Aulas de Culinária com a Pat!!
CLIQUE AQUI e saiba mais!
Geléia de morango é uma coisa que me remete à infância, casa de vó, tudo de bom e de melhor que exite nesse mundo.
Confesso, ADORO geléia de morango!!
Mas também confesso que venho consumindo cada vez menos desde que passei a ler os rótulos dos produtos de supermercado, aquelas geléias totalmente industrializadas, com mais açúcar do que morango, pectina (que eu não seise é natural ou não), mais açúcar, ou então frutose adicionada, para eles poderem dizer no rótulo que não tem açúcar – sacarose – e você achar que está comprando alguma coisa melhor.
Eu como geléia com queijo, coisa de criança mesmo: no lugar do pão, duas fatias de queijo e no recheio, geléia!! Geléia também é bom para rechear rocamboles e bolos, vai bem no café da manhã, lanche da tarde, etc. Sou suspeita, adoro!
Mas o que acontece nos dias de hoje? Não contente com o super excesso de açúcar contido nas geléias comerciais, ainda tem a questão do morango orgânico ou não. Morango que não é orgânico é lotado de defensivos químicos, que sozinhos já fazem mal, juntando com açúcar então, fica uma bomba destruidora da saúde!!
Hoje na cozinha, enquanto eu decidia preparar a geléia (entrei lá pensando em sorvete, vejam só…), me lembrei de quando meu marido me contou de um jantar que ele teve com um querido amigo nosso, um grande publicitário. Eles conversavam sobre um novo livro e meu marido falava impressionado sobre como era ver um grande publicitário criar uma excelente idéia do nada. Falava daqui, falava de lá, juntava uma idéia com a outra, olhava para o lado e tinha outra idéia. Uma tempestade cerebral, como eu me lembro dele ter classificado na época. Exatamente como eu me senti hoje, preparando essa geléia.
Esta não é a primeira geléia de morango que preparo. Muito antes de saber que tudo o que preparamos em casa pode ser muito mais gostoso e muito mais saudável, eu gostava do preparar simplesmente pelo preparar, porque gostava do cheiro, de mexer a panela, de ver a fruta se transformar. Já fiz geléia com açucar refinado, ocmo a maioria faz hoje em dia. Já usei açúcar demais, já usei açúcar de menos, á tentei sem açúcar. Aprendi uma receita com a mãe de uma amiga “quase- alemã” (como eu brinco que são muitos dos moradores da cidade de Blumenau), que tinha hora certa para começar e hora certa pra terminar, um ritual mesmo!
Mas NENHUMA receita ficou tão deliciosa quanto a de hoje!! E tudo sem querer, tudo porque eu passei por uma tempestade cerebral enquanto separava os ingredientes da geléia.
Eu tinha uma rapadura comprada na Casa do Norte há algum tempo, que não ralava de pura preguiça – e era preguiça memso, porque a rapadura estava danada de macia! Eu tinha 3 caixas de morango. Em princípio, pensei, é tudo o que preciso para a minha geléia.
Eis que olho para a fruteira e dou de cara com uma pera pedindo para ser usada. Me lembrei que muitas geléias, para que fiquem numa consistência e coloração mais bonita, recebem adição de pectina. Me lembrei também de que maçã e pera são frutas riquíssimas em pectina. Não pensei duas vezes: peguei a pera e ralei torinha. Misturei na geléia para ver no que dava e… Supresa!!! A melhor e mais bonita geléia de morango do mundo!!!
Ingredientes:
3 caixas de morangos orgânicos (e no caso de morangos, ser orgânico faz toda a diferença!)
1/2 xícara de rapadura ralada
1 pera Williams ralada
Modo de Preparo:
Pique os morangos em pedacinhos pequenos.
Leve todos os ingredientes para a panela e cozinhe em fogo bem baixo por cerca de 1 hora, ou até que a mistura engrosse.
Enquanto quente você pode servir esta geléia como cobertura de bolos ou sorvetes. Após esfriar, conserve em geladeira e use do jeito mais delicioso que você encontrar!
Oi Pat!
Parece uma delicia, eu tb adoro geléia de morango e não faço por pura falta de tempo. Numa das viagens por congresso, achei na França uma geléia sem nada de açúcar, era apenas com a frutose do próprio morango e eles colocavam o sumo de uva para conservar e adoçar a geléia … uma delícia…quem sabe e aproveitando o finalzinho da estação, tb faço a minha em casa …
Abraços, Iv.
Oi Pat,
Parece realmente deliciosa!
Ivete, eu não sei se essa geléia que você está falando é a mesma que compro eventualmente (por ser bem cara). Essa que compro é a St. Dalfour, sem adição de açucar nem conservantes. Os ingredientes são: framboesa (ou qualquer outra fruta), suco de uva, suco de limão e pectina de fruta.
Abraços
A St. Daulfour é realmente bem gostosa, mas é justamente uma dasque coloca frutose extra par dizer que não coloca açúcar. Frutose, mesmo natural, mesmo da fruta, em excesso faz mal!
Oi! Bom saber porque estava comprando achando que era saudavel por nao conter acucar artificial….
oi Pat!
Nossa, que delicia! Sera’ que em vez da pera poderia usar maca (perode-me nao tem cedilha no meu teclado). Por aqui nao acho rapadura, posso usar um bom acucar mascavo organico? Obrigada e perdoe-me por tantas aleracoes na receita!
beijos,
Sara
Olá…eu a vi pela primeira vez no programa Dia a Dia, fiquei encantada com voces, entro sempre no seu site e hoje peguei a receita de Geléia de morango.
Felicidades, sucesso sempre!
Obrigada pelo carinho, Fátima!
Oi Pat
Qto exatamente são três caixas? Aqui no RS morangos são vendidos por quilo, não por caixa.
Abço,
Vivian
Vivan, 3 caixas dá em torno de 900g
Olá Pat,
Mas que bela receita ….
Moro no exterior e seria difícil encontrar rapadura por aqui. Poderia substituir por outra coisa?
Grande abraço.
Fabrícia, que tal experimentar com mel ou açúcar de palma (palm sugar)?
Santa Juliana-MG.
Com meus cumprimentos,curto muito culinaria, um dia navegando pela net conheci seu site, faço uso de algumas receitas suas.
Parabenizo e agradeço pela forma inteligente como apresenta este site.
Atenciosamente.
Marcos Magno da Gama
Olá, Patricia.
Tudo bem? Fiquei com água na boca de ler.
Como sou perdida em cozinha, pode substituir a rapadura por açucar mascavo?se sim, qual a quantidade de açucar?
Outra coisa, pode-se esquentar geleia depois que ela já esfriou e está na geladeira? Para sempre comer com bolo e sorvete :-)
Obrigada
paula
Paula, pode tudo o que voc^perguntou, apenas tome cuidado para comprar açúcar mascavo de verdade, que nada mais é do que rapadura ralada. Algumas marcas, para deixar mais “bonitinho” pegam o açucar branco e dão nele um banho de melado da pior qualidade, mas que deixa o açucar branco com cara de mascavo.
Pat!
Chegou meu livro!!! (A enxaqueca morre pela boca)
AMEI!!! Pra mim, virou um guia, pra ficar sempre à mão na hora de cozinhar.
Parabéns! Parece que é uma conversa entre amigos de longa data. Um espetáculo!
Suuuper recomendo!
Um beijão pra vcs!
Oi Pat!
Fiz geléia de morango e também de framboesa, com açúcar mascavo orgânico e um pouco de suco de limão, pois nele também contem pectina. Deu certo. Ficaram ótimas. Só a de framboesa, que na próxima vez colocarei um pouco de água pois a fruta não tem tanto suco como o morango. Agora vou fazer com pera para provar. Valeu a dica!
Bj
Milene
Milene, eu também fazia com limão, foi como aprendi e fiz muitas vezes, mas dessa forma a geléia fica muito azeda e eu acabav usando muito mais açúcar. A pera, bem mais doce, permite usar quase nada de açúcar!
Oi Pat, a receita de geléia que eu conheço leva 1 ou 1/2 limão espremido. Vc não usa limão porque? Eu sinceramente não achei que ficou tão bom, ficou meio aguado demais e com um azedinho um tanto acentuado.
Cancele a pergunta anterior – acabo de ver a sua resposta logo acima! rsrsrs
E se colocar um pouco de limão E a pêra? Será que fica bom?
Jaqueline, posso ser sincera? Não entendi direito o que você quer perguntar!! (risos)
Você achou que a geléia feita com a pera e rapadura ficou meio azedinha? Bem, eu nunca fui fã de coisas muito doces, mas se você achar que vai gostar mais, use um pouco mais de rapadura. O limão eu dispensei exatamente porque achei que deixava azedo demais!
Olá Pat, sou nova no mundo blog..rs
descobri seu blog atravez do Chucrute com Salsicha por conta da geléia!
Eu particularmente não compro geléia…justamente pelos motivos que vc descreveu..rs…geralmente faço minhas geléias, e aproveito quando uma de minhas avós faz, pra levar pra casa..hehe
Adorei sua receita com rapadura, deve ficar bem mesmo doce!! Vou testar com certeza!!
Bjs
Fe.
Ola Pat, amanha vou fazer a geleia, de morango e tambem vou tentar blueberrye, vc ja fez de blueberrye? Fica bom?
Outra duvida, quanto tempo dura a geleia na geladeira? Posso congelar? Pq aki no Canada a estacao das frutas eh pequena!
Thanks
Vanessa
Fiz a geléia ontem e ficou maravilhosa!!!! Ta sendo um sucesso aqui em casa! Muito obrigada pela receita… Tambem estou interessada em saber a respota à pergunta acima da Vanessa: qto tempo dura a geleia na geladeira?
E qdo nao eh epoca de morangos, o que vc faz? Ja tentou fazer geleia de damasco por exemplo? Beijos!
Luciana, posso ser sincera? Não sei quanto tempo dura! Aui em casa a geléia acabou em uma semana!!! Mas eu acredito que, sesobrar, chegue a durar até um mês, refrigerada.
Tem uma outra receita de geléia/compota aqui no site, uma delícia, bem diferente: https://pat.feldman.com.br/?p=636
hahaha… é, aqui em casa acho que tambem nao vai passar de 1 semana nao! Mas é que eu quero presentear uma amiga minha, então vai ser bom dizer a ela até qdo tem que consumir. E obrigada pela dica da compota! Beijos!
Olá,
Descobri seu blog, por acaso, quando lia artigos da Sonia Hirsch, que eu adoro. Agora, a partir deste momento, também virei sua fã. Sou nutricionista clínica e adoro cozinhar, para minha família e amigos.
Estarei sempre por aqui.
Beijos
Oi Pat, postei lá na menina.
http://caroldaemon.blogspot.com/2009/10/morango-organico-agrotoxicos-e-receitas.html
abs e obrigada sempre
Realmente não consigo mais achar geléia boa para comprar, gosto da St. Dalfour, mas mudei para uma cidade pequena e aqui não tem. Ontem senti vontade de comer geléia, mas as receitas que tenho usam muuuito açucar, fiquei feliz de achar esta receita, como eu não tinha nem a pera, nem a rapadura, fiz com maça e mel e ficou uma delícia! Obrigada pela receita! Flávia
Minha jabuticabeira está lotada, ontem fiz a receita, mas ao invés de morango usei jaboticaba. Tive que cozinhar por mais tempo, mas ficou muito boa! Flávia
Oi Pat,fiquei muito feliz de encontrar seu site e de conhecer(mesmo que virtualmente)seu trabalho.Estou procurando receitas de geléias naturais(sem conservantes açúcar branco etc…)achei interessante sua receita de geléia de morango adicionando a pera e a rapadura.
Algumas geléias podem ser conservadas por 6 meses ou 1 ano(me lembro de uma senhora que conheci na França que as fabricava em casa utilizando apenas fruta e açúcar e as guardava em potes hermeticamente fechados em uma despensa)vc sabe se é possível e de que forma poderíamos conservar sua receita por um tempo mais longo e fora da geladeira?
Obrigada,
Marisa
Paty,
Estou viciada no seu blog, pena que ando preguiçosa para cozinhar, mas estou anotando todas as receitas para em breve tentar elaborar, além de aproveitar suas dicas!
Obrigada,
Oi Paty
Olha só estou querendo abrir uma micro indústria algo pequeno no momento para fabricação de geléia,dai gostaria de saber se essa receita e tantas outras que você tem no seu site podem ser feitas para comercialização ou seria necessário alguma receita especifica pelo fato de serem vendidas e estarem sujeitas a outros ambientes!
Glauciane, as minhas receitas todas não contém nenhum tipo de aditivo ou conservante, portanto penso que produzi-las em escala industrial não seja possível.
Boa noite, Pat.
Gosto de cozinhar e gostei muito do seu site. Obrigado pelas dicas e ensinamentos tão inportantes para a nossa saúde.
Fiz uma geléia de amora, mas ela ficou muito azeda. Não utilizei pera, mas somente as amoras, que, embora estivessem maduras (pretas), nem todas estavam docinhas. Misturei melado, mas mesmo assim a geléia ficou azeda. O que posso fazer para eliminar ou reduzir o gosto azedo?
Desejo-lhe muito sucesso.
Carlos.
Paz e prosperidade.
Bom dia Carlos! Engraçado, eu não sei bem qual é o problema com o melado, mas da vez que utilizei para uma geléia, também achei que amargou… Melhor tentar com rapadura ralada da próxima vez!
Oi Pat,
Não fiz ainda, mas já amei a receita. Quero fazer uma de pêra mesmo (foi assim que cheguei aqui). A lógica seria que não preciso acrescentar nada. Ou preciso.
Beijo grande.
Geléia de pera me lembra canela, noz moscada, gotinhas de limão… Mas fica “ao gosto do freguês”!!
Faltou o ponto de interrogação:
Ou preciso?
;)
Olá. Uma dúvida primária: a pêra deve ser ralada com ou sem casca? Muito obrigada.
Eu ralei sem a casca.
Nossa! É a primeira vez que escrevo para qualquer coisa desse tal “mundo virtual” e recebo uma resposta assim, tão rápida. Obrigada. Na verdade sou mais uma das suas novas fãs, após namorar o site (ou blog ou sei lá o quê – não sou muito enturmada com essas coisas e sou um bocado avessa a elas) e me identificar tanto com as receitas, os materiais/produtos, o modo de vida, e tudo o mais. Mas quando digo nova não estou absolutamente exagerando em nenhum ponto, já que, há dois anos atrás eu não tinha sequer um fogão! Passei minha gravidez gemelar correndo atrás de panela, copo e talher pra fazer da casa um lar. Sempre tive um modo de vida mais saudável, com escolhas saudáveis, mas agora, após a chegada deles (e da minha última tentativa em resolver um problema crônico que tenho), elevei isso ao máximo e até voltei a cozinhar – coisa que fazia quando adolescente para ajudar a mãe. Você tem me ajudado nisso, pois, embora tenha algum conhecimento, nem sempre sei como agrupá-los. Muita luz pra você! Beijo
Obrigada pelo carinho, Adriana! Quanto à resposta rápida, não fica mal acostumada (risos!!!). Você deu sorte, porque na correria do meu dia a dia, nem sempre consigo responder rápido ocmo gostaria e como meus leitores merecem!!
Apareça sempre por aqui!
Olá, fiz a receita e ficou ótima. Usei a pêra como indicado, ficou perfeita.
Já estou na segunda receita. Gostaria de uma dica: como usar a geléia em tortas ou outras sobremesas? Eh que comemos muita geléia com pão ou com queijo e eu estou querendo variar.
Abraços
Obrigada
Leila Rodrigues – Divinopolis MG.
Adorei essa receita de geléia.
Comprava a geléia francesa sem açucar, mas é cara e fazer a sua receita é bem mais em conta – e quem sabe até mais saborosa!
E eu gosto de geléia não para comer com pão ou com queijo mas para adicionar uma colher no iogurte natural que eu preparo. Fica uma delícia! Está aí outra forma do consumo da geléia.
Parabéns pelo trabalho!
Beijo
Pat,
eu fiz esta geleia e presenteei uma amiga muito querida ha algum tempo.
Ela me disse o mesmo que esta’ escrito no inicio da receita: A melhor geléia de morango do mundo!
Obrigada por compartilhar sempre suas ideias!
Beijos e sucesso!
Gosto de geléia com panqueca/waffle no café da manhã!
E a geléia, claro, sempre vem da casa da vovó.
Por curiosidade, hoje, resolvi procurar receitas.
E entre limão e açúcar, encontrei a sua. A princípio, achei duvidosa, afinal, não tinha encontrado nada igual. Mas depois de ler todos os comentários, e bater o olho novamente no título “a melhor geléia de morango do mundo”, aceitei.
Infelizmente, terei que esperar até a temporada dos morangos, mas até lá, a receita estará guardadinha.
Gostei muitíssimo do site, já adicionei aos favoritos várias próximas receitas.
Paula, seja bem vinda!! Quando fizer a geléia, venha nos ocntar o que achou!
RT @PatFeldman: A melhor geléia de morango do mundo! http://t.co/ZKMfVCC
tô fazendo "A melhor geléia de morango do mundo!" http://t.co/5dhNNOO
Tava fazendo uma geléia de morango quando achei sua receita sem açucar… na próxima vou tentar esta. Fantástico seu site, parabéns pela iniciativa e por ajudar as pessoas a cuidarem de sua saúde, o que, inevitavelmente, faz bem para suas mentes… mente sã em corpo são. Bejocas
Olá Pat,
Também adoro geléia e, sem dúvida, sem açúcar! Obrigada pelas suas dicas. Vou tentar fazer sem nenhum açúcar, vamos ver no que dá!
Abraços,
Pat
Acho que totalmente sem açúcar pode não ficar tão bom, mas use o mínimo possível!
Adorei este site, Curti muito esta receita e pretendo faze-la.
Parabéns!
Pat, fica bom colocar mel no lugar da rapadura?
Nunca tentei. Se você testar, venha contar o resultado!
Olá Pat, somente hoje descobri seu blog quandoprocurava receita de geleia sem açúcar. Preciso fazer para meu marido,mas não pode levar nada de açúcar nem de adoçante. Você saberia me dizer como usar o suco de frutas para adoçar?
Obrigada
Cristiane, o suco de frutas é a forma mais concentrada de um açúcar perigoso, a frutose. Por que exatamente seu marido não pode nada com açúcar ou adoçante?
Pat, obrigada pela atenção. Ele tem síndrome do colo irritado e durante um mês, ele está em dieta super restritiva. Pão somente pela manhã, nada de laticínos, sucos, algumas frutas. somente água de coco e água para beber,mais nada. Como comprei a geleia indicada pela nutricionista e nela só leva a fruta do sabor da geleia e suco de frutas, pensei em fazer em casa. Sua receita é ótima, mas leva rapadura e isso ele não pode.
Cristiane, nesse caso eu sugiro que você apenas cozinhe a fruta por muuuuuuuitas horas acompanhada de uma fruta mais doce. Tipo, se for geléa de morango, use uma pera ultra madura junto, raladinha, para um monte de morangos, e deixe cozinhar em fogo muuuuuito baixo por pelo menos umas 6 horas. Se achar que está secando demais vá acrescentando água. Deve dar certo!
Obrigada, vou testar e depois conto.
Olá ! Estava navegando por aqui á procura de uma receita de geléia sem açúcar e sem adoçantes e encontrei o seu site.
Excelente, muito bem feito, com dicas pertinentes e o melhor: com alimentos naturais.
Parabéns e muito obrigada.
Cláudia.
Pat, será que dá certo se eu fizer sem a rapadura (e sem nenhum açúcar/adoçante também)?
Porque eu adoro geléia e tô doida pra experimentar junto com uma receita de pão integral que inventei, mas já acho o morango naturalmente doce, ainda mais com pêra…
Acho que dá certo sim Paula. Se você tentar, venha nos contar o resultado!
Testei!
Na verdade, coloquei uma maçã no lugar da pêra – mesmo teor de pectina e era o que eu tinha em casa. Pus um pouquinho de água também.
Ficou pronta agora e está uma delícia! Não atingiu a mesma consistência da geléia que minha mãe faz com açúcar, mas o sabor ficou excelente. Finalmente tenho uma geléia de morango com gosto de morango *-*
Obrigada pela receita, Pat!
Ja vi o Dr Lair Ribeiro dar a dica de fazer uma solucao de agua com tintura de iodo e deixar de molho as frutas para eliminar os agrotoxicos. Sabe se isso funciona mesmo ?
Rodrigo, eu não acredito nisso! Creio que no máximo elimina o que está na superfície do alimento.
Pat, qual panela você utiliza para fazer esta geleia? Pois tentei fazer uma vez, numa panela de ferro, e ficou com um gosto muito forte e ruim, o qual eu supus ser do ferro… Obrigada.
Ferro ou inox. Nunca senti diferença no gosto.
Pat,
Olá!
Você acha que essa mesma receita dá certo com amoras?
Bj,
Cacilda
Nunca fiz, mas aposto que dá certo!!
Pat,
Obrigada pela resposta!
Fiz ontem e deu muito certo. Uma delícia!
Olá pat.achei maravilhosa a receita embora ainda não tenha feito,pois sou pré diabetica e não sei se posso colocar rapadura
Maria Lucia, no teu caso é melhor evitar qualquer tipo de geleia!
olá. acabei de descobrir seu site e estou o dissecando. adorei.
quanto a geleia, me bateu uma curiosidade. e se usar a geleia de mocoto para fazer dar liga (ao invés da pectina, será que fica bom? ja tentou ou sabe de alguem que o fez?
Nunca tentei, pode ficar interessante e bastante nutritivo!!
Olá Pat! Gostaria da sua ajuda no seguinte sentido: eu só como produtos orgânicos e nada de açúcar há 31 anos. Eu adoro geleia de morango, mas precisa ser adoçada com suco de uva concentrado e sem pectina. Um amigo veio da Itália e me trouxe uma geleia de morango orgânica adoçada apenas com suco de uva concentrado e sem pectina. É simplesmente maravilhosa ( da marca Alce Nero). Você saberia me dizer se alguém poderia fazer essa geleia e vendê-la para mim? Pois não encontrei nenhuma geleia de morango orgânica do jeito que eu quero. Só existe adoçada com suco de maçã e eu não posso comer maça. E além disso eu não sei cozinhar e nem gosto. Por isso teria que ser alguém que se dispusesse a fazê-la para mim e vendê-la. Se a pessoa quiser pôr pera orgânica, sem problemas, pois eu adoro pera.
Por favor, tente me ajudar, Ok? Muito obrigado! Abraços. Daniel
Olá Daniel, não tenho ninguém pra te indicar!