Aves RECEITAS

Torta de Frango

[ratings]

Quando eu faço caldo de carne ou caldo de frango eu normalmente separo a parte sólida, de carnes e legumes, e congelo em porções individuais, assim num dia mais corrido eu não deixo de ter uma carne bem gostosa para servir nas refeições do meu filho.

Mas essa semana eu fiz caldo de carne E caldo de frango de uma vez, ía ficar potinho demais para congelador e refeições de menos, afinal normalmente ele ocme a nossa comida fresquinha, feita no dia. Resolvi então preparar uma gostosura que já não comia há muuuuuuito tempo: torta de frango!

Como base eu usei a massa multiuso (que também serve para tortas doces ou pães), pré-assada por uns 15 minutos.

No recheio teve o frango do caldo desfiadinho, junto ocm alho-poró, salsão, cebola e cenoura que estavam na panela do caldo. Refoguei na manteiga um maço de aspargos bem picadinho, temperei com bastante sal, pimenta doreino e uma pitada de curry. Juntei a mistura de frango desfiado ao refogado de aspargos, acertei o tempero e juntei umas 4 colheres de sopa de creme de leite fresco para deixar o recheio cremoso – poderia ter sido um pouco de queijo tipo catupiry ou requeijão, mas cuidado ocm esses ingredientes, infelizmente a maioria deleshoje em dia contém muitos aditivos artificiais e muitas marcas de requeijão são de “mentirinha”, não mais à base de leite de vaca como a receita original, mas sim à base de “gorduras vegetais misteriosas”…

Então recapitulando:

  • Preparei a massa e pré-assei por cerca de 15 minutos (fiz furinhos com o garfo na massa, que eu não sei bem para que servem, mas que toda boa receita de torta manda fazer!)
  • Preparei o recheio da massa: frango e legumes do caldo mais o refogado de aspargos e creme de leite (queria ter feito com milho e ervilha, como comi a infância toda, mas não tinha nenhum dos dois no sacolão aqui perto)
  • Coloquei o recheio sobre a massa pré-assada e cobri tudo com queijo minas triturado no processador (poderia ser qualquer queijo, peguei o que tinha na geladeira, e podia ser ralado, mas a preguiça pediu o processador…)
  • Assei a torta por cerca de 35 minutos, em fogo médio-alto, até que o topo ficasse dourado.
  • Servi a torta sozinha, mas uma salada verde teria acompanhado muitíssimo bem!

Para quem acha que pode gostar, essa mesma receita pode ser feita com a parte sólida do caldo de carne. Eu nunca fiz porque sinceramente não simpatizo muito com tortas de carne – gosto particular meu.

Outras sugestões pra acompanhar o recheio de frango:

  • Milho e ervilha
  • Milho, ervilha e palmito
  • Só palmito
  • Cogumelos (qualquer um fresco, ou um miz deles, refogados na manteiga)
  • Só o frango, temperado com bastante curry e óleo de coco extra-virgem
  • Só o frango, temperado com ervas variadas

Clique nas fotos para ampliar!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. OBSERVEI O NOME SOU DA FAMÍLIA FELDMANN DE SÃO LEOPOLDO-RS

  2. Deixei minha massa em repouso pra fazer amanhã! Pat você cobriu a torta com a massa ou deixou o queijo como cobertura? Ah, acredito que a orientação de furar a massa antes de pré assar seja para não crescerem bolhas e ela ficar uniforme! ;)

Comentários estão encerrado.