Aperitivos e entradas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Tomatinhos Marinados

20110831-022130.jpgComi tomatinhos parecidos com esses em um hotel que visitei perto de Teresópolis e fiquei apaixonada!

No buffet de almoço desse hotel, os tomatinhos eram parte da salada – e combinam realmente muito bem com verduras em profusão -, mas lá em casa eu já servi sobre massas, sobre peixe assado e com torradas, para aperitivo ou lanchinho.

A receita é incrivelmente simples e pode ser preparada em quantidade, já que os tomatinhos resistem bem em meio ao azeite e guardados na geladeira. Um verdadeiro curinga para incrementar diversos pratos!

Nas quantidades a seguir, essa gostosura não rende muito, é a porção ideal para uma rodada.

Ingredientes:

1 xícara de tomatinhos cereja, de preferência orgânicos – aqui eu até apelo para não orgânicos quando não encontro os orgânicos porque eu simplesmente viciei! Mas com certa dor na consciência, porque sei o quanto tomates são contaminados por agrotóxicos…

1 xícara de um bom azeite de oliva extra virgem, ou mais, o suficiente para cobrir completamente os tomatinhos

1/4 de xícara de folhas frescas de manjerona (manjericão fresco também é incrível nessa receita)

1 dente de alho grande, finamente picado

Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Corte o topo dos tomtinhos e aperte para deixar sair o excesso de sementes. Em seguida corte-os ao meio e transfira para um recipiente fundo.

Junte o alho fatiado, as folhas de manjericão, sal e pimenta e mexa rapidamente.

Junte azeite suficiente para cobrir toda a mistura e deixe descansar por pelo menos duas horas antes de servir.

Os tomatinhos duram vários dias na geladeira, mas lembre-se de retirar de lá pelo menos uma hora antes de servir

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

  1. olá pat, bom dia!

    eu tinha aprendido uma receita parecida com uns amigos italianos. esses tomatinhos são divinos mesmo. também dá pra fazer com os tomates convencionais para molho para massas, usando esses mesmos ingredientes crus. neste caso, com os tomates comuns, eu os cortei em cubinhos e ao invés de uma xícara de azeite de oliva, eu coloquei o sumo que escorre junto com as sementes, 1/4 xícara de oliva e um pouco de suco de limão (além do sal, dois dentes de alho em fatias finíssimas e manjericão). fica delicioso. tem ainda uma variação com abacate cortado em cubos tbm. fica ótimo com fusilli e pene e pode ser servido como salada.

Comentários estão encerrado.