Carnes DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Steak Tartare

Lá vai uma das minhas receitas super carní­voras, steak tartare! Uma delícia que definitivamente não agrada a todos, mas que eu recomendo de olhos fechados, especialmente se você tem um fornecedor de carnes e ovos caipiras confiável.

A gente faz direto aqui em casa, é super fácil e rápido de preparar, especialmente se você compra a carne já moída ou picada na ponta da faca – aprendi que pode pedir ao açougueiro a carne “moída na faca”, que em geral eles sabem o que fazer. Meus filhos amam!! Com ingredientes sejam de boa procedência, não há com o que se preocupar. todos os ingredientes fazem bem e são muito nutritivos, além de deliciosos!

Steak tartare pelo mundo

Da forma como está a receita, e com este nome, a origem é francesa, mas existem variações dessa receita em diversos outros países.

Na versão belga, o steak tartare é preparado com maionese e finalizado com alcaparras inteiras e ervas frescas variadas, e antigamente era feito com carne de cavalo! Na República Tcheca é um prato comum em diversos restaurantes e lá a carne e seus temperos vêm todos separados e o cliente mistura tudo na mesa, na hora de saborear. Na Polônia é muito comum o steak tartare aparecer como aperitivo, servido como canapés acompanhados de picles de pepinos com dill e/ou de cogumelos. Eventualmente é temperado com coentro em pó (nunca provei, deve ser interessante).

Na Suécia e Finlândia o steak tartare pode vir acompanhado de ovas de peixes – uau! – o que o torna ainda mais nutritivo e extremamente saboroso. Na Russia também se come o steak tartare acompanhado de conservas de cogumelos.

No sul do Brasil, sob influência de imigrantes alemães, você encontra o Hackepeter, que é praticamente a mesma receita, mas com outro nome. Na cidade de Curitiba você encontra um prato similar ao steak tartare com o nome de Carne de Onça.

Com tantos povos consumindo steak tartare, ainda que com variações, a gente só pode concluir que é tudo de bom!

Bom apetite!!

Ingredientes:

500 g de filé mignon moí­do ou finamente picado na ponta da faca

1 cebola roxa média, finamente picada

1/4 de xí­cara de salsinha finamente picada

3 colheres de sopa de mostarda Dijon

2 gemas cruas de ovos caipira (de preferência orgânicos)

3 colheres de sopa cheias de alcaparras picadas

4 pepinos em conserva lactofermentada finamente picados

sal marinho e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Misture a carne com as gemas cruas, cebola picadinha, salsinha, mostarda, alcaparas e tempere a gosto com sal marinho e pimenta do reino.

Separe em 4 porções individuais ou prepare uma porção única (para servir como aperitivo, acompanhando torradas integrais ou de pumpernickel).

Como refeição, sirva com uma farta salada verde e/ou batatas “fritas” no forno.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. Oi Pat!Estou adorando ler seus artigos,sou gaúcha mas moro em Blumenal, SC, e aqui essa receita se chama Racapeta, um prato trazido pelos alemães que colonizaram
    a região e por sinal é uma delicia.Tenho uma filha que também tem 2 aninhos e faz aniversário dia 15 de maio, pertinho do Arthur e ela também aprovou a receita.beijus e obrigada pelas novidades.

  2. E tão bom um Steak tartare…que saudade!(eu sou da França e morro em BH)
    Vocês podem tambem substituir a mostarda com ketchup …

  3. Eu adoro carpachio (não sei se é assim que se escreve), mas tenho um certo preconceito com steak tartar. Vou tentar superar esse preconceito e preparar. Aqui está parecendo ótimo. Beijo

  4. Gostaria muito de saber como preparar um carpaccio.
    Atenciosamente Agradeço.

  5. Olá Pat,

    Não como carne vermelha, posso fazer com salmão ou outro peixe ?

    Também não posso comer nada derivado do trigo nem derivado do leite.

    Me ajude a montar um cardápio para mim, pois não tenho muitas ideías para a culinaria e com esta restrição…

    No aguardo de qualquer resposta.

    Atenciosamente,

    Solange Macêdo

    1. Solange, existem receitas deliciosas de tartar com peixes. Aqui mesmo no site eu já publiquei um tartar de atum que é tdo de bom! Aliás, ótima lembrança para os meus dias de “sem cozinha”…

  6. Pat desculpe nã o entendi é assado esse Steak Tartare?

Comentários estão encerrado.