Café da Manhã DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sobremesas

Maçãs Assadas

[ratings]

Bem, meu café da manhã de hoje não foi grandioso e farto como um café da manhã de hotel, mas como eu estava decidida a fazer alguma coisa diferente, optei pelas maçãs assadas. Com o frio que chegou de novo a São Paulo, uma opção quentinha é muitíssimo bem vinda.

Meu filho dispensou a maçã assada e preferiu os morangos orgânicos, paixão dele no momento!

Esse prato é super fácil de preparar e vai muitíssimo bem no café da manhã acompanhado de iogurte ou chantilly caeiro. Vai muito bem também como sobremesa do seu almoço, e dependendo de como você a leva a mesa, fica uma sobremesa além de gostosa, muito sofisticada!

Ingredientes:

(para 4 pessoas)

6 maçãs pequenas picadas – com ou sem casca, você escolhe (ou diminua a quantidade se as maçãs forem muito grandes)

suco de meio limão

1 colher de sopa de açúcar mascavo ou rapadura ralada ou mel

1 colher de sopa de canela em pó

2 colheres de sopa de manteiga

1/2 xícara de castanhas do pará orgânicas picadas (já tem disponível para venda na feira do parque Água Branca aqui em São Paulo, mas na feira da semana que vem vou tentar me informar sobre outros pontos de venda pelo país)

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno.

Numa travessa funda misture as maçãs picadas com o limão, canela e açúcar mascavo e mexa bem até que todos os ingredientes estejam incorporados uns aos outros.

Passe a mistura para um refratário e coloque pedaços de manteiga por cima. Leve ao forno por 10 minutos.

Abra o forno, coloque as castanhas do pará por cima das maçãs e leve de volta ao forno (médio-alto) por mais 10 a 15 minutos.

Você pode fazer essa mesma receita com bananas e pêras. O resultado é surpreendente!

Para assar, ao invés de um refratário só, você pode distribuir as maçãs em 4 ramequins. Serve direto neles, com chantilly por cima.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. Não entendo muito bem essa história de castanhas do pará orgânicas… que eu saiba elas não são cultivadas, é só na base do extrativismo. Então qual seria a diferença??
    Vc sabe alguma coisa sobre isso, Pat?

  2. Ola, tudo bem
    eu não costumo escrever, mas acabei de chegar do supermercado com minhas compras: maçãs, limão, açucar mascavo e aveia.Aqui em Florianopolis tb esta muito frio e me deu uma vontade de comer doce de maçãs.
    Obrigada pela receita
    Laurinda

  3. Oi Pat,
    me fale uma coisa: com qual variedade de maça vc costuma preparar esse prato? Com sorvete de creme ficaria maravilhoso também.
    Beijos

  4. Angela, vou me informar melhor com o vendedor na semana que vem e te passo a informação. Mas uma coisa eu posso te garantir, nõ sei se por ser orgânica ou por ser muuuuuuuito fresca, essa castanha do pará tem um sabor espetacular!

    Eu nunca gostei de castanha do pará e me rendi completamente à esta. Será “efeito placebo”??

    Laurinda, depois que você preparar a receita, venha nos contar como ficou!

    Fabiana, confesso que sou uma negação no que se refere a tipos de maçãs… No máximo diferencio a maçã vermelha da verde… Uma vergonha para uma culinarista apaixonada como eu!!! Eu comprei uma maçã vermelha desta vez, não muito graúda e de casca fosca.

  5. Pat, poderia ser com castanha da caju???Pq onde moro não consigo castanha do Para!!!
    Bjoo

  6. Tenho a mesma duvida da Angela no que se refere ao óleo de coco organico…sou de salvador e lá tem coqueiros por toda parte. Não me parece que levam agrotoxicos para serem produzidos…estou enganada?

Comentários estão encerrado.