Alimentação ARTIGOS

Quer viver mais? Então corte o açúcar da sua vida!

Picture 1Compre gostosuras da Pat

CLIQUE AQUI e conheça as opções!

Depois de tudo o que eu estudei junto com meu marido sobre alimentação saudável, eu já estava careca de saber que uma alimentação rica em açúcares e carboidratos – principalmente os refinados – definitivamente não é saudável.

Eis que estava dando uma olhada no site da BBC Brasil e dei de cara com mais um estudo provando isso e mais: uma alimentação pobre em açúcares e carboidratos pode prolongar em cerca de 15 anos a sua vida!!

A matéria transcrita a seguir:

Parar de comer doces ‘pode prolongar a vida em até 15 anos

Uma pesquisa realizada na Alemanha sugere que abdicar de doces e carboidratos pode aumentar a expectativa de vida em até 15 anos.

Os cientistas, do Instituto de Nutrição Humana, da Universidade de Jena, realizaram experiências em minhocas e observaram que o corte da ingestão de glicose, encontrada em alimentos ricos em açúcar e carboidratos, levou os invertebrados a aumentarem consideravelmente a produção de radicais livres.

Os radicais livres são moléculas que podem ser prejudiciais ao organismo porque estão ligadas a processos degenerativos, como o câncer e o envelhecimento.

Os pesquisadores, no entanto, observaram que a falta de glicose fez com que as minhocas rapidamente reagissem aos radicais livres, produzindo enzimas de defesa contra estas moléculas e aumentando a expectativa de vida em 20%.

Este número, calculam os pesquisadores, seria o equivalente a 15 anos na espécie humana.

“Se este resultados se mostrarem efetivos para a espécie humana, isto significa que o fim do consumo de glicose pode ter efeitos positivos na expectiva de vida, afirmou Michael Ristow, um dos líderes da pesquisa.

“Durante o processo, as minhocas produziram mais radicais livres, mas ao mesmo tempo ativaram rapidamente as defesas contra essas moléculas. O mal acabou produzindo algo bom no fim”, acredita.

Ainda de acordo com ele, o consumo de açúcar corresponde de 15% a 20% da ingestão diária de calorias, que não são necessariamente glicose, mas acabam se transformando na substância durante a digestão.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

5 comentários

  1. acho que quem leu e escreveu em portugues nao leu o artigo inteiro… o Prof. Dr. Ristow comenta que as mitocondrias – sem acúcar – comecam a queimar gordura produzindo radicais livres (reactive oxygen species, ROS), e estes radicais fazem com que o sistema imunológico reaja contra os ROSs. Ele diz também que se isso se aplicar à espécie humana deveremos mudar nosso pensamento em relacao a vitaminas, principalmente C e E pois elas diminuem os ROSs cortando o efeito rejuvencedor…

    http://www.uni-jena.de/PM070928_Ristow-skin-print.html

    estranho, né!

Comentários estão encerrado.