Bolos COMPRE DA PAT! RECEITAS Sobremesas

Bolo de Natal da Pat

Natal é um tempo de alegria, festas, champagne, Papai Noel e panetones! Bolo de Natal também entra na festa, e muitas famílias têm suas receitas tradicionais, passadas de uma geração para outra. Por aqui temos a nossa, uma delícia!

Existem inúmeras receitas deles espalhadas por livros e sites na internet. Eu sinceramente não sei qual delas é a original, mas sei com certeza que originalmente o panetone era preparado a partir de uma fermentação natural especial, que confere a ele aquele gostinho super especial, um gostinho que a indústria alimentícia tratou de transformar em química e colocar em seus “panetones”, que de panetone de verdade não têm nada!

Faça em casa ou encomende da minha cozinha!

Você já leu o rótulo de um panetone industrializado? Dei uma espiada no site de uma marca bem conhecida e o que vi ali não me agradou em nada… Farinha enriquecida, açúcar (não fala em quantidades e me deu até medo pensar…), gordura vegetal, estabilizantes, corantes, aromatizantes, conservadores, etc. Esses ingredientes não parecem nada apetitosos para mim. Eu nunca gostei de aulas de química, comer química então, pior ainda!!!

CLIQUE AQUI e veja outras caras que você pode dar ao seu bolo de Natal

A minha mãe uma época tentou fazer panetone em casa, mal sabia ela… ensinaram que o “segredo” do panetone perfeito era uma pastinha comprada de uma fulana que morava do outro lado da cidade. Aromatizante e flavorizante puro, a gente abria o tal potinho e se inebriava com cheiro de panetone!!! O resto da receita era quase a de um bolo comum, acrescido de frutas secas e/ou cristalizadas

Essa minha receita de bolo de Natal não se parece exatamente com um panetone original, e já ganhou o apelido carinhoso de “PAT”netone. Ainda não achei uma receita  de panetone que me fizesse ter vontade de testar. Essa minha receita de “PATnetone” também não usa a fermentação natural que eu tanto recomendo para grãos e farinhas – nessa época em que a desenvolvi ainda não tinha essa informação. Mas essa minha receita é toda preparada com ingredientes frescos e saborosos, muito mais saudáveis! Há anos que faz muito sucesso nos nossos Natais e no Natal de muitos leitores do site Crianças na Cozinha. Atualmente, por conta da falta do processo de fermentação, eu tenho optado pelo uso da farinha branca, que como é refinada, já não contém os antinutrientes.

Faça em casa, de acordo com a receita a seguir, ou CLIQUE AQUI e encomende o seu. Por se tratar de comida de verdade, perecível, não tem como enviar o bolo pelos correios para todo o Brasil, então o jeito é morar em São Paulo ou vir passear pr aqui e aproveitar para buscar.

c71

Ingredientes:

5 a 6 bananas bem maduras;

3 ovos caipiras

3 colheres (sopa) de azeite de manteiga ou óleo de coco, e mais um pouco para untar a travessa;

1 colher (sopa) de extrato natural de baunilha;

1 1/2 xí­cara de farinha de trigo;

1 1/2 colher (chá) de fermento em pó caseiro;

1/4 de colher (chá) de sal;

1 + 1 colher (sopa) de canela em pó;

1/2 de xícara de nozes ou pecans crocantes picadas (também vale qualquer outro tipo de nozes, castanhas ou amêndoas da sua preferência, eu alterno de acordo com a disponibilidade e a minha vontade);

1/2 de xícara de uvas passas, claras e/ou escuras;

1/3 de xí­cara de damascos picados;

1/2 xí­cara de ameixa seca;

1/3 de xícara de amêndoas.

(note que as quantidades de frutas secas e nozes ou castanhas são apenas uma sugestão, se você quiser colocar mais de uma, menos de outra, substituir, pode fazer – sempre que faço dá certo!)

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno e unte levemente uma travessa refratária;

Amasse as bananas e misture com o mel, o azeite e o extrato de baunilha;

Adicione as passas, os damascos e as ameixas;

Em outro recipiente, misture bem a farinha de trigo, o fermento, 1 colher de canela e o sal. Adicione as nozes;

Misture bem todos os ingredientes e passe para o refratário untado;

Salpique com a outra colher de sopa de canela;

Asse por cerca de 40-45 minutos;

Para servir o bolo de Natal

Na hora de servir, morno ou à temperatura ambiente, enfeite com as amêndoas.

Para a Páscoa você pode usar esta mesma receita, usando uma assadeira no formato de colomba pascal.

Cardápio de festas

Precisa de ajuda para montar suas festas de fim de ano? Conheça meu e-book Festas Saudáveis e Saborosas. São 4 cardápios completos e super festivos, dicas para receber, arrumar uma linda mesa, enfeitar a casa e muito mais!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

71 comentários

  1. Pat,
    Fiquei com água na boca quando li a receita. Estou só esperando o término dos meus tres meses de dieta anti-enxaqueca para poder fazê-lo.
    Beijos.

  2. Amo o seu site! Espero que consiga modificar um pouco os meus hábitos e da iniciar melhores hábitos na minha baby de 13 meses. Vc me indicaria algum lugar legal, na venda de alimentos orgânicos e naturais em Santos? E dicas de café da manhã para os pequenos, ainda dou somente mamadeira de leite de soja, pois a Maria tem intolerância ao leite de vaca.

  3. Oi Pat!

    Por favor, poderia me dizer a temperatura do forno que vc utiliza para assar este bolo?
    Bjs

    Iv.

  4. Não estou conseguindo encontrar farinha de trigo integral por aqui, China. Encontro a orgânica, posso subistituir nas receitas? Em qual proporção?
    Bjs

  5. Mais uma receita aprovadíssima – não tinha tudo, acabei colocando só as ameixas, e mesmo assim ficou uma delícia…

  6. Olá, visitei seu site, estou achando ótimo, porem eu gostaria de saBER DE VC SE EXISTE UM JEITO DE FAZER UM PANEETONE O MAIS APROXIMADO O POSSIVEL DO NATURAL, MAS SEM LACTOSE, PORQUE TENHO UMA AMIGA QUE TEM UM FILHO DE 3 ANOS E ELE ESTA MORRENDO DE VONTADE DE COMER UM PANETONE MAS NÃO PODE, E EU FIQUEI MUITO COMOVIDA E GOSTARIA MUITO DE PODER AJUDA-LA.
    aGRADEÇO.
    UM ABRAÇO.

  7. Eu fiz meio diferente e achei um estouro de bom.

    Assim:
    5 bananas maduras amassadas;
    1/2 xí­cara de mel;
    1|4 xíc de melado de cana
    2 col. sopa de manteiga de garrafa (não tinha mais nada “oleoso” em minha casa)
    1 col. sobremesa extrato de baunilha;
    1 col. sopa de canela em pó;
    1 col. sobremesa noz moscada (vou tentar misturando cravo e gengibre em pó numa próxima vez)
    1 col. chá cheia de fermento em pó;
    1 pitada de sal;
    1 1/2 xí­cara de farinha de trigo integral;
    1/2 xí­c. de castanhas do pará moídas
    1/2 xí­c. de coco ralado com o leite (eu faço caseiro e deixo tudo junto, quem não fizer, basta adicionar mais 1/2 xí­c. de leite de coco)

    assei em forma de pudim e ficou muito bom, mesmo sem nenhuma fruta seca em casa.

  8. Pat,
    Eu já fiz esse bolo de tudo que é jeito e a receita é tão boa que nunca dá errado. Seguindo a base (banana, farinha integral,mel,fermento e uma gordura boa) dá pra arriscar com praticamente tudo! Na última vez que fiz, além da base, só coloquei umas tâmaras e um mix de castanhas. E o sucesso do natal foi esse bolo com cacau em pó,óleo de côco e côco fresco ralado. Essa semana vou testar a variação da Carol, fotografo e te mando!
    Beijo!

  9. Oi Pat e Cacau,
    eu pensei a mesma coisa qdo ficou pronto, dá pra trocar a manteiga por azeite, óleo de coco… a base é a q vc comentou (banana, farinha integral, mel ou melado,fermento e uma gordura boa), o resto vc inventa até em função do q tiver rolando na geladeira.

    Pensei tb q como a massa é durinha, dá pra rechear com geleia caseira e assar tudo junto que não faria “mistureba” como acontece com bolos de massa “líquida”

    Não sei, mas uma pasta de damasco sem açúcar deve ficar incrível no recheio, afinal existem tantos panetones industrializados recheados de “ilhas” de mousse-creme de chocolate e até de goiabada.

    bjs!

  10. Esse Natal não fiz o panetone e sim o bolo de laranja mas o Ano Novo vem aí e estou pensando seriamente em fazê-lo e regá-lo com licor.

    Alguém acha que isso daria certo?

  11. Olá Pat,
    Pela primeira vez fiz a receita do panetone. Eu detesto os panetones comerciais. Mas essa receita é maravilhosa!! Ao invés da medida toda de farinha de trigo integral, coloquei metade de farinha de castanha. Vou testar qualquer dia só com a farinha de castanha.

    Abraços!!

    1. Luana, essa receita é deantes de eu saber da necessidade da pré-fermentação. Ainda quero repensar essa receita de modo a ter a pré-fermentação, mas enquanto isso, como é uma receita pra muuuuuuito de vez em quando, não é um problema gravíssimo!

  12. Pat,

    Vou fazer o bolo de banana pra pesentear esse natal devido ao sucesso dos anos anteriores. Devido à falta de tempo, queria uma dica mais certeira … pensas que pode funcionar em forminhas de mufins?

    Beijão!

  13. Oi Pat,
    Fiz a receita nas formas de muffins. Uma receita deu exatamente 12 bolinhos. Assou super rapidinho, desenformou perfeitamente (não usei forminhas de papel) e ficou uma gracinha ;) Vou fotografar a próxima fornada e te mando.
    Obrigada!

    Cacau

    1. Eu quero ver as fotos Cacau!
      Quero fazer para presentear tbem e queria ver como são as forminhas…
      Será que dá para com as de papel?

  14. O Pat! Adorei sua alternativa para panetone industrializado. O problema é que aqui em casa ninguém gosta de banana em doce, só gostam da fruta. Será que daria certo substituir as bananas por chocolate orgânico em barra? ou pelo menos parte das bananas.Acha que devo testar, se sim , qual a quantidade de chocolate eu colocaria?
    Agradeço se puder ajudar pois vai ser a sobremesa da nossa ceia aqui em casa. Beijos!Anamaria

    1. Anamaria, e se você fizesse sem contar uqe tem banana? Porque sinceramente o que eles menos vão sentir nesse doce é a banana! Não fica gosto!

  15. Já fiz várias vezes esse bolo/panetone – vou experimentar as modificações que a Cacau fez e estou tentadíssima a trocas as frutas secas por cristalizadas.
    Alguém tem algo contra essa minha pretenção? seria um crime de lesa-majestade?

  16. Pat, gostei muito da receiat e gostaria de faze-la, já que não compro e nem como panetone industrializado nem que me matem!rsrsr. só tem um probleminha, nós aqui em casa, simplesmente odiamos banana!! Feio, sei disso, mas banana é uma coisa que não entra de jeito nenhum aqui em casa! Existe algo que possa subistituir a banana nessa receita???? Obrigada pela atenção!!

    1. Adriana, eu sempre achei que banana fosse uma unanimidade, que todo mundo gostava, e justamente com essa receita estou descobrindo exatamente o contrário: muita gente detesta!!
      Se você for audaciosa, experimente fazer com banana, mesmo não gostando, porque não fica gosto forte de banana. Uma aluna minha há algum tempo atrás, também me disse que não suportava banana, mas já que era receita da aula, provaria o doce. Adorou.
      Outra solução, que eu não testei, mas pode ficar interessante, é substituir as bananas por cerca de 2 xícaras de iogurte natural integral. Eu ando mesmo com vontade de testar essa versão, porque me permitiria realizar o processo de lactofermentação na farinha.
      Se você testar com iogurte, venha me contar o resultado!

      1. Oi Pat excelente dica!!!! Acho que com banana não vai rolar mesmo, pois o problema maior da fruta é o cheiro, mais que o gosto!!!rsrsrsr. Mas nesse final de semana vou testar com o iogurte e depois te falo, tá? Mais uma dúvida. Vc acha que sigo exatamente o passo a passo da receita, ou modifico alguma coisa por conta da substituição??? Mais uma vez, obrigada pela atenção, Adriana.

        1. A única modificação é na preparação, que para aproveitar a lactofermentação, você deve misturar a farinha e o iogurte umas 8 a 12 horas antes e deixar coberto descansando.

  17. Oi,

    Na condição de oráculo das não mui talentosas em assuntos culinários – me diga que tipo de bebida eu poderia usar para incrementar meu bolo/panetone, que esse ano vai ganhar uns pedacitos de frutas glaçadas e não cristalizadas. Pensei em Licor de Cacau, Café, Conhaque, Rum, mas decididamente não sei o que usar.

    1. Maria Cristina, sabe que nunca usei bebidas para incrementar panetones? Licor Amarula pode ser interessante… Só testando pra saber!

  18. Bom Dia,

    Acho que vou fazer o panetone da forma tradicional e comê-lo sorvendo o Amarula ou quem sabe um Baileys – você abriu a caixinha de Pandora.

  19. Pat,

    Surgiu uma dúvida nessa receita de panetone com farinha integral:
    o fato de se usar farinha integral, qual é o fermento utilizado?
    o fermento biológico(para bolo) ou o fermento para pão (seco)?

    Para que a massa do panetone fique mais leve, não há necessidade de se misturar farinha branca à farinha integral?

    Um abraço. Diva.

    1. Diva, eu uso o fermento de bolo comum. Quanto à farinha, você pode usar uma parte de farinha branca sim, fica um pouco mais leve.

  20. Olá Pat,
    Gostaria de saber a diferença de azeite de manteiga da manteiga?
    Obrigada. Um abraço.

    1. Patricia, o azeite ou óleo de manteiga é quase o equivalenbte ao ghee indiano – só a gordura da manteiga, separada da proteína. Muito indicado, na maioria dos casos, a quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite.

  21. Pat,
    duas perguntinhas:
    – vc conhece a farinha de amaranto? ela é indicada para quem não pode comer gluten. Vc acha que daria para substituir nesta receita?
    – vc teria outras receitas parecidas SEM gluten?

    Obrigada!

    1. Raquel, nunca usei farinha de amaranto e nem sei se funcionaria nessa receita. Se você testar, avisa! Aqui no site tem diversas receitas sem glúten, mas tem uqe dar uma procurada, não lembro todas de cor!

  22. Ah, me esqueci! eram 3 perguntinhas…
    – pode-se usar azeite de oliva numa receita assim?

    Obrigada mais uma vez!

  23. Pat, bom dia!
    Essa massa fica sequinha na hora do preparo? Quero dizer é diferente da massa de um bolo tradicional?
    Beijo,
    Cacilda

      1. Quiz dizer na hora do preparo, antes de assar. Por não levar ovos e leite, a massa deve ficar mais seca. Ou as bananas ajudam na umidade?

  24. Ficou ótimo!
    Não fiz com exatos todos os ingredientes, por não tê-los.
    Amei o sabor. Amo banana com canela.
    Mais uma receita da Pat testada na minha cozinha. rs

  25. Pat, fiz novamente com todos os ingredientes e usei maple.
    Que delícia!
    Só que da próxima vez quero fazer sem usar mel ou outro tipo de adoçante.
    Como as bananas eram nanicas (grandes) e orgânicas, achei que tanto com mel como com maple ficou muito doce para meu paladar.
    Acho que as bananas bem maduras dão conta de adoçar.
    Beijo.

      1. Vou congelar um pedacinho e ver o que acontece. Nunca congelei nada com nozes/castanhas.
        Obrigada!

  26. Pat, uma dica pra dar o gostinho de panetone pra receita é adicionar raspas de casca de laranja.
    Beijos

  27. Pat, tem como substituir a farinha de trigo integral por outra farinha? Como a farinha de coco? Ou a farinha de arroz?

    1. Nessa receita eu nunca tentei, mas creio que dá pra substituir pela mesma quantidade de farinha de coco. Se você testar, venha nos contar o resultado!

Comentários estão encerrado.