Sopa do Pateta (e do Arthur!)

by Pat Feldman on 30/08/2013 · 9 comments

in RECEITAS, Sopas

Screen Shot 2013-08-30 at 19.58.31Temos um novo cozinheiro em casa!!! E tudo aconteceu muito por acaso…

Graças a esse clima louco de São Paulo, hora inverno, hora verão, meu filho mais velho engatou a maior tosse há uns dois dias e hoje na escola ficou tão indisposto de tanto tossir, que pediu pra sair mais cedo. E como não há nada melhor que um bom descanso para curar os dodóis da vida, corri para buscá-lo e passamos a tarde em casa, fazendo nada e assistindo a alguns episódios da Casa do Mickey.

Eis que daqui a pouco o meu mocinho de oito anos vem me chamar pra ver a sopa que a Minnie Mouse ía levar para o Pateta, que estava doente e precisava da sopa para melhorar. Segundo a lógica dele, se o Pateta melhorou com a sopa, ele melhoraria também!!! Crianças!!

O desenho animado mostrou tudo de uma forma bastante simplificada. Simplificada até demais para o meu gosto, aí eu adaptei com o que tinha em casa e as quantidades e preparei um tanto que serviu meu filho e a mim. Uma porção que não deixa ficar com fome, mas também não empanturra.

Screen Shot 2013-08-30 at 19.58.13Ingredientes:

2 xícaras de caldo de galinha caipira caseiro

1 cebola média descascada e grossamente picada

2 tomates grandes picados e sem sementes

2 batatas médias descascadas e cortadas e pedaços grandes

1 colher de sopa de manteiga

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Leve o caldo de galinha caipira à fervura e junte os demais ingredientes, menos a manteiga.

Quando ferver de novo, baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar até a batata ficar bem macia – leva cerca de 10 a 15 minutos

Deixe esfriar um pouco e leve todo o conteúdo para o copo do liquidificador, junto com a manteiga.

Bata até obter um creme homogêneo, acerte o sal e a pimenta, aqueça mais um pouco e sirva imediatamente.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 9 comments }

Ivan de Santana August 31, 2013 at 9:40

Oi jovem Pat.
,
Tomara que tenha dado certo. A alimentação saudável e’ sempre muito importante, em qualquer fase da vida. De quando em quando, recebo e aprecio, suas mensagens, as quais infelizmente nem todas, ou muito poucas, posso utilizar, por me alimentar normalmente fora de casa. Mas enfim, parabenizo – a pela tentativa, de nos auxiliar. Grato, e estimo breve recuperação, para o jovem Arthur.

rosane September 3, 2013 at 13:07

Adoro este site! Pena que cada vez que me lembro o como me é complicado comprar comida menos contaminada (porque até a da feira orgânica fica contaminada por chuva ácida…) fico triste e me sentindo impotente… Já quiz radicalizar, já “chutei o balde”… enfim… estou procurando soluções viáveis também. Desculpe o desabafo, mas nunca deixe de nos mostrar que pode ser melhor!
Abraços.

Pat Feldman September 3, 2013 at 17:21
rosane September 4, 2013 at 12:49

Pat, muito bom ler esse teu post, realmente me consolou.
Abraços.

Társia Suelem September 26, 2013 at 17:29

Passando para registrar.
Joãozinho disse que não aguentava mais as modificações que venho fazendo na nossa alimentação, e disse : mainha quero conhecer essa sua amiguinha dos orgânicos, vou na feirinha dos orgânicos com a senhora. E fui explicar que não lhe conhecia pessoalmente, e apresentei a ele o site crianças na cozinha, ele viu a foto do seu filho tomando a sopa do pateta e do Arthur, contei a história da sopa, ele está na fase dos porquês, justo nesse dia ele estava bem doente com uma forte gripe e para minha surpresa, pediu que eu fizesse a sopa do pateta, adaptei com o que tinha na geladeira, não passei no liquidificador, porque ele falou que deixe para a próxima vez. E no outro dia enquanto caminhávamos para a escola que ele estuda, me falou da seguinte forma : Mãe a senhora viu a sopa do pateta funciona, conte para tia Pat, cheio de intimidade. Então encontrei seu orkut e mostrei as fotos postadas, encheram os olhos dele e agora ele fica perguntando: mãe e o pão de queijo vamos fazer. Estou fazendo o iogurte caseiro sempre, ele pede uma gotinha de mel e um pouco de granola. E hoje novamente disse: mainha a noite vai ter sopa do pateta ? Hoje no almoço, eu e minha mãe colocamos um pouco de azeite no nosso frango grelhado, ele pediu que colocasse no prato dele, e disse: mãe franguinho com azeite é uma delícia, os filhos de tia Pat comem, eu afirmei sem saber se era verdade, comem sim, eles experimentam de tudo um pouquinho. Muito obrigada por partilhar seus conhecimentos com todos nós, principalmente as mãezinhas como eu que até pouco tempo atrás achava que suco de soja era um alimento saudável.

Pat Feldman September 26, 2013 at 18:49

Tárcia, a única coisa que você não acertou super foi o frango, que comemos pouco, só quando eu encontro o super caipira. De resto, pura verdade: meus filhos, principalmente o mais velho, provam de tudo. Aprenderam que o pior que pode acontecer é não gostarem. O mais novo é um pouco mais resistente, mas ainda assim não posso reclamar, ele come bem de modo geral!

Társia September 26, 2013 at 19:45

Aqui aprendemos a comer menos carne e mais verduras e frutas, quando posso compro frango caipira na feira de orgânicos, tem uma senhora que cria as galinhas soltas e ela tem um maior cuidado, mas somente por encomenda e o preço é um pouquinho salgado. Mas tenho privilégio ao menos uma vez no mês comprarmos, o tomate aqui na feira dos orgânicos custa bem menos que em São Paulo, consigo encontrar por R$ 4,00 o quilo. É porque o governo do Estado, aqui em Sergipe incentiva o agricultor familiar e disponibiliza toda logística para comercialização dos produtos orgânicos, desde o transporte das pessoas aos alimentos com veículos adequados até o local de realização da feira que acontece a cada 15 dias. Dá gosto de ver tudo muito limpo, e qualquer consumidor pode ir visitar as áreas das famílias de agricultores.
Minha mãe fica impaciente porque converso com as pessoas para que aprenda mais sobre os orgânicos. Fiquei muito feliz encontrei uma nutricionista que conhece seu trabalho do seu site.

Ana June 18, 2015 at 0:08

Oi, Pat, vejo sempre na suas receitas a manteiga, mas fiquei em dúvida se vc se refere à margarina ou a manteiga de verdade. Se for essa última, tem alguma marca específica?
Bjos

Pat Feldman June 18, 2015 at 22:04

MANTEIGA!!!! Em geral eu compro artesanal na feira de orgânicos, mas quando preciso comprar no supermercado, procuro as que contenham só creme de leite e sal (ou cloreto de sódio, que é a mesma coisa)

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: