COMPRE DA PAT! Dicionário de Ervas e Condimentos Molhos RECEITAS

Dicionário de ervas: Mostarda é gostoso e faz bem para os pulmões!!!

Picture 14

O uso de sementes de mostarda data de muito antigamente, tanto para uso culinário como para uso medicinal.

Parente do brócolis e do repolho, a mostarda é valorizada por suas sementes, que contém um composto chamado sinigrina. Durante a moagem é liberado um conteudo enzimático associado à molécula de açúcar. Compostos sulfuricos e óleos também são liberados.


Estes compostos possuem um odor penetrante e um efeito irritante na pele e nas mucosas. Paradoxalmente, os compostos da mostarda vêm sendo usados no mundo inteiro no tratamento de doenças pulmonares e sinusites.

Durante a Dinastia Tang, na China, a mostarda era usada como tratamento de doenças pulmonares.Os egí­pcios recomendavam mostarda para terapias respiratórias e na idade média era também usada contra asma, tosse e peito congestionado.

A mostarda caseira:

Ingredientes:
1 ½ xí­cara de sementes de mostarda moí­das (quanto mais recente a moagem, melhor)
½ xí­cara de água filtrada (ou mais, até dar o ponto do seu agrado)
2 colheres de sopa de soro de iogurte (ajuda a prolongar a validade e liberar as enzimas benéficas, além de tornar a mostarda um alimento probiótico)
2 colheres de chá de sal
suco de 1 limão
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de mel
2 colheres de sopa de sementes de mostarda inteiras (opcional)

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes vigorosamente até obter uma pasta homogênea; Caso seja necessário, adicione mais água filtrada para acertar a consistência.
Tranfira para um pote com tampa e deixe à temperatura ambiente por 3 dias.
Transfira então para a geladeira e consuma normalmente

781px-bread_with_mustard.JPGEssa mostarda é perfeita para acompanhar o lanche de hamburguer de picanha das crianças!!!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

59 comentários

  1. Pat, fico lisongeada com a sua presteza. Que gentil da sua parte! Vou fazer a mostarda caseira para o Carlos Neto (3 anos), já que ele é asmático. Sei que só fará bem. Obrigada pelo artigo.

    Muito obrigada mesmo. Assim que passar o carnaval, vou providenciar os ingredientes e faço a receita sugerida por você. Fico no aguardo de mais novidades.

    BEIJOS!!!!!

  2. Pat, ultimamente com a preguiça que eu estou, nem iogurte estou fazendo. Mas espero voltar a ânimo e fazer as coisas o mais caseiras possíveis.
    Essa mostarda deve ficar um delícia.

  3. Pat, para fazer essa mostarda pode se usar a mostarda em pó? Não estou encontrando as sementes…

  4. Eu amo o molho de mostarda, mas somente usei industrializada..
    Pat você tem receitinha pra tudo, hein!!! Fou fazer aqui nesta semana…
    um abç
    Marília

  5. Pat,
    To tentando fazer a mostarda para o aniversario da Bia, só que ficou MUITO ardida!! Como faz para ficar menos? Usei a mostarda já em pó.
    Beijos!

  6. Pat com essa quantidade de sal a mostarda não vai ficar muito salgada?

    1. Edna, não fica salgada demais não. O sal equilibra os sabores nesse caso, temos a mostarda, bem ardida, o limão, azedo, e o mel, doce. E é bom lembrar que a mostarda é um tempero, ninguém vai comê-la às colheradas!

  7. amei tudo que li sobre mostarda, gostei tembé da receita. Gostaria de saber quis são os tipos de mostarda? says:

    gostei do que li sobre a mostarda, gostaria de saber quais são os tipos de mostarda e qual a melhor?

  8. Pati sera que podemos substituir o soro pelo vinagre de cidra cru? (raw apple cider vinegar)
    Beijos e obrigada pelas suas dicas!!!!
    Ah… vc ja leu o livro no cry sleep solution??? recomendo a todos pois eh um livrino pequeno mais muito valioso, no brasil a traducao eh: solucoes para noites sem choro. tem ate um blog bem legal no orkut!!!!
    Tudo de bom e aproveite o barrigao… eh uma epoca muito divina da vida!!!
    beijos e ate breve!!
    kelly

    1. Kelly, a substituição é válida sim, se bem que com o soro de iogurte você tem um alimento probiótico, além de muito saboroso!

  9. oi pat!!! me diga uma coisa: posso substituir o soro de iogurte por soro de coalhada?
    a mostarda dura qto tempo na geledeira?
    suuuuper obrigada!

    1. Simone, eu não tenho certeza de que o soro da coalhada ocmercial contém lactobacilos, portanto o ideal seria mesmo você usar o soro de iogurte. A mostarda, justamente pela presença do soro de iogurte, dura mais de um ano na geladeira, sem problemas. Pode até haver a formação de uma casquinha esbranquiçada, que se parece com bolor, mas são apenas lactobacilos benéficos que se multiplicaram e excesso. Você poeria consumi-los sem problemas, mas eu particularmente desprezo porque não acho agradável à visão comer algo que se parece com bolor.

  10. Pat, olá!
    Você acha que dá para moer mostarda em casa? Tem algum moedor que daria conta da tarefa?
    Um abraço,
    Cacilda

        1. Pat, mais uma vez muito OBRIGADA!
          Você tem me ajudado muito e estou me aventurando cada vez mais na cozinha.
          Pat, moe a mostarda com casca e tudo?

  11. Pat, fiz novamente a mostarda com caldo de peixe ao invés de agua, e desta vez adicionei uma colher de sopa de cachaça organica, não sei ao certo o que pode modificar a receita,mais que ficou uma delicia, ficou!

  12. Pat, será que dá pra substituir o soro de iogurte por água de kefir? E para moer a mostarda tem que deixar de molho também?
    Adoro seu site!

  13. Pat,
    Onde você consegue sementes de mostardas? Por acaso já vistes por aí sementes orgânicas? …
    Obrigado,
    Rodrigo

    1. Rodrigo, nunca vi sementes orgânicas. Eu as tenho encontrado na Casa Santa Luzia ou no Mercadão, mas como meu moedor quebrou, tenho comprado já em pó.

  14. […] fresquíssimos e a maionese feita em casa dão o toque especial a esta receita tão simples. A mostarda caseira tem sabor inigualável, vale a pena ter em casa para esse e outros preparados. O soro de iogurte […]

  15. Pati, sem moedor, qual o melhor processo no caso desses grãos! liquidificador mesmo…

      1. Pat, tenho algumas perguntas:
        Qual o tipo de sal vc usa nessa receita de mostarda? Serve usar flor de sal?
        Posso misturar os ingredientes no liquidificador se quiser um molho mais liso, ou muda muito o gosto?
        Você tem alguma idéia sobre o valor calórico do molho ou se é de baixa caloria (estou numa dieta de emagrecimento) ?
        Qual o tipo de mostarda vc usa ?

        Obrigada e aguardo sua resposta?

      2. Ah, só mais uma coisa: eu estou querendo usar esse molho pra salada, cc acha que fica bom?

        1. Sil, eu uso essa mostarda como parte do tempero da salada e fica uma delícia! Mas a mostarda pura eu acho forte pra salada.

  16. Pat, li nos comentários anteriores q é possível bater no liquidificador. Posso colocar inclusive a mostarda em grãos c os demais ingredientes e bater ou preciso moer o grão primeiro e depois bater? Se optar comprar pelo grão já moído qual é a quantidade? Muito obrigada, show de receita, amooooo mostarda.

    1. Fabiana, tem que comprar o grão já moido. Eu uso na mesma quantidade e vou acertando a consistência com um pouco mais de água.

  17. Oi Pat, achei a sua receita sobre mostarda caseira e resolvi tentar fazer. MAs tenho uma dúvida, estou buscando a semente de mostarda orgânica e achei semente de mostarda lisa e semente de mostarda crespa. Vc saberia me dizer se posso usar qualquer uma? Essa semenete é a mesma que os produtores planta a mostarda vegetal que fazemos em casa?

    PS: Tenho moedor de café e como vc mencionou q quanto mais recente a moagem é melhor eu decidi moê-las na hora do preparo.

    Agradeço se puder responder.
    Grande abraço,
    Andréa

  18. Pat, parabéns pelo seu trabalho!

    Gostaria de saber quanto tempo dura a mostarda e a maionese caseira na geladeira?

    Obrigada.

  19. Pat já fiz essa mostarda e ficou uma delicia. Agora acabou, quero voltar a fazer, vc acha que se substituir o mel por melado de cana pode ficar ruim o gosto??? Obrigada e parabens por tudo que vc ensina, Deus te abençõe!!!!

    1. Berta, eu nunca fiz com melado, mas tenho medo que o gosto dele se sobressaia de maneira não muito agradável…. Mas não tenho certeza! Se você resolver testar, venha contar o resultado!

  20. Ola boa noite fiz a receita e assim que acabei de fazer fui experimentar e estava muito,muito acida sera que eu deveria adicionarais algum ingrediente ou com o tempo de descanso dela de cerca de três dias ela vai ficar menos acida

  21. oi, eu fiz e ficou muito apimentado, muito mesmo. O que eu posso fazer para neutralizar mais? ajulda!!!

    1. Paula, quando a mostarda está recém feita ela realmente fica beeeeeem picante, mas com o passar das semanas, conforme ela vai “curtindo”, o ardor alivia bastante. Eu gosto da mostarda a partir de um mês de preparo!

  22. a pat, usei melaço de cana no lugar do mel… e fiz algumas modificações… coloquei poupa de tomate… será que tem problema?

  23. Pat
    por favor, posso substituir o soro de iogurte por soro de kefir de leite tanto no preparo da mostarda quanto do ketchup?
    obrigada

Comentários estão encerrado.