ARTIGOS

Última moda alimentícia se alimenta de micróbios vivos

iogurtecaseiro[ratings]

O caminho mais rápido para os corações dos consumidores são seus estômagos perturbados.

Desde que a Dannon Co. introduziu o Activia, uma linha de iogurtes com bactérias vivas especiais comercializados para regular o funcionamento do intestino, vendas nos supermercados americanos passaram da marca dos US$100 milhões, marco que apenas uma pequena porcentagem de novos alimentos alcança. Que belo golpe de marketing!!! Iogurte DE VERDADE sempre teve bactérias vivas em sua composição, afinal são elas que transformam leite em iogurte.           

Agora, outros fabricantes de alimentos de olho no sucesso do Activia, estão correndo para oferecer seus próprios produtos com micróbios especiais que oferecem benefícios à saúde, conhecidos como probióticos.

Alimentos probióticos são populares na Europa e Ásia há décadas eu diria que muito mais do que décadas – iogurte é um alimento suuuuuper antigo, consumido desde tempos imemoriais; na verdade, o Activia é vendido no exterior desde 1987. Mas existem desafios ao replicar este sucesso nos Estados Unidos, incluindo o público americano, que consome bem menos iogurte do que os europeus, e uma cultura que tradicionalmente depende de remédios ao invés de alimentos e medicamentos naturais para se manter saudável. Com certeza uma alimentação balanceada faz muito mais pela nossa saúde do que medicamentos!! Medicamentos são para quem já está doente demais!

Mesmo assim, dada a popularidade do Activia e uma crescente demanda por produtos naturais nos EUA, alguns especialistas afirmam que os probióticos têm potencial para se tornar a aveia desta década, que se tornou uma sensação alimentícia nos anos 80, depois da descoberta de seu potencial redutor dos níveis de colesterol.

“Eu sei que os fabricantes começarão a colocar probióticos em tudo”, disse Bob Goldin, vice-presidente executivo da Technomic, empresa de pesquisa e consultoria alimentícia. Porém, alimentos probióticos só vendem se forem agradáveis ao paladar e se os consumidores acreditarem em sua eficácia, disse. Olha o lucro falando mais alto aí!! Junto com o vício por açúcar!! Vai vender, segundo a indústria, se for bonito e doce. Melhor do que nada, concordo, mas ainda digo que o iogurte natural, sem conservantes, flavorizantes, corantes e outros químicos é muito melhor. Quer um gostinho diferente? Bata com frutas frescas e/ou secas! Fácil, natural e delicioso!!

É de entendimento geral que os probióticos podem ajudar na saúde, além de um crescente corpo de pesquisas ligando tais alimentos ao alívio da síndrome do cólon irritável, candidíase e diarréia resultante de certas doenças. Mas até agora, não existem provas definitivas para algumas afirmações extravagantes. Fabricantes sugeriram que probióticos podem ajudar a evitar tudo, desde alergias até câncer de cólon.

O FDA toma uma posição neutra, policiando as embalagens dos alimentos para assegurar que as empresas não tentem igualar produtos probióticos à medicamentos (a não ser que forneçam evidências científicas para sustentar tais afirmações). Afe, para conseguir vender uma coisa tão saudável o pessoal tem que fazer parecer que é remédio?!?!?!?! Que gente hipocondríaca!! Que mania de remédios!!!! Um grupo científico endereçou o tópico recentemente. A Academia Americana de Microbiologia disse em um relatório de 2006 que “no momento, a qualidade dos probióticos disponíveis aos consumidores nos alimentos não é confiável”. Realmente, como eu sempre digo, confiável é o iogurte que eu faço em casa, com as bactérias que EU escolhi, com leite orgânico cru, fresco, de vacas felizes, criadas soltas, pastando. Uma verdadeira “bomba” de saúde!!!!

Mesmo assim, tais dúvidas não conseguiram diminuir o mercado para os probióticos.Ainda bem!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. rs rs rs… lembro quando comecaram os comerciais da activia minha irma ligou de outro estado pra perguntar se eu ja tinha tomado que era muito bom pra saude. Na epoca eu ja estava tomando o meu iogurtinho caseiro que aprendi na comunidade e disse que o meu caseiro tb tinha probioticos. Ela nao acreditou e paga bem mais pelo tal activia (que alem de tudo nao eh organico e tem corantes, etc).

  2. Tatiana, pode deixar!!! O dia que você tiver tanto dinheiro quanto a Danone reservado para o marketing, tua irmã começa a preferir o teu iogurtinho caseiro, sem corante nem ocnservante!!!

    hehehehe

    Desculpa, não resisti!!

  3. eu estou fazendo a menos de um mês meu iogurtinho em casa,mas ainda tenho algumas duvidas como por exemplo:se eu por leite gelado neles depois de lavados eu mato-os?eles devem mesmo ficar fora da geladeira,porque aqui no sul faz muito calor,ou posso conserva-los na geladeira no período em que estão fabricando o iogurte?queria saber se engorda e quais são os benefícios para nossa saúde,e como não gosto de adoçante tomo c/açucar mesmo batido com morango etc..mas batendo no liquidificador eu não acabo matando eles?muito obrigada,ah e tem alguma receita de sorvete com este tipo de iogurte?

    1. Jane, nada de leite frio e nada de geladeira: os lactobacilos precisam da temperatura levemente elevada (entre 43 e 46 graus) para “funcionarem” e transformarem o leite em iogurte.
      Quanto a engordar, qualquer coisa em excesso, engorda!
      Na hora de bater com frutas você faz muito bem em não usar adoçante, mas açúcar também não é uma opção muito saudável. Que tal mel ou melado de cana?

  4. Oi Pat, eu também costumo fazer o iogurte, mas faço com o leite de saco pasteurizado, depois de fervido, com ele quase morno. Não tenho muita facilidade de encontrar o leite orgânico aqui em Fortaleza, até a feira de orgânicos é difícil, nos supermercados os produtos são bem escassos. Então o meu iogurte tem probióticos????

Comentários estão encerrado.