RECEITAS Sobremesas

Strudel de Bananas

Esta é a versão “abrasileirada” de uma das mais famosas sobremesas alemãs que o mundo conhece, o apfelstrudell ou simplesmente strudel. Abrasileirada porque, como o próprio no me em alemão diz (apfel), ela é originalmente preparada com maçãs. Com bananas ficam divinas. Com peras eu nunca fiz, mas deve ficar gostoso demais. Já ouvi falar de gente que fez com morangos ou kiwis, mas essas eu confesso que duvidei do resultado e ainda não tive coragem de testar.

Aqui no Brasil muitos conhecem essa sobremesa prepara com massa folhada, e acham estranho quando se faz diferença, mas uma senhora de origem alemã que conheci há alguns anos atrás me garantiu que a receita original não é com massa folhada.

Massa caseira

A massa que eu usei hoje para o strudel é aquela Massa Multiuso que eu uso tanto aqui em casa, porém fiz algumas alterações nela, que a tornaram mais leve e perfeita para quem tem algum tipo de alergia ou intolerância a produtos lácteos (leite e derivados).

Por conta do período de fermentação, você precisa se programar com pelo menos 12 horas de antecedência para preparar esta sobremesa simplesmente espetacular, que combina muitíssimo bem com os dias frescos do nosso inverno, acompanhada de um bom chá bem natural.

Ingredientes da massa

3,5 xícaras de farinha de trigo branca ou integral

1 xícara de kefir de água (ou soro de iogurte)

1 xícara de óleo de coco extra-virgem orgânico (ou manteiga)

Modo de Preparo da Massa

Misture os ingredientes todos e sove muito bem a massa até que ela esteja completamente uniforme. Se você tiver uma boa batedeira planetária, com o gancho específico para massas pesadas, esta tarefa será bem mais simples.

Cubra o recipiente da massa com um pano molhado e deixe descansar em local abrigado por pelo menos 8 horas.

Ingredientes do recheio

8 a 10 bananas nanica bem maduras cortada em rodelas finas (eu uso bananas orgânicas, que em geral são mais miúdas)

1/3 de xícara de uvas passas escuras ou claras (use a de sua preferência ou a que tiver na geladeira)

1/3 de xícara de nozes ou castanhas crocantes grosseiramente picadas (hoje usei castanhas do Pará, que já tinha prontinhas)

1 colher de chá cheia de canela

suco de 1 limão pequeno

2 colheres de sopa de rapadura ralada (opcional, tenho dispensado)

Modo de Preparo do Strudel

Passado o período de descanso da massa, sove-a novamente por pelo menos 5 minutos (novamente nessa hora uma boa batedeira planetária ajuda muito), até que ela esteja completamente uniforme.

Em um recipiente fundo misture muito bem todos os ingredientes do recheio. Reserve.

Sobre uma superfície lisa, espalhe um pouco de farinha para abrir a massa sem que ela grude.

Com a ajuda de um rolo de abrir massa, abra esta massa o mais fino que conseguir e de forma retangular.

Espalhe o recheio uniformemente numa das extremidades da massa.

Enrole cuidadosamente a massa como se fosse um rocambole, fechando as laterais. Provavelmente, ocmo aconteceu aqui em casa hoje, essa massa é grande demais para o recheio. Enrole o suficiente apenas para que o recheio fique bem embrulhado e não escape.

Sobras da massa do strudel

Com a massa que sobrar você pode fazer palitinhos de aperitivo, pode fazer um pequeno rocambole de queijos ou qualquer coisa que a imaginação das crianças mandar, porque brincar de massinha na cozinha, e depois comer a brincadeira, é uma das coisas mais divertidas para as férias!

Nesta receita as crianças mais fortes podem ajudar a sovar a massa, os mis cuidadosos podem usar a faca (com supervisão!) para cortar as bananas. os pequenos podem ajudar a medir cada um dos ingredientes e podem mexer o recheio. Dividindo as tarefas desta forma, a sobremesa fica ainda mais gostosa e divertida!

Para acompanhar, não se esqueça do chantilly caseiro!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

14 comentários

  1. Oi Pat!
    Nunca tinha visto essa receita ou algo parecido. Faço o strudel de maçã e a mesma massa pode ser usada para recheio salgado, como palmito ou frango. Fica divino com pêssego!
    Aí vai a receita:
    300 grs trigo
    i pitada de sal
    4 e 1/2 colheres de sopa de óleo
    100 ml de água.
    É preciso amassar bem, até que a massa fique uniforme. Deixar descansar por uma hora coberta com óleo.
    Cobrir uma toalha colocada na mesa com farinha de trigo. Abrir sobre ela a massa da espessura de uma folha de papel (a massa deve ficar transparente). Colocar sobre ela os ingredientes desejados, mas é preciso primeiro espalhar uma fina camada de farinha de rosca.
    Depois, enrolar como um rocambole e assar por aproximadamente uma hora, pincelando de vez em quando com azeite.
    Um abraço e ótimo fim de semana!

    1. Lory, se você prestar bem atenção, a receita não é assim tão diferente, eu apenas tenho o cuidado de pré-fermentar a farinha de trigo para que a massa fique mais leve e fácil de digerir.

      Você usa trigo, talvez o branco. Eu uso trigo integral.
      O sal eu poderia ter usado, esqueci!
      Você usa óleo. Eu prefiro óleo de coco ou gordura de palma ou manteiga. É mais saudável, mais nutritivo e mais resistente a altas temperaturas.
      Você usa água. Eu uso kefir de água, que ajuda a pré-fermentar a massa.

      Um beijo!

  2. Pat,

    Qu´est-ce que c´est kefir?

    Pode ser substituído pelo que?

  3. Pat, tem idéia do que aconteceria se usasse kefir de leite? Na falta do de água, e na impossibilidade de ser o de leite, pode ser o soro?

  4. Oi Pat,

    Posso usar a maquina de fazer pao pra sovar a massa?

    Acho q minha batedeira planetaria nao aguenta muito o tranco. =s

    Obrigada!

  5. O kefir de água pode ser substituído pelo kefir de leite ou por soro de iogurte?

Comentários estão encerrado.