Eu estou sempre querendo inventar uma novidade na minha cozinha, e nos últimos tempos me peguei pensando em como poderia aproveitar a receita do meu bolo de chocolate sem farinha para produzir bolos de outros sabores.
Pensei daqui, pensei dali e como sempre, quase de repente, eu tive uma ideia!! Tirar o cacau da receita e acrescentar raspas de casca de laranja. E lá fui eu pra cozinha testar!!! Deu certo, ficou delicioso e muito perfumado, e pra quem tem lá suas restrições e intolerâncias, uma ótima notícia: sem glúten e sem lactose!
A receita ficou super simples e rápida de preparar, dá até para servir de sobremesa naquele jantar com amigos de última hora!
Ingredientes:
6 ovos caipiras
5 colheres de sopa de rapadura ralada (o açúcar mascavo originalmente é a rapadura ralada, mas atualmente há muito produto adulterado no mercado, açúcar branco que ganha banho de melado para parecer mascavo, por isso na dúvida, use rapadura. Você encontra o produto em ferias livres, festivais típicos e Casas do Norte)
2 colheres de sopa de raspas de casca de laranja (como vai usar a casca, dê preferência às laranjas orgânicas, e sempre lave MUITO bem antes de usar)
150g de coco fresco ralado
1 colher de sopa de fermento caseiro para bolos
1 colher de chá de óleo de coco extra virgem
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno.
Unte uma assadeira redonda, pequena (cerca de 20cm de diâmetro) com o óleo de coco
Junte todos os ingredientes, menos o fermento, no liquidificador e bata até obter uma mistura uniforme.
Junte o fermento e bata mais um pouco para que ele se misture completamente aos demais ingredientes.
Transfira a massa para a assadeira untada e asse em forno médio por cerca de 40-45 minutos.
Gosto de receitas diferentes. Vou fazer, parece ótima.
Que delicia! Obrigada, adoro coco e laranja então …
Olá, menina!
Gostei! Só falta o óleo de coco, vou procurar onde vende aqui. A rapadura um amigo trouxe de Fortaleza e os ovos peguei ontem na casa de papai ;).
Beijoka!
Olá PAT. Eu faço um bolo de laranja parecido, sem farinha e sem açúcar. Só que coloco a laranja inteira, com casca e tudo e bato no liqüidificador junto com os ovos, de reto é mais ou menos como você fez, só que as vezes vario mais alguma coisa, por exemplo, coloco uma cenoura ou um pedaço de abóbora madura. Abraço.
Janete, fiquei curiosa! Me manda a receita toda!!
Incrivelmente gostoso!
Acabei de fazer esse bolo, que não dá praticamente trabalho nenhum diga-se de passagem, mas fica uma maravilha. Super perfumado e delicioso.
Fiquei com preguiça de ralar o coco, então marido quebrou e descascou e coloquei aos pedaços para bater junto com os outros ingredientes e mesmo assim ficou fantástico.
O meu não ficou com essa camadinha cremosa (acho que deixei no forno além do tempo necessário), mas ficou muito bom!
Descoberta fantástica! Parabéns!
Meu filho mais novo queria comer o bolo inteiro, rsrsrsrsr!
Oi Pat, Tudo bem? Gostaria de saber, se para colocar em vitaminas, a aveia tambem, precisa ficar de molho. Muito Obrigada. Sonia
Também!
A receita de bolo de chocolate sem farinha, com coco ralado não é sua. É uma receita que conheço a muito tempo.
Bossi, é uma receita que está em muitos sites e blogs parecida com essa. Em geral eu vejo essa receita com açúcar branco e achocolatado. A ideia inicial não é minha realmente, mas eu adaptei à minha maneira, de uma forma que julgo mais saudável. Espero que isso não te ofenda!
Pat, posso substituir o óleo de coco por gordura de coco em todas as receitas? O que altera é apenas o sabor? Outra pergunta, posso congelar esse bolo? Obrigada! Beijos
Pode substituir sim, a única diferença é o sabor. Quanto a congelar o bolo, nunca tentei, mas sinceramente, acho que não dá certo….
Posso substituir o fermento pelo fermento biológico comum?
:)
Oi, Pat!
Pergunta bem didática para eu explicar para quem me questiona quando reproduzo suas maravilhas de receitas: Qual a importância de fazer um bolo sem farinha, se podemos fazer uma boa versão integral ou com farinha de aveia (lacto-fermentados)?
Abraços.
Farinhas à base de grãos têm em geral um índice glicêmico alto e são de difícil digestão, só pra resumir.
Oi Pat, tudo bom?
Será que eu posso substituir o óleo de coco por manteiga? (:
Pode sim!
Obrigada! :D