[ratings]
Saiu o meu primeiro pão!!!!!
Eu achei essa receitinha muito fácil, por isso a escolha. Sem contar que eu adoro tudo com ervas – parece que as ervas dão uma mágica especial a qualquer receitinha simples.
A farinha foi moída na hora e deixada fermentando junto com um montão de iogurte desde ontem. Hoje foi fácil: só juntar o resto dos ingredientes, bater por algum tempo (agora na minha “super-máquina” não fico mais com o braço dolorido) e assar por quase 2 horas.
Na hora em que o pão foi para o forno, a casa foi tomada por um dos perfumes mais fantásticos e apetitosos de que se tem notícia!! Como eu tinha pelo menos uma hora e meia pela frente e não muita coisa paa fazer, resolvemos todos dar uma volta no quarteirão – minha ansiedade era grande, se eu não saísse era capaz de pegar uma cadeira e sentar na porta do forno prá ficar olhando a belezura!!!
Aí voltamos para casa… Depois de um passeio de quase uma hora pelas redondezas, o perfume de pão fresco pela casa era ainda mais inebriante. Corri para o forno… Que decepção… Meu pão não parecia ter crescido muito… Mas tudo bem, eu tentaria de novo e comecei a refazer o pão mentalmente, já pensando onde poderia ter errado…
Esperei marido chegar em casa para sermos os dois cobaias, afinal não basta ser marido, tem que participar!!!!
Para piorar mais o meu desânimo, quando fui tentar desenformar o pão, ele parecia totalmente grudado na assadeira. Ai de mim!! Foi para mesa com assadeira e tudo!! E na mesa é que se revelou a delícia que eu tinhaconseguido preparar!!!!!!! Formou-se uma casquinha saborosa e crocante por fora,e por dentro o meu super pão estava super molhadinho e fofo. Um milagre!!!!!!!!
Vocês merecem saber a receita!!
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo integral ou centeio ou uma mistura das 2 farinhas (se puder conseguir farinha recém moída, muito melhor!)
2 xícaras de iogurte natural integral
1/2 xícara de água filtrada
3 ovos caipira, ligeiramente batidos
1 colher de chá de sal não refinado
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/3 de xícara de manteiga amolecida
1/3 de xícara de maple syrup, mel, melado ou rapadura ralada
1 colher de chá de dill desidratado
1/2 colher de chá de orégano
1/2 colher de chá de tomilho
1/2 colher de chá de manjericão
(as ervas nesta quantidade são as desidratadas – se for usar ervas frescas, dobre a quantidade)
Modo de Preparo:
Misture a farinha com o iogurte e a água, mexa bem, tampe e deixe em lugar abrigado por 12 a 24 horas – o pão crescerá mais quanto mais tempo essa mistura ficar descansando.
Leve a mistura para bater numa batedeira potente e bata por cerca de 5 a 8 minutos, até que a massa esteja bem homogeneizada.
Acrescente os demais ingredientes e bata até que a mistura esteja uniforme.
Transfira a mistura para uma forma de pão muito bem untada com manteiga e um pouco de farinha.
Asse em forno médio (cerca de 180C) por pelo menos 1 hora e meia ou até que você espete um palito e ele saia limpo.
* * * * * * * * *
A propósito… Na minha infância, adolescência eidade adulta na cozinha eu nunca tinha acertado fazer pão. Não importava a receita, não importava o tipo de fermento ou os ingredientes utilizados. Simplesmente não dava certo!! Nunca!!
Agora deu…
Hummmmmmmmmmmm, só de ler já dá um treco na gente… kkkkkkkkk
Vou tentar executar, tentar… kkkkkkkkkk
beijão
Parabéns, Pat!!
Espero que esse seja o primeiro de muitos!
E não se esqueça de que, querendo o meu fermento natural (que já vem sendo curtido há alguns anos…), é só pedir!
Beijos.
Ah, sim, ia me esquecendo…
O livro de pães integrais é esse aqui:
http://www.amazon.com/Peter-Reinharts-Whole-Grain-Breads/dp/1580087590
Menina, deve estar uma delÃcia……..
Fiquei com água na boca.
=]
Beijinhos,
BEL
Sou uma desgraça em pães não vou nem tentar, mas, o seu comentário sobre o feitio do pão foi muito engraçado achei voce uma exelente contadora de histórias heheheh parabéns pelo pão e pela história.
Oi Pat,
Adorei seu blog e sua comunidade no Orkut! Eu tbem adoro cozinhar e acredito em “crianca que nao come danoninho nem Elma Chips” :)
Gostei muito dessa sua receita de pao, mas estou com um “probleminha”: aqui em Israel simplesmente nao existe yogurte integral. Todos os leites e yogurtes aqui tem 0% (eca), 0.5% (ugh!), 1% (buahhh) , 3 % (snif) e 5% (hmmm) de gordura, e eh so. Simplesmente nao se acha yogurte nem leite integral para comprar em lugar nenhum. Como fazer para substituir? Eu faria o yogurte em casa de bom grado, mas com leite com 3% de gordura fica uma tristeza, ne? O que voce sugere?
Muito obrigada, e parabens pelo site super legal e informativo!!!!!!!
Ana, passeando pelas receitas desse site, vi o seu post. Eu faço iogurte em casa há muitos anos e, como meus filhos gostam do iogurte mais consistente, coloco uma colher de sopa de leite em pó integral para cada litro de leite. Experimenta fazer isso com o leite “magrinho” daí. Quem sabe dá certo.
Depois é só deixar bem fechadinho dentro de uma caixa de isopor por mais ou menos 15 horas. Para ajudar, coloco dentro do isopor uma jarra com água fervendo. No dia seguinte ainda está morninho dentro dela.
Caso você tenha interesse, posso enviar a receita detalhada.
Marta, melhor que o leite em pó (que contém gorduras oxidadas que fazem mal), pode-se colocar uma porção de creme de leite fresco.
Ana, que lindo deve ser Israel!! Um dia quem sabe vou até aà te visitar…
Quanto ao iogurte… Você encontra creme de leite para vender por aÃ? Do fresco, de preferência…
Uma boa solução para o seu problema é usar o leite “menos desnatado” possÃvel para preparar o seu iogurte caseito e completar com creme de leite fresco.
Você aquece o leite normalmente, mas acrescenta o creme de leite junto. Coloca a isca, espera o tempo de sempre, tudo como sempre, apenas usando o creme de leite misturado ao leite.
Lá em casa, mesmo com leite integral, quando quero o iogurte mais cremoso ainda, uso um pouco de creme de leite junto. Cerca de 500mL para 4 litros de leite no meu caso. No seu caso, ocm leites tão desnatados, eu sugiro 500mL de creme de leite para cada litro de leite.
Beijinhos, e desculpa a demora pela resposta!!
Puxa, mas o leite integral não tem 3% de gordura??
5% não é desnatado!
Já que acordei tão cedo (sim, 5 da matina…), resolvi fazer pão para hoje a noite: https://pat.feldman.com.br/?p=730
Oi Pat
Fiz esse pao hoje, deixei a massa descansar por 24 horas e tudo diretitinho. Mas fiquei um pocuo frustrada com o resultado, acho que fiz algo errado. Quando o pao ainda estava assando, abri o forno e vi que estava ficando muito “cascudo”, entao enfiei o palito e saiu limpo, entao tirei o pao do forno (faltava apenas 15 minutos para terminar a 1 hora e meia que voce recomendou). Resultado, meu pao ficou meio massudo por dentro, como se ainda estivesse um pouco cru.
Obrigada,
bjos,
Sara
Eu duvido que você tenha feito alguma coisa de errado, você apenas fez PELA PRIMEIRA VEZ, e eu quando fiz pela primeira vez também não gostei tanto assim do resultado. Fui ajustando os detalhes com o tempo e com muito treino.
O pão fica mesmo meio “cascudo”, mesmo que ainda não esteja totalmente cozido por dentro, mas uma dica para minimizar isso é colocar uma peqeuna assadeira com água dentro do forno desde o início do processo de assar. Mas isso também é uma coisa para ajustes. Numa das vezes coloquei uma assadeira grande demais, vapor demais. Sem vapor nenhum também não ficou ideal.
Fazer pão é uma arte e quando a gente ocmeça, nunca para porque sabe que sempre pode melhorar ou mudar alguma coisinha.
Pat,
Tentei pela primeira vez suas receitas no final de semana de pães de iogurte. Mas não deu muito certo, eles não cresceram, por mais que tenha deixado 24 horas descansando. E o pão de hamburger ficou com gosto amargo…seria o bicarbonato? Tive de jogar tudo fora. Também o tempo de assar às vezes não dá certo essa historia de enfiar o palito…Fiquei triste, mas não vou desistir…
beijos
Debora
Debora, fazer pão é uma arte, e das mais difíceis… Meus primeiros pães também deram super errado, ficaram com gosto esquisito e não cresceram. Mas eu não desisti, acabei pegando o jeito e eles agora quase sempre ficam ótimos. Não desista!
Uma das dicas é sovar muuuuuuuuuuuito bem a massa. Preciso fazer um vídeo mostrando a técnica que aprendi.
Oi Pat,
Fiz o pão este final de semana,foi muito legal comprei os graos bati no liquidificador,a poucos dias plantei os temperos e colhi aqui mesmo,e minha filha de 9 anos (Julia) foi acompanhando tudo,não viamos a hora de ficar pronto, estou com algumas dúvidas:
A massa fica um pouco grudenta depois de juntar todos ingredientes?
não tenho a “super máquina” então bati com as mãos e também coloquei metade de manteiga e completei com azeite, deixei descansar 20h, ficou muito saboroso, porém não cresce muito o seu também fica assim?
Beijos
Raquel, um pão totalmente integral e feito através de fermentação natural, nunca será fofinho como aqueles industrializados que compramos em grandes supermercados e padarias. Destes eu me arrisco a dizer que 100% não é feito só de farinha integral e sim uma mistura de um pouco de farinha integral (para dar a cor característica) e muita farinha branca.
A massa fica mesmo meio “melequenta”, é normal. Se ficar mais confortável para você, aumente um pouco (bem pouco) a quantidade de farinha para que a massa fique mais solta na tua mão.
Não desanime, mesmo com minha “super-máquina” meus primeiros pães ficaram longe de ser uma maravilha. Com o tempo fui pegando o jeitinho – é jeitinho mesmo, não tem como mostrar ou explicar – e a cada tentativa consigo um pão mais gostoso!
Pat, vi a sua receita e fiquei curiosa. Qual é essa sua “super-máquina”? Sou a favor da Lei do Menor Esforço na cozinha. Amo as máquinas que nos ajudam.
Um abraço,
Marta
A minha “super-máquina é uma batedeira Kitchen Aid que tem um batedor próprio para massas de pães. Eu comprei também um moedor de grãos que pode ser acoplado a ela, então posso moer meus grãos em casa, na horinha de preparar o pão.
Tudo de bom!!
Pat estou ansiosa pelo seu video mostrando como se faz os pães…Faço todas as semanas,mas ainda não peguei o jeito,ja fiz todos ficam uma delicia,mas nunca sei se esta mesmo certo…estou aguardado os videos…bjos
Pat,
Qual a ação do bicarbonato de sódio, numa massa de pão?
Grata. Diva Falcão
Dica, o bicarbonato dá um “apoio moral” e ajuda a massa a crescer um pouco mais enquanto assa.
Pat, estou fazendo o pão neste momento, está lá no forno… A massa ficou bem mole, tipo massa de bolo, é assim mesmo?? Deixei fermentar por 12 horas, e se formou um “caldinho”, fiquei na dúvida mas não o tirei… Ah, e ao invés de ervas (que não tinha)coloquei linhaça (inteira), castanha do pará e passas… Vamos ver se vai dar certo, depois eu te conto!
Bjs
Eliane, a minha massa não fica assim tão mole, mas também não fica dura demais. Acho que depende muito da consistência do iogurte que você está usando.
Pat. o fermento fresco de pão faz mal à saúde? Obrigada.
Pat, e no caso de se deixar descansar por mais de 24 horas, o que acontece? A massa estraga?
Maria, talvez ela fermente até demais e o pão dê errado, mas como nunca testei, não posso afirmar com certeza!
A massa fermentou por +- 36 horas (não tive chance de a cozer antes) e o resultado… comi uma fatia e não fiquei bem. Me sentia pesada e com uma dor de cabeça daquelas (fígado). Tenho de jogar fora aos pássaros e tentar de novo…
Pat, fiz o pão acompanhando direitinho sua receita. A massa ficou muito mole, muito mesmo, tipo massa de bolo mole. Resultado: o pao ficou “embatumado” conhece esse termo? a massa não cresceu direito por dentro. Ficou como um bolo que não cresceu. Entendi que era para bater com batedeira e foi isso que fiz. Batedeira de bolo. No começo deu certo, depois a massa enrolava nas hastes da batedeira, eu tinha que parar e tirar com a colher pra voltar a bater. Será que o erro foi esse? eu devia ter sovado? só se fosse depois de bater porque de início seria impossível, era massa mole demais. Ou eu deveria ter acrescentado farinha, mesmo sem ser misturada com iogurte?~Espero sua resposta, não vou desistir! Beijos
Anamaria, quer saber de uma coisa? (risos) Eu nunca deveria ter tido o atrevimento de publicar receitas de pães sem ser hiper craque no assunto!! As receitas que eu publico são peqeunos sucessos em meio a muitos fracassos – pão infelizmnte não é a minha especialidade!!
Essa mesma receita, usando sempre as mesmas quantidades e métodos, já deu certo e errado para mim muitas vezes, e eu sinceramente não sei o que posso ter feito de certo ou errado……….
Ah, sempre que achar que precisa completar com mais farinha na última sovada de massa, dê preferência à farinha branca, que não requer frmentação prévia.
PAT Ñ FIQUE CHATEADA DOS PÃES QUE Ñ DEU CERTO,EU AINDA Ñ FIZ ESTA SUA RECEITA, MAS SEI QUE VAI DAR CERTO GOSTO MUITO DE FAZER PÃO, QUANDO Ñ DÁ CERTO UMA RECEITA DIZEMOS QUE FOI CULPA DA GALINHA QUE O OVO ERA MAIOR E AMOLECEU A MASSA.ESTOU SEMPRE VENDO SEUS E-MAIL CONTINUE ASSIM E BOA SORTE.BJS
Oi Pat, so’ pra confirmar: vocè usou o iogurte pra fermentar a massa? não usou nada de fermento natural, nem um pouquinho de massa fermentada?Dà pra fazer outras massas desse jeito então? basta colocar iogurte e deixar por umas 12h descansando que a massa jà pode ser usada?
Usei só iogurte mesmo!
Pois é, voce disse que talvez vem à Floripa dar um curso de culinaria “tradicional”(é isso?uma vez li num livrinho da Nina Plank,o “comida de verdade”, que esse tipo de preparo, na verdade deveria se chamar “comida da idade da pedra”, que é o que jà foi experimentado e aprovado hà milenios pelos nossos ancestrais) Bem, vou adorar participar!! Tenho o contato do Slow Food daqui, se precisar. bjs
Olá, querida, minha dúvida é se estou fazendo certo, pois gostamos mesmo de pão…Quando quero um pão multigrãos posso misturar o trigo integral, as sementes (linhaça, chia, girassol…), flocos de aveia, amaranto…e deixar tudo fermentando junto?