Carnes DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Almôndegas ao molho

Notem que mal se vê o espinafre em meio ao molho. Perfeito para crianças que fazem careta para as verduras!
Notem que mal se vê o espinafre em meio ao molho. Perfeito para crianças que fazem careta para as verduras!

Eu já vinha “namorando” essa receita há algum tempo, mas com seria a primeira vez dela na minha cozinha e como ela aparentemente exigia algum tempo, acabava sempre deixando para depois…

Na última 2a. feira amanheceu chovendo, não me animei a sair de casa e acabei decidindo preparar,  já que tinha praticamente todos os ingredientes fresquinhos em casa. Me arrependo amargamente por não tê-las feito antes: as almôndegas são deliciosas e o prato é tremendamente nutritivo! Tudo o que precisamos num único prato!

O preparo realmente exige algum tempo e dedicação, mas enquanto o preparava, já fiquei imaginando alguns truques para facilitar a nossa vida. O mais evidente é deixar as almôndegas prontas, porém ainda cruas e congeladas. Temperar a carne, misturar todos os ingredientes e enrolar cada bolinha gasta um tempo considerável e essa é uma boa atividade para fazer no final de semana, com as crianças ajudando. Você pode inclusive já deixá-las passadas na farinha.

Talvez o molho também possa ficar pronto antes e ser congelado, mas não tenho certeza… Eu particularmente não gosto tanto de molhos que já foram congelados, para mim nunca parecem tão saborosos, mas pode ser só uma impressão…

Para aquelas crianças que têm uma enorme resistência com verduras essa é a opção ideal. O molho cheio de personalidade e sabor “esconde” o espinafre (ou outra verdura de sua preferência) na medida certa. Nota-se a presença de “algum verde”, mas é muito discreto e não altera em nada o sabor – para isso você deve picar as verduras muito finamente. Se tiver em casa, use um processador e passe as folhas ainda cruas e bem secas nele. Vale a pena!

Ingredientes:

1 kg de carne moída

1 cebola média, finamente picada

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

1 colher de sopa de alecrim ou tomilho desidratado

2 ovos

1 1/2 flocos finos de aveia

1 xícara de iogurte natural integral

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de pimenta do reino

1 1/2 xícara de farinha de trigo integral

1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem (aproximadamente)

1 xícara de vinho tinto

2 a 3 xícaras de caldo de carne caseiro

4 tomates maduros sem pele e sem sementes

2 xícaras de espinafres picados (você pode substituir o espinafre por repolho, folhas de beterraba ou outra verdura de ua preferência)

Modo de Preparo:

No dia anterior ao preparo, misture os flocos de aveia e o iogurte, cubra com um pano molhado e deixe descansar em local abrigado por 12 a 24 horas.

Refogue as cebolas e o alecrim nas duas colheres de azeite

Misture as cebolas refogadas, ovos, a mistura de aveia com iogurte, o sal e a pimenta à carne moída, até obter uma massa uniforme. Enrole as almôndegas no tamanho desejado (eu gosto delas pouco menores que uma bola de ping pong).

Passe-as pela farinha de trigo e asse as almôndegas numa assadeira untada com azeite, em forno médio, por 30 minutos.

Numa panela grande adicione o vinho tinto. Leve à fervura, mexendo sempre para desgrudar o fundo.

Adicione o caldo de carne caseiro e os tomates e reduza o molho por fervura, até que ele engrosse ligeiramente.

Adicione as almôndegas e as verduras bem picadinhas (eu usei o espinafre hoje) ao molho e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos.

Sirva com arroz integral ou com soba (macarrão de trigo sarraceno, sem gluten). Eu servi com o arroz integral básico, mas poderia ter servido sem nada. O prato é farto, robusto e sacia sem precisar de mais nada.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

21 comentários

  1. Pat, eu adoro almondegas mas realmente dá trabalho…quando faço sempre congelo algumas (primeiro numa bandeja e depois de durinhas coloco num saco plástico) e quando quero usa-las, coloco-as congeladas mesmo no molho fresco, fervendo baixinho. Eu nunca frito as almondegas antes. Claro que frito é mais gostoso, mas não gosto de fritura e sinceramente, se o molho for saboroso e fresquinho, não precisa!
    Boa Páscoa Pat!!

    1. Eu achei uma ótima a idéia de congelar e na verdade dessa vez as passei no azeite porque era sugestão da receita, mas confesso que achei totalmente dispensável, assim como passar pela farinha também me pareceu desnecessário.
      Boa Páscoa pra você também!!

  2. Pat, tenho visto que você não tem estimulado gluten em suas receitas, aproveito para compartilhar uma receita de nhoque sem gluten e batata inglesa, que é considerada tóxica pela macrobiótica. Espero que não se incomode.
    500g de mandioquinha cozida
    1 xíc de aveia em flocos finos (ou farelo)
    seguir procedimento normal para nhoque e servir com molho de sua preferência

    1. Carol, o não incentivo é pura coincidência e eu jamais me incomodo com boas colaborações. No caso da tua receita com a aveia é necessário entretanto fazer um alerta: ela não foi deixada de molho fermentando previamente, então acaba se tornando um prato de difícil digestão.

  3. Pat,

    no lugar da farinha de rosca, uso farinha de linhaça dourada, que é bem mais saudável. Embora não tenha a mesma consistencia, fica bem gostoso

    1. A linhaça é realmente muito saudável porém durante o aquecimento so deve ser utilizada inteira, JAMAIS moída ou triturada, como é a farinha de linhaça. Você pode fazer uso da farinha de linhaça em receitas não aquecidas, e ainda assim deve-se ter o cuidado de moer as sementes na hora do consumo, já que seus óleos são extremamente delicados e se oxidam rapidamente, e já é sabido que óleos oxidados fazem muito mal à saúde.

      Se eu fosse você, optava pela farinha de rosca…

      1. Pat
        Essa informação de não aquecer a farinha de linhaça também serve para chia e/ou flaxseed (moídas)?
        Obrigada

          1. Pois é e eu compro ja moída…. Bom saber que não pode aquecer e é melhor moer na hora. As vezes a gente pensa que esta fazendo algo bom e descobrimos que não é bem assim. Obrigada por esclarecer essa duvida Pat
            A chia é uma semente tbm, consumo ela moída no iogurte, assim como a linhaça, mas ja vi receitas, inclusive de almôndegas, que utiliza 1 colher (sopa) na “massa”. O proprio fabricante da linhaça indica substituir parte de far comum por linhaça na elaboração de muffins, etc…. Enfim… Temos sempre que buscar informações cada vez mais precisas. Vou ficar de olho, mais uma vez, obrigada!

  4. Pat, muito importante essa sua observação sobre a linhaça! Vejo muita confusão sobre o uso de sementes e suas farinhas. Eu costumo comprar uma mistura de sementes e uso um processador de alimentos pra moer e usar imediadamente (como com iogurte) na esperança de maximizar os beneficios…
    Sobre a aveia, não entendi…toda aveia precisa ser fermentada antes de ingerida?? Até pra fazer mingau?

  5. Gostaria de obter mais informações sobre a quinoa, Afinal,,carbohidrato, proteína de alto valor biológico? Se vc tiver algo que me ajude,agradeço antecipadamente

  6. Assisti ao seu programa no dia das crianças na tv band e fiquei fascinada pela sua receita,sou sua fã,vou virar freguesa,rsssssssssssss,bjs e muito sucesso Pat,vc é um anjo compartilhando conosco sua sabedoria!

  7. Pat,
    Eu achei aqui em Sydney um Soba orgânico, mas vi q nos ingredientes, tem 69% de farinha comum e 29% de farinha de sarraceno. E agora? Esse pode? Eu já achQuito aqui macarrão orgânico de farinha de arroz integral, êh indicado?
    Adorei a receita! Obrigada, Abs

  8. Obrigada pela resposta. Desculpe pela insistência, pq as vezes fico na duvida. Eu ainda estou no período inicial de 3 meses, mesmo assim posso comer soba?
    Obrigada!!!

    1. Aline, mesmo esse soba com sarraceno deve ser evitado – principalmente para que você perca o hábito do macarrão.

  9. Fiz e ficou muito bom! Marido super aprovou!
    Muito obrigada Patty por essas receitas saborosas e nutritivas!

  10. Olá! Tenhos algumas dúvidas sobre a semente de linhaça, vc poderia me ajudar?
    – Gostaria de saber porquê a linhaça deve ser utilizada inteira em pratos quentes e JAMAIS moída ou triturada. O que acontece se o fizer?
    – Ouví dizer que a semente inteira não é digerida pelo organismo, ao passo que a farinha se oxida muito rápidamente e deve ser moída na hora do consumo. Mas se for assim, haja paciência ter que ficar “sujando” o liquidificador a todo instante só para triturar uma “colherzinha”. Aqueles moedores de pimenta em grãos, utilizados em culinária, feitos de madeira, servem para esse fim?
    Obrigado!

  11. Pat, bom dia! Queria saber se posso deixar a farinha de aveia de molho no soro do iogurte ao invés do próprio iogurte e se isso é feito fora da geladeira mesmo. Muito obrigada!

Comentários estão encerrado.