Para quem espera a quiche super tradicional, com a massa podre, que cada vez mais é preparada com margarina (eca!) ao invés de manteiga, vai se surpreeder, porque essa quiche não tem massa, e nem é quiche se formos ser corretos com nomenclatura culinária. Mas o resultado é super parecido, incrivelmente delicioso e ideal para quem quer e/ou precisa evitar carboidratos refinados.
Hoje eu preparei a “falsa quiche” com cebolas e tomilho – na verdade aproveitei a deliciosa salada de cebolas roxas que eu tinha na geladeira -, mas você pode preparar com o que der vontade ou tiver na geladeira: abobrinhas refogadas, alho poró, tomatinhos, aspargos, cogumelos, etc. O modo de preparo muda muito pouco e o resultado é sempre delicioso, prático e muito nutritivo.
Para acompanhar nem precisa nada além de uma boa e farta salada verde, que nesse caso eu tempero somente com sal, pimenta e um bom azeite extra-virgem. A quiche já é tão saborosa, que qualquer coisa além disso torna-se dispensável.
As medidas a seguir eu fiz para servir aqui em casa, para meu marido, meu filho mais velho e eu. Sobrou. Eu diria que essa quantidade serve 3 mortos de fome ou 4 pessoas comendo bem.
Ingredientes:
4 ovos caipiras
3/4 de xícara de creme de leite fresco
1/2 de xícara de queijo meia cura picado (eu usei um que compro na feira de orgânicos e o resultado foi fenomenal!)
sal e pimenta do reino à gosto
uma pitada generosa de noz moscada
1/2 xícara de salada de cebolas roxa
manteiga para untar
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno à teperatura médica, cerca de 200 graus.
Junte no copo do liquidificador os ovos, creme de leite fresco, queijo, sal, pimenta e a noz moscada.
Bata até obter um creme homogêneo.
Junte as cebolas e mexa delicadamente com uma colher de pau.
Unte com um pouco de manteiga um refratário redondo com cerca de 20cm de diâmetro e despeje a mistura de ovos nele.
Leve ao forno médio (200 a 220 graus) por cerca de 40 minutos ou até que o topo esteja bem dourado.
Sirva imediatamente – vai fazer sucesso, tenho certeza!!!
Oi Pat,
Eu acompanho o seu blog e gosto muito. Quero só dizer que esse falso quiche, e variações, eu faço há anos, é muito comum aqui (Israel).
Eu refogo (em frigideira de cerâmica, quase que sem óleo) antes os legumes que vou usar, sejam quais forem. Fica muito mais gostoso.
Pat, fiz o seu quiche mas adaptei com o que tinha em casa, coloquei salsicha e queijo e o mais importante: Meu filho Guilherme de 5 anos me ajudou, enfim todos adoraram. Com certeza vamos fazer mais vezes.
Um grande abraço, e obrigada por compartilhar!!!
Simone, eu teria dispensado a salsicha…
Almoço hoje foi a quiche – achei mais prático refogar as cebolas na manteiga até estarem douradas.
Antes de levá-la ao forno eu li, li e reli a receita em busca do fermento pois sua quiche cresceu e a minha não.
Não tinha a menor chance de conseguir 1/2 cura então fui de mussarela e parmesão – resultado final: excelente.
Eu e meu pequeno de 3 anos fizemos ontem para o jantar. Ficou uma delícia, só adaptei o creme de leite, usei o normal de caixinha, porque não dava tempo de sair para comprar o fresco, mas ficou uma delícia. Nós três comemos até nos fartar! Só sobraram duas fatias…rsrs
Amei!!!
paty, bom dia!
Adorei essa receita e gosto mto de quiche.
Mas ando meio perdida pois a Gastro depois de mtos exames acha que eu tenho intolerância alimentar…leite e derivados. E pediu p eu seguir por 3 meses dairy free diet.
Se vc tiver algumas dicas de substituicoes. Ia me ajudar mto!
Eu adoro manteiga e não gosto de margarina nem soja..mas não sei mto o que fazer…dentre as opções o que seria menos pior?
Se não pode nada com leite, e isso inclui manteiga, troque por óleo de coco. É a opção mais saudável!!
[…] por isso optamos por publicar a foto (acima) e compartilhar o link original do passo-a-passo da Quiche de Cebola com Tomilho. Já a @Anasama no enviou fotos e a receita em si, que seguem abaixo. Além de fazer pratos […]