatfeldman

Impresso Amazon: https://amzn.to/3DkWB5A

Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/35l7dCV (grátis para quem assina o Kindle Unlimited)

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Snapchat: PatFeldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

1 comentário

Comentários estão encerrado.