Alimentação ARTIGOS

Você acha que está livre de contaminações num produto alimentício industrializado?

Eu vivo insistindo que alimentos frescos, sem processamento algum, são infinitamente mais saudáveis e saborosos. São mesmo, é só você testar para confirmar. Alimentos frescos também são muito mais baratos, e como “dinheiro não dá em árvore”, eis mais um excelente argumento para você procurar COMIDA DE VERDADE!

Eu já cansei de falar que produtos alimentícios indutrializados são péssimos para nossa saúde. Sào alimentos completamente mortos, sem enzimas, com gorduras oxidadas, nutrientes deficientes e cheios de corantes, conservantes e flavorizantes que, no mínimo, podem causar alergias gravíssimas.

Mas tem uma coisa que eu custo acreditar, mas que as imagens a seguir não deixam dúvidas: alimentos industrializados, cheios de processamento, esterilizações e embalagens mirabolantes e infalíveis não são assim tão perfeitos, não são assim tão limpos…

Muito cuidado com o que você coloca no seu carrinho de supermercado! Muito cuidado com o que você oferece à sua família!!

As imagens a seguir foram feitas pela Tatiana, que as publicou originalmente numa comunidade do Orkut. Ela me autorizou a publicar as imagens aqui e eu peço a vocês que mostrem a seus familiares e amigos e os previnam de consumir industrializados, também pela total falta de higiene e total falta de respeito ao consumidor!

(clique nas imagens para ampliá-las)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

24 comentários

  1. Eeeeeca! Que horror, hein Pat.. Aproveito esse excelente topico pra te perguntar uma coisa… Eu ando fazendo iogurte caseiro usando um daqueles iogurtes naturais de supermercado, ao inves de bacterias. Estes iogurtes naturais são tão ruins quanto os outros que vêm com sabor (no que diz respeito ao conteudo de conservantes e flavorizantes)? Caso negativo, qual a diferenca de comer um iogurte natural comprado ou um iogurte caseiro? (espero que tenha entendido minha duvida!) Abracos! Lu

  2. Corrigindo: flavorizante nao, pois iogurte natural nao tem sabor. Mas quanto a outras quimicas (se eh que tem)…

    1. Luciana, o pior é que algumas vezes até o natural tem algum tipo de flavorizante…

      Muitas vezes o iogurte industrializado é preparado a partir de uma parte de leite e outra parte de leite reconstituido – era leite em pó que virou leite novamente. Em algumas marcas existe a adição de espessantes, etc

      Fazendo em casa você não só evita tudo isso, como também pode escolher melhor a procedência do leite que vai usar.

  3. Pat.boa tarde, prazer imenso em conhecer seu blog.É muito “auspcioso” quando encontramos sintonia com pessoas.Eu como Vc. preocupo-me com a alimentação dos meus, afinal ela é o combustivel do nosso corpo. Surgiu-me uma dúvida a pouco tempo,tenho procurado no Google mas não encontrei nada. Será que Vc. saberia informar-me sobre a quimica que é usada para clarear o arroz. o açucar e a farinha ?Sei que são substâncias que a longo prazo prejudicam nosso organismo.
    Agradeço sua atenção e se possivel um retorno. Por enquanto só sei lidar com e-mail.
    Abraços Neyde

    1. Pat.boa tarde, será que Vc. respondeu à pergunta que fiz em 21/8/09, em algum lugar que eu ainda não encontrei ? Espero, agradecida pelo retorno
      Neyde

      1. PAT, BOM DIA, DESCULPE A DEMORA,EU ESTAVA COM PROBLEMAS NO COPUTADOR.qUANTO A PERGUNTA QUE FIZ EM 21-8 FOI:qUAIS AS SUBSTÂNCIAS NOCIVAS QUE SÃO USADAS PARA CLAREAR O ARROZ, AÇUCAR E FARINHA E QUAIS OS RESULTADOS QUE AFETAM O NOSSO ORGANISMO A CURTO OU LONGO PRAZO
        CASO NÃO POSSA DIVULGÁ-LO EM SEU BLOG, ESPERO QUE O FAÇA ATRAVÉS DE MEU E-MAIL.
        aGRADECIDA nEYDE

        1. Neyde, eu não quais são especificamente as substâncias usadas neste caso, mas acredito que numa busca simples no google seja fácil encontrar os nomes. A grande questão é: quaisquer que sejam essas substâncias, elas alteram a forma natural do alimentos (bem, no caso do açúcar, um produto totalmente refinado, o branquear é o de menos…), alteram sua estrutura original, refinam, ou seja, simplificam demais, alteram demais, e o nosso corpo passa a não reconhecer essas substâncias adequadamente.

          Isso a longo prazo pode ser a causa para problemas como doenças auto-imunes, quando o corpo passa a se defender do próprio corpo (usando termos simples e leigos).

          Definitivamente, não acho que alimentos refinados em geral sejam uma boa opção na nossa rotina alimentar!

  4. Pat,

    Adorei a denúncia. Seu site é realmente de utilidade pública.

    Grata. Diva Falcão.

  5. Que horror!!!Eu bebia mto dessa agua de coco,agora até isso vou eliminar de vez…Obrigada pelas informações

  6. Oi, Pat. Obrigada por divulgar as fotos e ajudar a preservar a saúde dos consumidores.
    Abraços.

    1. Tati, se todos os consumidores esados divulgassem os problemas como você fez, talvez as pessoas consumissem menos esse tipo de coisa e dariam mais valor àquilo que a natureza nos oferece tão generosamente!

  7. Estranho isso aí. Essa contaminação já estava presente quando ela abriu a caixa ou veio depois de aberta? O produto ainda estava na validade? Eu já bebi desta água e nunca percebi estes fungos.

  8. Desculpe, é que normalmente as pessoas não abrem a caixinha. Deve ser isso.

  9. Ola… vi o link da comunidade do orkut por uma msg do twitter que recebi de um blogueiro e achei revoltante, trabalho na Vigilância Sanitária e o conselho que eu dou é que leve as fotos direto na gerência estadual (Não sei onde Tatiane reside) pos é dever deles fiscalizar esses tipos de produto. Sempre vejo reclamações e a revolta do povo com essas situações, não deixe a reclamacão ficar apenas na empresa, todo o processo terá que ser avaliado desde a produção até o mercado ou supermercado onde foi adquirido.

    um abraço e boa sorte na empreitada.

    1. Leonardo, obrigada pela dica! Quando os consumidores reclamarem mais e exigirem qualidade de verdade, tudo tende a melhorar!

  10. Prezada Pat em 3-10-09 repeti a pergunta, inclusive solicitada por Vc.

    Agradeço peo retorno

    Neyde

Comentários estão encerrado.