Sorvete de Abacaxi, com ou sem hortelã

by Pat Feldman on 09/12/2008 · 12 comments

in RECEITAS, Sobremesas, Sorvetes

Está fazendo um calor tão tremendo aqui em São Paulo, que eu só consigo pensar em comer saladas e sorvetes esses dias. Hoje, como estou com preguiça de lavar folhas de alface, tomates, etc, resolvi preparar um sorvetinho novo, com um abacaxi que estava há dias sorrindo para mim da fruteira.

Eu tenho uma relação no mínimo engraçada com abacaxis… Adoro, desde que venha prontinho pra eu comer: descascado, fatiado e com raspinhas de limão por cima. Caso contrário, se eu tenho o trabalho todo, ele sempre vira ingrediente para alguma receita mais complexa.         

Meu filho aceita muito bem o abacaxi fresquinho, mas atualmente está numa “fase melancia”, acho que se eu deixasse, ele comia uma inteirinha por dia! Mas em geral ele aceita todas as frutas. Não só aceita, como pede sempre, aqui em casa não pode faltar!

Ingredientes:

500 mL de creme de leite fresco (se conseguir orgânco e cru, melhor ainda)

2 xícaras de abacaxi bem maduro picado em pedaços bem pequenos (semana passada consegui aacaxi orgânico na feira, uma maravilha!)

1 colher de sopa de extrato natural de baunilha

3 a 4 colheres de sopa de rapadura ralada (eu usei 4, mas achei que ficou doce demais…)

2 gemas

1/4 de xícara de folhas de hortelã rasgadas (opcional)

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes, menos uma das xícaras de abacaxi, no copo de liquidificador e bata até obter uma mistura uniforme.

Junte a segunda xícara de abacaxi e bata rapidamente, de modo que ainda restem pedaços de abacaxi – é uma delícia encontrar pedacinhos no sorvete pronto!

Leve a mistura à máquina de sorvete e siga as instruções do fabricante.

Depois que o sorvete começou a ganhar cremosidade já na máquina, eu fui juntando as folhas de hortelã rasgadas.

Caso você não tenha máquina de sorvete em casa, leve a mistura ao freezer. Assim que começar a gelar, bata na batedeira e volte ao freezer, deixando lá mistura de uma a duas horas. Bata novamente e repita o processo até conseguir a consistência cremosa do sorvete.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 12 comments }

Liana December 17, 2008 at 9:41

Quero fazer essa receita, mas orque leva gem e para dar mais cremosidade?

Pat Feldman December 17, 2008 at 11:04

A gema, além de deixar o sorvete extremamente nutritivo, empresta a ele uma coloração interessante e impede a fomrmação de cristais de gelo – o sorvete fica mais cremoso.

Grandes chefes, dependendo da receita, chegam a usar mais de uma dúzia de gemas em suas receitasde sorvete.

maria conceição lima da silva May 6, 2009 at 22:25

Gostaria de saber porque eu passo muito mal quando chupo abacaxi ou tomo o suco. Tenho dores horríveis no abdomen e sinto que estou entupida de gases. Só depois de 3 à 4 horas, é que começo a liberar os gases e as dores começam a liviar. Isso só acontece com abacaxi.

Pat Feldman May 6, 2009 at 22:41

Maria Conceição, isso acontece mesmo quando você consome o abacaxi purinho, sem açúcar nem nada?? Você pode ter alguma sensiblidade esecial à fruta. Mesmo alimentos saudáveis como frutas podem causar reações desagradáveis em pessoas sensíveis.

Se te faz mal, evite!

rute June 19, 2009 at 17:07

Olá Pat!
O abacaxi vai cru ou cozido nessa receita d sorvet de abacaxi com hortelã?

Pat Feldman June 19, 2009 at 18:16

Eu usei abacavi cru desta vez.

Thais August 11, 2011 at 13:57

pat eu fiz e adorei muito mas nao tinha hortelã..mas de quaquer jeito fica bom ..né!

tally September 8, 2011 at 20:33

Pat descobri hoje este lugar maravilhoso passei o dia todo lendo suas receitas hoje estou fazendo o iogurt natural e amanha quero fazer o sorvete só q tem um probleminha por aqui não encontro creme de leite fresco, posso fazer com o creme de leite de lata ou de caixinha ou vai alterar a textura do sorvete…amei conhecer seu site
parabens

Pat Feldman September 9, 2011 at 7:02

tally, eu nao recomendo o uso de creme de leite em lata ou caixinha, porque sao extremamente processados e nao fazem bem à saúde, e como nunca usei, nao faço idéia se a receita dá certo com eles ou nao. seja bem vinda

Gláucia Pinheiro January 1, 2013 at 22:03

Oi Pat! Feliz 2013 para vc e sua família. Que vc e seu marido continuem contribuindo para a concretização de um mundo melhor com pessoas saudáveis e felizes, conscientizando-as para a prática de conservação e recuperação da saúde e qualidade de vida, através do consumo de alimentos naturais e nutritivos.
Sou fã do seu site: os artigos postados, as receitas saudáveis e deliciosas, suas dicas, orientações e recomendações para o consumo, o máximo possível, de comida natural, comida de “verdade”, sem fertilizantes, agrotóxicos, hormônios ou os mais variados “venenos” que contêm os alimentos industrializados, são alertas para que pratiquemos o respeito à natureza e ao nosso corpo. Que linda missão!! Vcs fazem a diferença! Parabéns!

Regina December 1, 2014 at 11:53

Oi Pat!
Vc coloca as gemas cruas no sorvete? Não aquece com o creme nem nada?

Bjs
Regina

Pat Feldman December 1, 2014 at 12:31

Regina, sempre coloquei as gemas cruas nos meus sorvetes, mas justamente semana passada, ao preparar o sorvete de lavanda, acabei cozinhando levemente as gemas na infusão de creme e lavanda e o resultado foi infinitamente melhor. Adotarei a prática a partir de agora e falarei sobre isso em breve no meu canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/pfeldman/videos

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: