Essa é uma sobremesa que atravessa gerações na minha família, mas parece que mudar receitas é mal de família aqui no meu pedaço, porque minha bisavó modificou a original, a minha avó acrescentou qualquer coisinha, e eu mudei mais ainda. O bom é que em todas as versões esta é uma sobremesa deliciosa!!
Essa semana eu estive num jantar super especial que aconteceu no Bistrô Charlô, aqui em São Paulo. Os pratos eram preparados com chás variados e harmonizados com chás variados e saborosíssimos – tudo comandado pela expert em chás e proprietária d’A Loja do Chá, Carla Saueressig. Adivinhem a minha opção para a sobremesa? Ovos nevados com creme de chá verde, que eu comi delirando, de tão gostoso que foi.
A receita de hoje vem com um creme de cacau (a receita original da família e a mais conhecida por aí é com creme de baunilha). A receita do creme de chá verde eu ainda vou cobrar da Carla, porque eu simplesmente PRECISO comer aquela gostosura novamente!
O preparo dos ovos nevados, lendo a explicação, pode não parecer dos mais fáceis, mas depois que você testar pela primeira vez, vai tirar de letra. É fácil demais!!
Ingredientes:
6 ovos caipira separados
1 litro de leite fresco integral
1 colher de sopa de extrato natural de baunilha
4 colheres de sopa de rapadura ralada, mel ou melado
4 colheres de sopa de cacau em pó orgânico (tem um não orgânico também, quase o mesmo preço, mas eu acho que tem um gosto meio queimado, amargo)
1 colher de chá de farinha de trigo ou maizena
Modo de Preparo:
Bata as claras em neve com uma pitadinha de sal – elas devem ficar quase duras. Reserve as gemas.
Aqueça o leite até começar a formar um pouco de nata na superfície, junte o extrato de baunilha e vá adicionando “pedaços” da clara – ela vai cozinhar rapidamente no leite, deixe um pouco de cada lado.
Separe as claras em neve já cozidas num recipiente grande e fundo – o molho irá sobre as claras depois, por isso reserve espaço!
Quando todas as claras em neve estiverem cozidas, tire a panela do fogo. Se for usar um mixer manual, mantenha o leite na panela, senão transfira para o copo de liquidificador.
Junte o cacau, a rapadura, as gemas e a farinha ou maizena e bata muito bem até que a mistura fique completamente uniforme.
Volte o leite já batido com os demais ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar – fica com a consistência parecida com a de molho branco, quase um mingau.
Jogue esse molho por cima das claras, espere esfriar e refrigere por cerca de uma ou duas horas anes de servir.
A propósito, minha bisavó, que eu nem conheci, fazia essa calda somente com favas de baunilha e açúcar – dizem ser esta a receita original. Minha avó, querendo agradar a criançada, resolveu inovar e passou a fazer a mesma receita só que usando o “chocolate do Padre”. Eu adorava, mas de uns tempos pra cá passei a achar muito doce… Resolvi tentar fazer aqui em casa usando o meu cacau, adoçando menos e mais naturalmente e o resultado realmente foi fantástico!
Uma sobremesa gostosa para datas especiais! E o que há de especial aqui em casa hoje? Me lembrei que tenho um marido muito especial, de quem eu gosto muito e que eu sei que adora essa sobremesa!
Olá pat,
Eu adoro essa sobremesa, em portugal chama-se “Farófias” é um doce muito conhecido,mas por cima leva um molho que se chama “leite creme” e uma pitada de canela em pó, hummm, muito bom mesmo. Vou fazer a sua versao, deve ser divinal.
bjs
Odete, minha bisavó é de origem portuguesa. Está explicado então!
Ainda tem outro prato de família (também de origem portuguesa) muito delicioso e nutritivo que eu quero colocar a receita aqui, mas como eu ainda não me aventurei a preparar em casa – é um tantinho trabalhoso – ainda não vou colocar…
Pat, a sobremesa me remete à infância e é a preferida do meu irmão. Minha avó sempre fazia, mas a calda que é deliciosa é um “leite -creme” com raspas de limão. Nunca tinha visto com cacau.
Bj,
Nossa… adoro esta sobremesa… é mto boa… e me lembra a infância…. em casa sempre tinha…
eu não consigo fazer nada na cozinha só salada de frutas