Eu sempre gostei da chegada dos dias frios porque só com frio é que se aprecia uma boa sopa. Este ano fico particularmente feliz com os dias frios: carregar um barrigão de grávida com calorão não é nada agradável!!!
A gravidez vai indo super bem. O garotão está crescendo forte, saudável e se alimentando muito bem “via mamãe”!! Ainda não escolhemos o nome, e realmente está difícil tomar uma decisão!! Enxoval está sendo providenciado aos poucos (guardei pouquíssimos itens do mais velho, já que achava que não teria outro filho). Ganhei mimos lindos, inclusive de leitores queridos do site Crianças na Cozinha, sobre os quais quero falar outro dia desses aqui no site – muuuuuita coisa legal para o meu bebê e para todos os bebês que estão chegando por aí.
A reforma está terminada, salvo pequenos detalhes que não chegam a atrapalhar. Está faltando chegar os armários – que fazem uma falta imensa! Armários da cozinha, banheiros e área de serviço. Então a situação é essa: tudo funciona, mas nada está arrumado… Eu sobrevivo!
Tenho cozinhado bastante já, mesmo na bagunça. A produção dos caldos caseiros está a todo vapor, muitos pedidos, que eu penso até que não vou dar conta. Ainda não preparei pão na cozinha nova, mas já fiz alguns sorvetes deliciosos e várias das receitas já publicadas aqui no site. Nenhuma invenção muito mirabolante, porque para isso eu prefiro estar com tudo mais organizado, prefiro saber exatamente onde encontrar cada utensílio da cozinha.
Nos últimos dias quentes, literalmente caí de boca nas saladas. O bebê está ocupando um espação na minha barriga, então de comida nunca cabe muita coisa. Não cabe quantidade, mas qualidade não pode faltar de jeito nenhum! Tenho preparado saladas ricas, com muitas folhas, ovos, algum queijo, às vezes croutons e até frutas (manga vai muito bem com folhas amargas). As carnes também não faltam nas refeições, seja na forma de pequenos bifes ou pequenas porções de picadinho, ou no uso dos caldos caseiros para cozinhar o arroz integral ou preparar sopas deliciosas, como a de hoje.
Agora com as temperaturas mais baixas, as sopas entram em ação!
A receita de hoje nem é assim muita novidade. Eu preparei sopa cremosa de abobrinhas outro dia, só que ela foi guarnecida somente com folhas de hortelã. Hoje estava mais inspirada e guarneci a sopa com um mix de cogumelos refogados na manteiga, temperados com sal e pimenta do reino e um monte de cebolinhas fatiadas no final.
A receita da sopa está AQUI. As abobrinhas foram cozidas no caldo de frango caipira. Para os cogumelos não tem segredo: basta comprar 2 ou 3 bandejas dos seus cogumelos favoritos, bem frescos (se forem orgânicos, melhor ainda!), fatiá-los bem fininho e refogar numa quantidade generosa de manteiga (usei 3 colheres de sopa). Quando estiverem mais molinhos, temperar com sal e pimenta e juntar a sopa. As cebolinhas só foram acrescentadas na hora de servir.
Hummm!!
As aulas da série Papinhas, continuam acontecendo todas as 4as. feiras, no espaço A Nossa Cozinha e estão ótimas! Alguns treinamentos domésticos continuam também, com muito sucesso. Quero parar só na última hora, estou cheia de energia! O site está meio abandonadinho, e peço desculpas pela falta de novas receitas, mas depois de tudo que contei aqui, acho que vocês entendem, né?
Pat, fico feliz de saber que sua gravidez está indo bem. Um beijo.
Você já sabe que dos agradecimentos, muitíssimos serão para você!
Olá Pat.
Você estava falando em comer pouco. Eu nunca sei a quantidade que devo comer. Quando eu como para mais eu não me importo, mas às vezes eu tenho a sensação que determinada coisa que estou comendo é pouco e que vou passar mal.
Beijos pra você e para o bebê!!
Olá Pat ! não poderia deixar de registrar que esta sopa é uma DELÍCIA !!! fiz hoje e o maridão e minha filha amaram !!! aliás, com este caldo maravilhoso, não poderia ser diferente … virei fã !!! bjks !
ah, como não tinha o creme de leite fresco usei o creme de ricota e ficou excelente …
Olá, Pat! Boa noite! Descobri seu site recentemente e estou amando! Obrigada pelas receitas.
Queria saber se posso oferecer essa sopa para meu filho de 15 meses (antes de colocar o creme de leite).. comprei pela primeira vez shimeji organico e estou procurando ideias de receitas que posso servir para ele. Com que idade oferecemos cocumelos frescos?
Obrigada!
Beijos
Juliana, eu não sei se há uma “recomendação oficial” sobre quando oferecer cogumelos aos bebês, mas por volta dos 15 meses eu me lembro que já dava cogumelos sim, então creio que não há problema em oferecer ao seu filho.