RECEITAS Sobremesas

Chantilly do Shrek (ou de Abacate)

Essa semana andei comentando sobre o chantilly de abacate que preparei aqui em casa para acompanhar os morangos orgânicos vermelhos, perfumados e saborosos que vieram da feira da Água Branca. Ando achando abacates orgânicos também, o que me deixa feliz demais!

Eu tenho um excelente fornecedor de creme de leite cru orgânico, lá na mesma feira da Água Branca de onde chagam os morangos e abacates. A textura do creme de leite que ele me tráz é incrível, o sabor incomparável e por vir de vacas criadas soltas a pasto, sem ração, é também extremamente nutritivo, rico em vitaminas que só fazem bem à saúde!

Mas nem sempre foi assim, nem sempre tive acesso a esse super alimento que é o creme de leite cru, e sei que ele é “artigo de luxo” no mercado, raridade mesmo! Creme de leite em lata não uso e nãorecomendo, nem pensar! Mesmo muito antes de saber do mal que ele faz, sempre achei que não prestava na cozinha. O creme de leite fresco convencional, super pasteurizado, é menos ruim, mas ainda assim é péssimo porque a pasteurização elimina enzimas super importantes que auxiliam na sua digestão. Sem contar, é claro, o fato de que muitas pessoas têm intolerâncias ou alergias a produtos lácteos pasteurizados (eu conheço inúmeros casos de pessoas que não toleram leite e derivados comerciais, mas que se dão muitíssimo bem com o consumo de leite e derivados em sua forma crua, sem pasteurização). Chantillys prontos, que já vem na garrafinha com spray, parecem ser os piores dos piores: ali tem tudo, menso creme de leite!

Tudo isso para dizer que até encontrar um creme de leite que valesse a pena, eu fazia uma gostosura que apelidei de chantilly de abacate. Na verdade essa gostosura é praticamente um creme de abacate, apenas com um toque mais caprichado de baunilha e iogurte ao invés de limão para não deixar escurecer. Sim, iogurte funciona tão bem quanto limão para não deixar escurecer o abacate ou a banana amassada, e de quebra fornece lactobacilos super importantes para a saúde da flora intestinal.

A receita não podia sem mais simples, anotem e experimentem em casa, para acompanhar os saborosos morangos orgânicos ou como recheio de bolos e até puro, como um creme de abacates diferente.

Ingredientes:

1 abacate bem maduro (escolha um de tamanho médio a grande)

1 colher de chá de rapadura ralada (nesse caso não recomendo mel ou melado, já testei e não gostei tanto do resultado

1 colher de sopa de extrato natural de baunilha caseiro bem forte

2 a 3 colheres de sopa de iogurte natural integral (se precisar, use um pouco mais, o suficiente para que seu liquidificador bata adequadamente o creme)

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredinetes no liquidificador e bata vigorosamente até obter um creme uniforme.

Gele por cerca de uma hora antes de servir com os morangos. Coloque uma porção generosa em cada taça e coloque os morangos sobre o creme.

Não vou mentir, o sabor não é exatamente igual, e nada de tentar enganar as crianças, afinal chantilly “de verdade” é branco e esse é verde (pode dizer que esse é o “chantilly do Shrek”- no meu tempo seria do Hulk!). O que é exatamente igual é a sensação cremosa junto ao morango fresco e delicioso. A baunilha faz o importante papel de deixar chantilly branco e verde muito próximos e igualmente deliciosos.

Vale a pena provar!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

11 comentários

  1. Eu praticamento faco a mesmo receita. So nunca usei o estrato de baunilha. Amanha vou testar. Desculpe a falta de acento o teclado esta desconfigurado.

    Abracos

  2. Oi, Pat!

    (Tentei mandar um scrap para você, mas o Orkut não aceitou. Então, vai por aqui!)

    Não sei se você já conhece, mas aqui vai a dica de um excelente blog sobre cosméticos orgânicos: http://www.scenthive.com Além de explicar os males de substâncias químicas derivadas do petróleo, ftalatos etc., a autora faz reviews detalhadas de perfumes naturais, olhe que barato!

    Não tenho podido ir ao msn, pois estou com muito trabalho por aqui. Porém, estou sempre de olho no seu site e tenho um abacate madurinho aqui para provar o Chantilly do Shrek! ;-)

    Abração pra ti e pra família!

  3. Pat, você sabe qual é o equivalente ao creme de leite cru nos Estados Unidos?
    (Encontrei recentemente óleo de coco orgânico extravirgem pela internet)

  4. Oi, Pat
    Adorei o seu blog.
    Gostaria de saber quem é o seu fornecedor de creme de leite orgânico na feira da Água Branca?
    Abraços,

    Estela

  5. nÃo provei,mas pretendo provar!a receita do “chantilly do shrek”.parece gostoso!!!!!!!!!!!!!

  6. ola, poderia me conseguir o endereço e telefone do cara que produz o creme de leite organico? estou procurando.
    obrigado por sua atenção

  7. fiz o chantily do Shrek , deu tão certo e ficou muito cremoso e gostoso!

Comentários estão encerrado.