Em homenagem ao Chanuká, que começa hoje à noite….
Rugelach, or Rogelach são biscoitinhos enrolados – na verdade o termo rugelach em Yiddish siginifica exatamente “pequenos rolinhos” e a receita tem origens nos judeus Ashkenazic poloneses. No recheio de hoje eu usei manteiga de canela e castanhas do Pará, mas você também pode recheá-los com passas e nozes ou castanhas, alguma compota (CLIQUE AQUI para ver a minha sugestão de compota de abacaxi com damascos).
A receita é incrivelmente fácil de se preparar, muito saborosa e perfeita para um café da manhã bem demorado no final de semana ou para complementar o lanche da criançada. Mandando num pote bem fechado, ele é também uma boaopção para a lancheira da escola.
Na verdade, quando eu pesquisei esta receita, nem sabia de sua origem judaica. Fui então pesquisar algumas imagens e alguma informação adicional sobre esta gostosura e descobri suas origens. Melhor ainda: assim posso usá-la qualquer dia desses para presentear alguns ótimos amigos que tenho na comunidade judaica! Espero que eles gostem!
Esta foi a minha primeira vez preparando esta receita, e comparando com as fotos que vi, os meus biscoitinhos ficaram bem feiozos, mas gostosos mesmo assim. Agora que já testei a receita, vou tratar de aperfeiçoar a aparência deles para as próximas fornadas.
Ingredientes:
1/2 xícara de manteiga amolecida
1 xícara de cream cheese caseiro à temperatura ambiente
2 xícaras de farinha de trigo integral
1/2 xícara de rapadura ralada
1 colher de sopa de extrato natural de baunilha
1 colher de chá de sal
1/4 de xícara de manteiga derretida
2 colheres de chá de canela em pó
1/4 de xícara de pecans crocantes (que você pode substituir por castanhas do pará crocantes e picadinhas – vamos prestigiar o que o Brasil tem de bom!)
Modo de Preparo:
Misture a manteiga amolecida, o creamcheese e a farinha de trigo integral até obter uma massa completamente homogênea
Deixe descansar em um lugar abrigado (dentro do forno desligado é o local perfeito na minha opinião) por 12 a 24 horas
Junte a rapadura, a baunilha e o sal.
Usando farinha de trigo comum para não grudar, abra a massa deixando-a com uma espessura de cerca de 70mm.
Misture a canela na manteiga derretida e pincele sobre toda massa aberta, depois polvilhe com as pecans ou castanhas do Pará picadinhas.
Enrole a massa, formando rolinhos – dê uma volta e meia e corte para formar um novo rolinho também de uma volta e meia até que acabe toda a massa.
Corte os rolinhos em pedaços de cerca de 2cm e tranfira-os para uma assadeira untada com manteiga, deixando-os afastados uns dos outros cerca de 2 cm
Asse em forno baixo (150 graus) por cerca de 45 minutos.
Você pode guardar os biscoitos em potes bem fechados na geladeira ou no freezer, mas reaqueça-os brevemente antes de servir novamente.
From Crianças na Cozinha 2 |
From Crianças na Cozinha 2 |
From Crianças na Cozinha 2 |
From Crianças na Cozinha 2 |
From Crianças na Cozinha 2 |
olá pat:)
acho uma exelente ideia esses biscoitinhos, tenho ali cream cheese,amanha vou testar essa receita.
Mas ando com uma vontade enorme de provar a sua tortinha de queijo, tenho de fazer mais cream cheese para a tortinha, so tenho ali 150 gramas,:(
Oi Pat
Que delícia de receita! Parabéns por todas que você tem publicado! Se eu não tiver o cream cheese caseiro posso usar o “industrial” mesmo?
Obrigada!
bjos,
Sara
Sara, eu não aconselho, não por não dar certo, mas por talvez não ser tão saudável e por ser com certeza mais caro!
Mas se você quiser tentar, depois nos conte o resultado!!
Olá Pat! Pode-se substituir o cream cheese por iogurte natural? Ou qual seria a outra opção?
Abraços!
Claryana, o iogurte é líquido demais, a massa não ficaria na consistência ideal… Mas você já viu a receita do cream cheese caseiro? É só coar o iogurte e tá pronto!
Hi Pat,
Sou fã de biscoitinhos para presentear amigos, familiares e afins. Achei a receita fácil mas empaquei no modus operandi da enrolação e meia?????
Quando fizer again fotografe essa enrolação que é para eu não fazer besteira.
Ah sim…vou tentar fazer o cream cheese e fazer a receita dos biscoitinhos!
Obrigada Pat!
pat.
poderia trocar o creamcheese por alguma coisa q nao tenha lv e soja??
vc tem alguma receita de biscoitos ou lanches pra crianças alergicas??
bjus e aguardo a resposta..
Patricia, nesta receita em particular eu nunca testei a alteração, porém em muitos casos eu tive sucesso substituindo por frutas amassadas, como banana, abacate ou mamão, mais ou menos na mesma quantidade pedida do creamcheese. Com leite de soja você não se preocupe, eu não o utilizo em nenhuma das minhas receitas.
Oi. Sou nova aqui e estou adorando as dicas e receitas. Tenho uma sugestão: que tal fazer uma versão das receitas para impressão? Pra nós leitores seria ótimo.
Obrigada.
Dora, vou verificar como isso pode ser feito. Me cobre!!!
Dora, já consegui o programa que cria uma página para impressão, agora um pouquinho de paciência para que eu consiga inserir em todas as receitas e artigos. Adquirir o programa foi mais fácil do que eu supunha, mas adicioná-lo manualmente em cada artigo será um “trabalho de formiguinha”, mas será feito!
Oi Pat!
Resolvi fazer o crean cheese e deu certo, fiquei super orgulhosa! Obrigada por nos ensinar todas essas receitas tão saudáveis Pat. Bom, minha massa está ali no forno repousando e preciso saber se posso usar o açucar mascavo em vez da rapadura ralada pois não encontro rapadura por aqui.
Obrigada.
Sara, procure um açúcar mascavo de qualidade e aproveite!
Obrigada pelas dicas Pat, ficaram ótimos (usei o açucar mascavo)! E fica melhor ainda dias depois de feito, parece que o sabor fica mais “apurado”.
Eu assisti no Youtube um gringuito ensinando a fazer esses enroladinhos. Ele abriu cerca de 1/3 da massa, cortou com um aro do tamanho de um prato de mesa, passou o recheio e depois cortou como uma pizza – enrolou da parte mais larga em direção à fina. Ficaram lindinhos.
Oi Pat,
Minha mãe e eu adaptamos esta receita e tranformamos em biscoitos de queijo. Trocamos a rapadura da massa e a canela que vai no recheio por queijo parmesão ralado. O resultado ficou indescritível.
Beijos,
Lu
Lu, que idéia maravilhosa!!!!!! Vou testar o quanto antes, poque deve ficar realmente delicioso!!
Pat,
Esqueci de dizer que também colocamos sal. Não deixe de fazer, vc vai amar!!!
Beijos,
Lu
MARAVILHOSO! Fiz hoje e na hora que comi fiz aquela cara de “hummmmm!!!!!!!”. Já imaginava que ficaria bom, mas me surpreendi com o resultado!
Fiz meus primeiros biscoitinhos! Iupiiiiiiii!
Pat,
Você já tentou ou sabe de alguém que tentou substituir a farinha de trigo por uma sem glúten? Estou vivendo sem glúten e meu sistema digestivo melhorou bastante.
Obrigada!
Andrea, nunca fiz e não conheço quem tenha feito. Uma vez eu substitui farinha de trigo por farinha de coco numa receita de waffle e ficou horrível!! Eu faço um bolo de chocolate sem farinha entretanto, que é dos deuses!!
Mas atente que a fermentação natural pré digere o glúten e outras proteínas do trigo, deixando-o muito mais leve.
Puxa Pat… já li isso várias vezes aqui no seu site e nas fontes que vc indica… não havia mesmo me dado conta… temos que ficar atentos… coisas tão claras não podem passar desapercebidas… muito obrigada pelo toque!!!
Andrea, a fermentação natural não elimina completamente o glúten e outras proteínas, então só tem que evitar mesmo, se você sentir uma sensibilidade fortíssima! Mas creio que para a maioria das pessoas, a fermentação natural aliada a um consumo moderado, não deve causar problemas.
Obrigada Pat…
Excelente para lanche das crianças!
Olá Pat,
Estudo temas relacionadas à saúde, através da boa nutrição, suplementação e evitando toxinas ambientais e de produtos, possuo um blog em que posto muitos temas interessantes e amei suas receitas! Traduzo também alguns posts do Dr. Mercola e Andrew Saul.
Publiquei um post seu sobre como fazer uma festa de aniversário mais saudável em meu blog: http://estaoteenvenenando.blogspot.com.br
Parabéns pelo excelente blog e pelas receitas deliciosas!
Se um dia fizer um curso de culinária infantil ou de adultos em Bauru, por favor, avise-me. Minha filha ama culinária!