(artigo publicado originalmente em julho de 2008 e republicado hoje em homenagem ao dia da pizza)
Eu sei que hoje não é domingo, mas ontem passamos o dia no sítio de um casal de amigos e na volta eu estava tão cansada, que não tive pique para preparar nada. Meu filho chegou dormindo e só aguentou uma mamadeira bem caprichada. Meu marido se acabou nas frutas e comeu um potão de iogurte natural integral. Eu me contentei com uma deliciosa caixa de morangos orgânicos, que este ano estão deliciosamente doces, com gosto de infância!
Mas eu já andava com muita vontade de preparar uma pizza em casa, e preparar a pizza toda, com massa e tudo. Até hoje eu inventava as mais deliciosas coberturas, mas a “massa” era sempre um pão sírio integral que eu compro no supermercado. O tal pão sírio é muito prático, e dentre as opções industrializadas, não é das piores, eu apelo para ele de vez em quando.
Hoje eu preparei a minha primeira pizza!! Ficou uma delícia, marido adorou! Eu adorei também. Não foi desta vez que meu filho provou, ele estava bem cansado, aprontou poucas e boas hoje a tarde aqui em casa (ganhou até uma bronca bem merecida…) e foi dormir bem cedinho. Eu ainda quero melhorar a espessura da massa: desta vez tivems uma pizza de massa grossa, mas eu vou praticar mais vezes e vou conseguir uma massa mais fina e crocante.
Ingredientes:
molho de tomate especial batido no liquidificador
ervas frescas ou desidratadas à gosto (hoje eu usei cerca de 2 colheres de sopa de manjericão fresco)
queijo muzzarela ralado
Modo de Preparo:
Prepare a massa multiuso conforme a receita (não se esqueça que a massa deve começar a ser preparada um dia antes, para que o trigo possa fermentar).
Abra a massa redonda, formato de uma pizza grande ou em várias pizzas pequenas (hoje aqui tivemos uma pizza média, eu usei parte da receita para a pizza e outra parte para um pão de pecans para minha mãe, depois falo sobre ele).
Fure a massa em vários pontos com a ajuda de um garfo e coloque a massa para assar em forno baixo, numa assadeira enfarinhada, por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso prepare o molho de tomates, rale o queijo e separe as ervas que for usar.
Passados os 30 minutos da massa do forno, retire-a e monte a cobertura da sua pizza. A nossa cobertura hoje aqui em casa foi bastante simples: molho de tomates, muito manjericão, muita muzzarela ralada e algumas azeitonas orgânicas.
Asse por mais cerca de 30 minutos ou até que o queijo esteja completamente derretido.
Tome uma atitude saudável e não sirva a pizza acompanhada de refrigerantes. Como estávamos só meu marido e eu, optamos por uma taça de vinho, mas para tomar com as crianças uma água perfumada pode ser bastante divertido, refrescos de frutas (eu chamo de refresco os sucos de fruta naturais diluídos meio a meio com água) ou refrigerantes caseiros, feitos pelo tradicional processo de fermentação natural (ainda não falei deles aqui, mas desde já, fico devendo!)
Hoje a cobertura da pizza foi bem simples, a idéia era testar a massa acima de tudo. Com o tempo vou publicando aqui outras idéias de coberturas para pizza. Modéstia à parte, tenho idéias bem deliciosas e saborosas!
Oi Pat! Esses dias eu e meu namorado também preparamos uma pizza, com a mesma massa usada para fazer o pão (só que não foi fermentação natural, usei fermento biológico mesmo). Ficou uma delícia! Fizemos uma com azeitonas, queijo, tomate, cebolas e milho e outra opção doce com abacaxi e canela!!
Abraços!!!
Coincidência! Acabei de abrir o e-mail e pouco tempo atrás tinha deixado uma pizza pronta no congelador para o fim-de-semana.
A minha foi uma mistura de massa branca com integral.
Recheio foi de molho de tomate com ervas secas e uns restos de queijos ralados por cima.
Da próxima vez usarei a massa que fizeste.
Boa dica!
Abraçs.
Pat,
Tente a seguinte pizza, é uma das que mais gosto:
Pizza Margueritta:
Queijo Mussarela de Búffalo
Tomates secos
Manjericão
OI! Adorei a receita da pizza; estou procurando uma bem natural e integral para realizar na escola da minha filha. Neste semestre as maes terao 30 min para preparar uma receita com as crianças e a minha filha me pediu para fazer pizza. Vc acha que se eu pré assar a massa e levar só para as crianças rechearem e voltar para o forno dá tempo? Acho que devo fazer uma massa mais fina, não? Adoreia as receitas! Obrigada.