O creme de papaia é um clássico quando se fala em sobremesas, pelo menos em muitos restaurantes de São Paulo e em mesas mais magrinhas. Mas a verdade é que de magrinha e saudável, além do mamão papaia, essa sobremesa normalmente tem pouca coisa. Pelo que já li “aqui e ali”, as receitas mais tradicionais levam sorvete de creme (industrializado, claro…), creme de leite de caixinha e muito açúcar (ou, pior ainda, adoçante).
A receita tradicional também leva licor de cassis. Licor de cupuaçu é uma invenção totalmente minha, e que eu achei simplesmente o máximo, sem modéstia. Além de gostoso, é mais um jeito de valorizar uma das frutas mais deliciosas disponíveis no norte do Brasil. Recomendo, mas é claro que o licor fica só para os pais. As crianças, ou pulam o licor de cupuaçu, ou os pais fazem um “licor de faz de conta”: um pouco de cupuaçu cozido com água e um pouco de rapadura ralada, pra ficar tipo uma caldinha.
A minha receita é simples demais, ideal para sobremesas urgentes, fomes repentinas por doces e impressiona todo mundo se você servir numa taça bem bonita! As quantidades abaixo servem 4 taças fartas.
Ingredientes:
2 papaias bem maduros (o segredo para poder dispensar o açúcar ou qualquer tipo de adoçante e só esse: usar o mamão mais maduro possível, aquele que você provavelmente nem ocmeria mais, de tão mole)
1/2 xícara de iogurte natural integral
1/2 xícara de creme de leite fresco
licor de cupuaçu à gosto (só para os grandes, claro!!)
Modo de Preparo:
Agora vem a parte mais difícil…. (risos)
Corte o mamão ao meio, despreze as sementes e leve a polpa ao copo do liquidificador.
Junte o creme de leite e o iogurte natural integral e bata bem, em velocidade média, até obter um creme completamente uniforme.
Separe o creme em taças e leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de servir. Bem, até dá pra servir imediatamente, mas geladinho fica infinitamente melhor!
Caso vá servir para os adultos com o licor de cupuaçu, leve a garrafa de licor para a mesa e deixe que cada um coloque à gosto na hora – sugiro em torno de uma colher de sopa de licor por taça.
Pat! Eu uma vez bati uma maçã descascada, uma banana nanica e um mamão papaia e achei igualzinho ao creme de papaia que vendem por aí, ficou uma delicia