Tomates Recheados

by Pat Feldman on 22/11/2014

in Acompanhamentos, Aperitivos e entradas, RECEITAS, Saladas

Screen Shot 2014-11-22 at 10.50.23 AM

Eu já mostrei aqui no site, em outra ocasião, minha receita de tomates recheados assados, mas com o calor de verão chegando com toda a força, só de pensar em opções assadas, eu morro de calor!!!

Mas tomates recheados não precisam realmente ser assados e super quentes, precisam ser apenas deliciosos e, nesta época do ano cheia de calor, muito refrescantes!

O recheio do seu tomate pode ser o que lhe vir à cabeça, use a imaginação, aproveite sobras da refeição anterior, aproveite pequenas porções de legumes e verduras, o pão amanhecido e muitos temperinhos naturais, mágicos na hora de dar mais sabor aos pratos.

O maior segredo do tomate recheado é como prepará-lo para ser recheado: tem que cortar um pedacinho do fundo para ele parar em pé, retirar cuidadosamente a polpa para deixar espaço para o recheio, e finalizar bem bonitinho, para deixar apetitoso. Como isso tudo é meio complicado de explicar escrevendo, achei mais fácil gravar um vídeo mostrando:

Sugestões de recheios – a quantidade de recheio vai depender do tamanho do tomate, mas em geral cerca de uma colher de sopa recheia um tomate médio:

  • Ricota temperada: o tempero básico da ricota deve ser azeite de oliva extra virgem e sal, e você pode rechear só assim, mas acrescentar algumas ervas frescas vai dar um toque todo especial. Escolha a sua favorita.
  • Farofa de pão: faça uma farofa refogando em uma colher de chá de manteiga e outra de azeite um dente de alho picado bem miudinho, sal pimenta e um pequeno punhado de farinha de rosca caseira. Deixe a farofa bem molhadinha, ela fica extremamente saborosa só com o óleo e o alho, mas é claro que, como em todas as minhas sugestões, ervas frescas ou secas são super bem vindas para dar um toque especial.
  • Arroz colorido: aproveite a sobra de arroz integral ou branco da refeição anterior e para dar mais cor e sabor a ele, misture na mesma proporção um ou alguns legumes ralados, tais como cenoura, beterraba, abobrinha. Você pode ainda misturar verduras picadinhas, como couve manteiga refogada, alface, agrião ou rúcula crus ou qualquer coisa que sua imaginação mandar. Como é um prato frio, tempere com um delicioso azeite de oliva extra-virgem.

É isso aí, muita criatividade e bom apetite!!!!

Se você tem um recheio diferente e bem saudável para sugerir, deixe sua receita nos comentários abaixo!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: