DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa de Feijão

sopaChegou frio de novo por aqui, e de novo eu vou me aventurar no mundo das sopas, que é de longe a melhor refeição para esquentar o corpo e a alma.

Quando eu era criança, na casa dos meus pais, o jantar era sempre sopa. Algumas horrorosas como uma tal “sopa de sagu” (que eu não faço a menor idéia de como era, e nem quero saber) ou a de beterraba (até hoje não sou muito fã de beterrabas, a não ser pela cor, que é linda!). Outras absolutamente deliciosas, como a sopa de feijão, a “sopa da Renata e Roberta” (não me lembro quem são elas, mas a sopa era basicamente mandioquinha, cenoura e qualquer outro mistério da minha mãe) ou a sopa de batatas da minha avó, que até hoje é imbatível.

CLIQUE AQUI e veja porque é tão importante deixar seu feijão de molho antes do preparo!

Hoje à noite teremos sopa de feijão, a sopa mais simples do mundo porque é simplesmente o feijão carioquinha que eu preparo usualmente batido no liquidificador com um pouco mais de água e/ou caldo de carne caseiro para chegr no ponto de uma sopa cremosa e gostosa.

Eu já expliquei AQUI como preparo meu feijão carioca aqui em casa. Na verdade o preparo é basicamente o mesmo para qualquer tipo de feijão!

A sopa então é simples de verdade, e consiste em bater no liquidificador o feijão que sobrou do almoço (eu sempre faço um pouco a mais de propósito, até porque acho que feijão só fica gostoso quando preparado em quantidade acima de 500g). Quando estou inspirada para sabores mais picantes, uma colherinha de chá de pimentas jalapeño picadinhas vai muito bem na sopa. A Bianca, uma leitora do site que mora lá no Rio, uma vez me falou que coentro no feijão também fica uma delícia. Eu nunca experimentei, mas na sopa em especial eu acho que deve ficar delicioso!

Eu vou servir a sopa hoje com salsinha picada e talvez um punhado de parmesão por cima, derretendo na sopa quente.

Ingredientes:

4 xícaras de feijão carioca ou preto cozido

1 xícara de caldo de carne caseiro

água filtrada

sal e pimenta à gosto

pimentas jalapeño em conserva (opcional)

Modo de Preparo:

Amorne o feijão e leve ao liquidificador com o caldo de carne e bata até obter uma mistura completamente homogênea.

Retorne a mistura batida para a panela, aqueça e acerte a consistência da sopa a seu gosto, com água filtrada.

Acerte o tempero com mais sal e pimenta, caso necessário.

Sirva imediatamente e, caso queira, acrescente 2 a 3 rodelas de jalapeño.

Você também pode guarnecer cada prato com salsinha finamente picada.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Pat, será qeu fica bom sopa de feijão de corda? comprei por engano no supermercado…esses dias me deu uma vontade de tomar sopa de feijão……hummmmmmmmmmmmm e essa sua tá com uma cara pra lá de ótima!

Comentários estão encerrado.